Fale com a nossa equipe e vamos garantir a sua participação
 

Emergência climática: como empresas podem fazer parte da solução

Conheça iniciativa que coloca as organizações como agentes de transformação no controle do consumo e que já impulsionou 25 marcas.

Emergência climática: como as empresas podem fazer parte da solução

Imagem: canva.com/ Arthon Meekodong

No ano passado, a Nude, marca de leite vegetal, lançou um convite: e se as marcas mostrassem qual a pegada de carbono de cada um dos seus produtos, dando ao consumidor o poder de escolha baseado em práticas que busquem uma produção mais limpa e menos nociva ao planeta?

A ideia é contribuir para que o consumidor se informe sobre o tema e tome decisões cada vez mais conscientes de compra, além de estimular negócios a terem um impacto cada vez mais positivo para o meio ambiente. Por isso, mais do que mostrar a sua pegada, a Nude resolveu convocar outras marcas para a ação. Já são 25 empresas, de 9 setores econômicos diferentes participando do #MostraSuaPegada.

O Sistema B se juntou a esse movimento como apoiador e está convidando as mais de 300 Empresas B brasileiras a também mostrarem sua pegada e contribuírem para que esse seja um fator decisivo na hora de comprar. "É preciso falar sobre questões como emissões de carbono, processos produtivos mais limpos, emergência climática. As empresas são agentes importantes de informação e educação para a construção de um futuro melhor, mais sustentável e regenerativo. Por isso, resolvemos nos juntar à Nude nesse movimento para amplificar a ação".

Para além das Empresas B certificadas, outras, que queiram entender em qual estágio estão nessa jornada de medição, podem acessar à BIA (B Impact Assessment), uma ferramenta confidencial, online e gratuita desenvolvida pelo B Lab. Essa ferramenta ajuda as empresas a medirem o impacto e a diversidade, mas também funciona na gestão da melhoria contínua e de compliance.

Na BIA são analisadas cinco dimensões: Governança, Colaboradores, Meio Ambiente, Comunidade e Clientes e todas as informações fornecidas são auditadas de acordo com o porte da organização a ser certificada, envolvendo áreas como RI, RH, Compras, Sustentabilidade e Vendas. Com isso, ela busca atender os objetivos da agenda 2030 da ONU, assim como, atingir as 17 metas de Desenvolvimento Sustentável (ODS) para erradicar a pobreza e promover uma vida digna a todos.



Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.

Líderes de audiência

Workplace

Refeições compartilhadas é indicador global de conexão e bem-estar

World Happiness Report 2025 reforça que conexões humanas, confiança e atos de cuidado têm impacto direto no bem-estar

Carreira

A falsa força dos “líderes fortes” e o que isso ensina sobre gestão, poder e resiliência

Stephen Kotkin destaca em seu artigo que a força não está em silenciar vozes, mas em criar sistemas capazes de aprender, evoluir e se reinventar

Operações

Compostagem acelerada ganha protagonismo como solução estratégica para resíduos orgânicos e eco...

Estudos internacionais apontam que tecnologias avançadas de compostagem podem transformar resíduos orgânicos em ativo ambiental

Sugestões da Redação

Mercado

Real Estate em 2026. O que orienta a escolha entre ocupar, adaptar ou investir?

Relatório da JLL mostra como a redução da oferta de novos empreendimentos valoriza ativos de alta qualidade no mercado imobiliário global

Mercado

Quando cultura, facilities e negócio falam a mesma língua na educação

Na edtech que quer chegar a 1 milhão de empregos até 2030, Facilities passou a ser protagonista da cultura e do crescimento.

Outside Work

Em 2026, sua casa terá um "CPF". Entenda o que é o Cadastro Imobiliário Brasileiro e como ele afe...

Um novo cadastro nacional vai reorganizar a forma como o Estado enxerga os imóveis no Brasil. A partir de 2026, essa mudança começa a impactar impostos, transações e a gestão patrimonial

Revista InfraFM

Azul por dentro da operação que faz o Brasil voar

Infraestrutura que trata o avião como cliente e formação que sustenta a excelência operacional da companhia aérea

Revista InfraFM

O futuro já começou. Quem vai gerenciá-lo?

Projetando a sociedade do futuro para as nossas vidas

Revista InfraFM

O engenheiro que também aprendeu a cuidar de prédios vivos

A arquitetura humana e tecnológica dos campi do Insper integra educação, convivência e networking