Fale com a nossa equipe e vamos garantir a sua participação
 

Mais de duas mil ocorrências de incêndios estruturais aconteceram em 2022

Estimativa é de que números apurados representem menos de 3% da quantidade real de incidentes.

Mais de 2 mil ocorrências de incêndios estruturais aconteceram em 2022

Foto: Canva.com/ Edward Olive

Um levantamento divulgado no início deste ano pelo Instituto Sprinkler Brasil mostra que houve, entre janeiro e dezembro do ano passado, o registro de 2041 incêndios estruturais noticiados pela imprensa em todo o país. Segundo o documento, o maior número de incidentes aconteceu em estabelecimentos como lojas, shopping centers e supermercados, com 379 registros.

Em seguida, no estudo, aparecem locais de reunião de público, com 333 ocorrências, e depósitos, com 306 notícias. Entre os estados, Santa Catarina é o que mais teve notificações (396), seguido por São Paulo (248), e Rio Grande do Sul (220).

Segundo o Corpo de Bombeiros de São Paulo, o número de situações desse tipo cresceu 60% desde o início da pandemia de Covid-19. Para a Associação Brasileira de Conscientização dos Perigos da Eletricidade (Abracopel), com o maior uso de equipamentos eletrônicos durante a fase de isolamento social, o sistema elétrico ficou sobrecarregado. Dados da entidade apontam que metade dos casos noticiados aconteceram por esse motivo.

Segundo Alexandre Prado, diretor de negócios da Lubrizol, fornecedora de produtos químicos especiais para os mercados de transporte, indústria e consumo, esses números são alarmantes. "As estimativas nos indicam que os casos noticiados pela imprensa correspondem a apenas 3% do total, o que mostra que ainda precisamos avançar muito em segurança contra incêndio", diz.

Conforme Prado, classifica-se como incêndios estruturais ocorrências registradas em depósitos, hospitais, hotéis, escolas, prédios públicos, museus, entre outros locais comerciais, industriais e de grande circulação e concentração de público, que poderiam ter sido contornados com a instalação de sistemas de sprinklers.


Veja mais conteúdos

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.
Salas de aula improvisadas ao lado de fogões?

Auditoria na infraestrutura de mais de mil escolas atesta que 57% das salas de aula visitadas não são adequadas. Saiba os pontos analisados pela "Operação Educação".

Líderes de audiência

Operações

BIM na operação predial ainda avança mais na teoria do que na prática no Brasil

Estudo revela que falhas de interoperabilidade e integração limitam o potencial do BIM na gestão predial

Carreira

Desgaste entre gestores liderou queda global de engajamento, aponta Gallup

Dados do State of the Global Workplace 2025, publicado pela Gallup, indicam que a queda do engajamento nas empresas esteve concentrada em cargos de liderança, com impacto direto sobre produtividade e desempenho organizacional

Carreira

Washington Botelho é o novo CEO da JLL para o Brasil

Nomeação de liderança estratégica fortalece posição no mercado e integração regional

Carreira

Início da nova Reforma Tributária gera incertezas e acende alerta no setor de facilities services

Modelo de IVA Dual deve impactar custos, contratos, sistemas e estratégia das prestadoras de serviços, avalia a Febrac

Sugestões da Redação

Mercado

Real Estate em 2026. O que orienta a escolha entre ocupar, adaptar ou investir?

Relatório da JLL mostra como a redução da oferta de novos empreendimentos valoriza ativos de alta qualidade no mercado imobiliário global

Outside Work

Em 2026, sua casa terá um "CPF". Entenda o que é o Cadastro Imobiliário Brasileiro e como ele afe...

Um novo cadastro nacional vai reorganizar a forma como o Estado enxerga os imóveis no Brasil. A partir de 2026, essa mudança começa a impactar impostos, transações e a gestão patrimonial

Revista InfraFM

Azul por dentro da operação que faz o Brasil voar

Infraestrutura que trata o avião como cliente e formação que sustenta a excelência operacional da companhia aérea

Revista InfraFM

O futuro já começou. Quem vai gerenciá-lo?

Projetando a sociedade do futuro para as nossas vidas

Revista InfraFM

O engenheiro que também aprendeu a cuidar de prédios vivos

A arquitetura humana e tecnológica dos campi do Insper integra educação, convivência e networking

Revista InfraFM

Quando saúde mental, liderança e Workplace viram estratégia de negócio

De Harvard a Oxford, passando por CEOs que já transformam lucro em bem-estar: Mind Summit mostra que o futuro das organizações não é sobre espaços para trabalhar, e sim sobre espaços que libertam o melhor das pessoas. Facilities & Workplace entram no centro da estratégia corporativa