Fale com a nossa equipe e vamos garantir a sua participação
 

Quais são os benefícios da IA integrada a segurança?

Antes utilizada apenas por grupos específicos, hoje a IA é parte essencial da revolução dos sistemas de segurança.

Inteligência artificial: uma revolução em sistemas de segurança

Foto:Canva.com/ woraput

Em setembro do ano passado, uma pesquisa encomendada pela IBM revelou que 41% das empresas brasileiras já utilizavam IA em seus negócios, apontando um aumento no interesse pela tecnologia em um cenário de transformação digital pós-pandemia.

O setor de segurança é um que vem abraçando a revolução que a tecnologia traz. Em João Pessoa, por exemplo, 110 prédios públicos estão utilizando câmeras com um sistema de inteligência artificial, incluindo escolas.

Com a tecnologia sendo difundida, não é de se admirar que grandes empresas já estejam a implementando em diversos setores para automatizar certos processos. Cada vez mais, porém, empresas de pequeno e médio porte estão ganhando acesso não só às ferramentas de inteligência artificial, mas a profissionais qualificados e treinamento.

Um exemplo recente disso vem das empresas de segurança digital Avantia e ICTS Security que, em conjunto, lançaram a plataforma SafeCompany, solução voltada para segurança geral da empresa, assim como automatização de processos, com um público de empresas de médio porte.

Quais são os benefícios da IA integrada a segurança?

Foto: Divulgação

Carlos Guimar, CPO da SafeCompany, exemplifica em um exemplo prático em que a tecnologia é usada: "A inteligência artificial que era colocada para verificar o acesso indevido a uma área, hoje a gente consegue transformar para reconhecer e avisar quando tem pessoas demais em um determinado local, ou uma área da produção que está abandonada".

Na SafeCompany, porém, a IA se encaixa como suporte na grande rede da plataforma, que integra todo o sistema de segurança em um lugar só, automatizando e unificando assim diversos processos que geralmente ocorrem isoladamente. Nesse processo, a visão computacional integrada nas câmeras detecta anomalias nas filmagens e a IA trata o alerta, gera um relatório e o entrega aos responsáveis que, a partir daí, tomam decisões envolvendo outras funcionalidades e sistemas da plataforma. "O que você vai fazer com o dado que você tem da inteligência artificial? É onde a gente da SafeCompany junta a inteligência artificial com uma gama de recursos aqui para que você possa tomar decisões rápidas ali", comenta Guimar sobre o papel da tecnologia dentro do sistema.

A plataforma é voltada para empresas de médio porte, trazendo um conjunto de recursos que era, até então, restrito às grandes corporações. De acordo com o CPO, ainda existe um estigma em relação à acessibilidade da tecnologia em geral: "Tudo que é muito novo e que a gente acaba trazendo de fora acaba sendo muito caro. Hoje a gente tem empresas que desenvolvem isso aqui dentro do país. Então eu não posso te dizer hoje que está se tornando uma coisa comum, mas o que a gente quer dentro da SafeCompany é justamente mostrar que é possível ser comum e acessível a todos".


Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.
O fim do home office está próximo?

Com o aumento da frequência nos escritórios, saiba quais são as soluções para tornar os ambientes de trabalho mais atraentes.

Líderes de audiência

Workplace

Refeições compartilhadas é indicador global de conexão e bem-estar

World Happiness Report 2025 reforça que conexões humanas, confiança e atos de cuidado têm impacto direto no bem-estar

Carreira

A falsa força dos “líderes fortes” e o que isso ensina sobre gestão, poder e resiliência

Stephen Kotkin destaca em seu artigo que a força não está em silenciar vozes, mas em criar sistemas capazes de aprender, evoluir e se reinventar

Operações

Compostagem acelerada ganha protagonismo como solução estratégica para resíduos orgânicos e eco...

Estudos internacionais apontam que tecnologias avançadas de compostagem podem transformar resíduos orgânicos em ativo ambiental

Sugestões da Redação

Mercado

Real Estate em 2026. O que orienta a escolha entre ocupar, adaptar ou investir?

Relatório da JLL mostra como a redução da oferta de novos empreendimentos valoriza ativos de alta qualidade no mercado imobiliário global

Mercado

Quando cultura, facilities e negócio falam a mesma língua na educação

Na edtech que quer chegar a 1 milhão de empregos até 2030, Facilities passou a ser protagonista da cultura e do crescimento.

Outside Work

Em 2026, sua casa terá um "CPF". Entenda o que é o Cadastro Imobiliário Brasileiro e como ele afe...

Um novo cadastro nacional vai reorganizar a forma como o Estado enxerga os imóveis no Brasil. A partir de 2026, essa mudança começa a impactar impostos, transações e a gestão patrimonial

Revista InfraFM

Azul por dentro da operação que faz o Brasil voar

Infraestrutura que trata o avião como cliente e formação que sustenta a excelência operacional da companhia aérea

Revista InfraFM

O futuro já começou. Quem vai gerenciá-lo?

Projetando a sociedade do futuro para as nossas vidas

Revista InfraFM

O engenheiro que também aprendeu a cuidar de prédios vivos

A arquitetura humana e tecnológica dos campi do Insper integra educação, convivência e networking