Fale com a nossa equipe e vamos garantir a sua participação
 

Grupo Marista oferece descontos vitalícios em energia para colaboradores

Movimentos de conscientização que envolvem energia elétrica renovável, descontos para os colaboradores e minimização do desperdício de alimentos têm se mostrado constantes na empresa.

Foto: Divulgação


​A nova iniciativa de sustentabilidade do Grupo Marista permitiu aos colaboradores descontos de 10% a 20% na fatura de energia de suas residências, sendo uma possibilidade encontrada pelo departamento de Facilities da instituição na Matrix Energia. A alternativa existia com a parceira anterior, porém com contas acima de mil reais, o que dificultava a participação dos funcionários.

Desde o final de junho deste ano, com contas a partir de R$200 reais, o colaborador já pode obter essa facilidade de forma vitalícia, independente da ligação com o Grupo Marista. Em vigor desde junho deste ano, ela atende aproximadamente duzentas pessoas. "Estamos sempre em busca de alternativas para melhorar a eficiência energética do grupo e, com isso, aumentar o nosso porcentual de energia renovável", afirma Carlos Vitor Silva, especialista em engenharia, que celebra o impacto positivo da ação entre os colegas.

Segundo Fábio Pace Adamo, Senior Infrastructure and Facilities Manager, a instituição tem a eficiência energética como prioridade há pelo menos uma década. "Há 10 anos já tínhamos substituído todas as nossas lâmpadas por LED e, com ações de médio e de longo prazo, que a gente já tem trabalhado, hoje estamos com 90% de energia renovável". Nos últimos oito meses, a empresa aumentou em 5% o consumo de energia sustentável, sendo 81% proveniente do Mercado Livre de Energia e 8% de Biomassa.   

Esses são apenas alguns dos exemplos de movimentos de sustentabilidade na Marista. Só na unidade do Paraná da PUC, diversas ações estão em andamento, desde grandes áreas verdes que reutilizam alimentos descartados para compostagem, reduzindo assim a questão do desperdício, até um projeto de implementação de uma usina solar dentro do campus.

De acordo com Fábio, ter esse tipo de pensamento hoje em dia é necessário não só por uma questão ambiental, mas também comercial: "Atualmente os clientes, os nossos clientes... às vezes, no momento de fechar um contrato, eles até questionam se a gente tem ações ligadas à sustentabilidade", comenta. Sobre como a empresa chegou nesse ponto, ele lembra: "há cerca de três anos atrás um dos nossos valores. passou a ser  a sustentabilidade, que até então não era. Então com isso a gente gera muitas iniciativas ligadas à questão sustentabilidade e muitas ações de conscientização também com colaboradores, e isso ligado a todas as esferas".

Essa mentalidade funciona em um sistema de benefício mútuo pois, além de ajudar a propagar conscientização ambiental para colaboradores e pessoas de todas as idades, a economia financeira também chega a ser expressiva: "Nosso formato de lixeiras, agora, não precisa mais de saco plástico e com isso a gente economiza  tanto a questão financeira. Então, a gente economizou  R$100 mil por ano, só em saco plástico de lixeira", celebra o FM.



Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.

Líderes de audiência

Workplace

Refeições compartilhadas é indicador global de conexão e bem-estar

World Happiness Report 2025 reforça que conexões humanas, confiança e atos de cuidado têm impacto direto no bem-estar

Carreira

A falsa força dos “líderes fortes” e o que isso ensina sobre gestão, poder e resiliência

Stephen Kotkin destaca em seu artigo que a força não está em silenciar vozes, mas em criar sistemas capazes de aprender, evoluir e se reinventar

Operações

Compostagem acelerada ganha protagonismo como solução estratégica para resíduos orgânicos e eco...

Estudos internacionais apontam que tecnologias avançadas de compostagem podem transformar resíduos orgânicos em ativo ambiental

Sugestões da Redação

Mercado

Real Estate em 2026. O que orienta a escolha entre ocupar, adaptar ou investir?

Relatório da JLL mostra como a redução da oferta de novos empreendimentos valoriza ativos de alta qualidade no mercado imobiliário global

Mercado

Quando cultura, facilities e negócio falam a mesma língua na educação

Na edtech que quer chegar a 1 milhão de empregos até 2030, Facilities passou a ser protagonista da cultura e do crescimento.

Outside Work

Em 2026, sua casa terá um "CPF". Entenda o que é o Cadastro Imobiliário Brasileiro e como ele afe...

Um novo cadastro nacional vai reorganizar a forma como o Estado enxerga os imóveis no Brasil. A partir de 2026, essa mudança começa a impactar impostos, transações e a gestão patrimonial

Revista InfraFM

Azul por dentro da operação que faz o Brasil voar

Infraestrutura que trata o avião como cliente e formação que sustenta a excelência operacional da companhia aérea

Revista InfraFM

O futuro já começou. Quem vai gerenciá-lo?

Projetando a sociedade do futuro para as nossas vidas

Revista InfraFM

O engenheiro que também aprendeu a cuidar de prédios vivos

A arquitetura humana e tecnológica dos campi do Insper integra educação, convivência e networking