Quando o assunto é bem-estar, onde entra o FM?

Pesquisa revela a relação entre faltas de alunos e a climatização de ambientes escolares.

Quando o assunto é bem-estar, onde entra o FM?

Foto: Canva.com/ Maroke

Desde a escolha da climatização até o sentimento de segurança, tudo passa pelo Facility Manager. A tarefa de escolher as empresas responsáveis pela limpeza e manutenção das diversas áreas de uma infraestrutura não é fácil. Não é fácil em hospitais e tão pouco em escolas, pois cada segmento envolve um universo de conhecimentos técnicos.   

A escolha da climatização errada pode influenciar na saúde e até mesmo no desenvolvimento dos alunos em ambientes educacionais e, por consequência, elevar o número de faltas. Mais vulneráveis às condições ambientais internas, as crianças têm taxas de respiração mais altas do que os adultos, sendo o espaço escolar um fator de risco para o desenvolvimento de doenças respiratórias.   

Segundo estudo publicado na Environment International, as taxas de ventilação das salas de aula, assim como, os níveis internos de PM2,5, material particulado fino, são algumas das principais causas de ausências relacionadas a doenças. 

Através da coleta de dados demográficos no nível da sala de aula, foi possível constatar que a média geral da taxa de ventilação, usando ar externo, foi de 5,5 L/s por pessoa (as concentrações médias correspondentes de dióxido de carbono foram < 2.000 ppm), e a média interna de PM2,5 foi de 3,6 μg/m 3.  

Desta forma, através da análise de faltas e dos parâmetros ambientais internos, foi possível compreender que cada aumento de 1 L/s por pessoa na taxa de ventilação foi associado a uma diminuição de 5,59 dias de ausências por ano. Isto é, um aumento de 0,15% na taxa de frequência diária anual. Além disso, cada 1 μg/m 3 adicional de PM2,5  interno foi associado a um aumento de 7,37 dias de faltas por ano, ou seja, uma redução de 0,19% na taxa anual de frequência diária. 

O Facility Manager, como responsável pela infraestrutura e manutenção predial, deve atentar-se à manutenção de um dos principais aliados no tratamento do ar interno, o sistema de ar-condicionado. Afinal, como o FM pode reduzir o número de faltas por doenças?  

Para falar sobre ventilação e climatização eficientes e sustentáveis no InfraFM Educacional, que acontece nos dias 28 e 29 de junho, o evento trará Leonardo Cozac. Engenheiro civil, consultor certificado em qualidade do ar interno e especialista em indoor, ele abordará os aspectos necessários para garantir um ambiente educacional saudável, confortável e propício ao aprendizado e desempenho dos alunos e professores

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