19º Congresso InfraFM
 

ESG e alta tecnologia: como funciona o escritório da Schneider Electric

A Green Tower, nome escolhido pelos colaboradores, tem 1444 m² e foi projetada com soluções integradas.

ESG e alta tecnologia: como funciona o escritório da Schneider Electric

Foto: Divulgação

O escritório da Schneider Electric na Chácara Santo Antônio, em São Paulo, foi projetado para garantir um alto nível de eficiência energética. Ao mesmo tempo, com soluções arquitetônicas da Tetris, a iluminação natural foi aproveitada de maneira generosa para ter conforto acústico e térmico.

Com tecnologia própria, a Schneider Electric utilizou a EcoStruxure Building Operation para gerenciamento predial. Através da inteligência artificial, o software permite a automação de iluminação, persianas e ar-condicionado, usando sensores de pessoa e qualidade do ambiente.

O espaço também conta o EcoStruxure Security Expert, controle de acesso integrado ao sistema de reservas das mesas por colaboradores, e EcoStruxure Power Monitor Expert, premiado software de medição do consumo de energia, fornecendo dados acessíveis para análises sobre eficiência energética e saúde do sistema elétrico. O ESMI Ultima Fire Detection, sistema de detecção e alarme de incêndio, completa as soluções Schneider Electric presentes no escritório.

"Até a escolha do edifício, o EZ Towers, foi pensada para transmitir o valor de Environment de ESG, uma vez que o complexo oferece alto padrão técnico e estético, assim como sustentabilidade com certificação Leed, que garante a manutenção interna e externa com desempenho energético e impacto ambiental consciente", explica o presidente da Schneider Electric Brasil, Marcos Matias.

No novo escritório, a companhia também criou um hub de inovação com um showroom que permite experiências imersivas, como óculos de realidade mista e aumentada, com o recurso Resource Advisor, contendo indicadores com cálculos do consumo de energia. No mesmo ambiente, será possível visualizar as outras sedes e fábricas da companhia ao redor do mundo, incluindo as unidades brasileiras de Cajamar-SP e Blumenau-SC. Interação com o e-commerce da Schneider é outra novidade adicionada ao espaço de inovação.

O executivo explica que o escritório da Schneider Electric está no 31º andar da torre, o andar mais alto, o que proporciona uma visão privilegiada da região, além de permitir uma integração mais orgânica e fluida, tanto na circulação quanto na distribuição das estações de trabalho.

As diretrizes globais da empresa incentivam o trabalho híbrido, por isso a ideia é que a equipe vá ao escritório com o objetivo de trabalhar de forma colaborativa com outros profissionais que estejam no presencial também. "A cultura de trabalho da empresa incentiva a colaboração e flexibilidade, por isso, as mesas estão posicionadas de forma a gerar encontros e possibilidades em conjunto com os ambientes colaborativos", afirma Matias.

O presidente ressalta que, no processo de criação do escritório, cada colaborador teve um papel fundamental. O nome Green Tower, aliás, foi fruto da criatividade da equipe. A empresa fez uma pesquisa interna, na qual recebeu mais de 130 sugestões de colaboradores de todo o Brasil e, depois de um cuidadoso processo de escolha e votação, foi decidido.

Além disso, os nomes dos espaços colaborativos e salas de reunião também têm significados. Todos eles foram inspirados nos biomas, fauna e flora da América do Sul para lembrar, diariamente, o compromisso da empresa com a sustentabilidade. "Queremos que cada detalhe transmita os valores globais da companhia, inspirando a todos a fortalecer nossa cultura", conclui Matias.


Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


Valdireni Crippa

Mais lidas da semana

Operações

Como a indústria pode se beneficiar das novas tecnologias?

Facility Managers da Bosch e Eurofarma compartilham cases de otimização e eficiência energética no RL Conecta.

Carreira

Nova especialista em FM da Raízen começou a carreira em alimentação

Conheça a trajetória de Aline Cardoso Amá e garanta insights sobre transição de carreira.

UrbanFM

Por que pensar na experiência do usuário? De biblioteca a planejamento urbano

Como arquitetura impacta o comportamento humano para além das paredes dos prédios. Garanta insights sobre projetos personalizados e criação de espaços urbanos de alta qualidade.

Operações

Como um pequeno dispositivo pode acabar com ruídos operacionais e prever afastamentos

Novas soluções podem revolucionar o mercado de Facilities Services.

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

25 anos de inovação em FM e minha caminhada com a InfraFM

Aleksander Correa Gomes, Facility Manager na IBM, compartilha como entrou para o universo de FM.

Revista InfraFM

Um caminho gratificante e desafiador em 24 anos na CBRE

Alessandro do Carmo, General Director na CBRE, compartilha desafios da jornada de mais de duas décadas em multinacional.

Revista InfraFM

O Facilities Management como meio de cuidado e de segurança aos pacientes

Alexandre Abdo Agamme, gerente de Infraestrutura do Hospital Edmundo Vasconcelos, fala sobre experiência no segmento hospitalar.

Revista InfraFM

Como a escuta ativa das equipes eleva o desempenho de FM acima dos números

Ana Paula Cassago, especialista em Facility e Workplace Management na JLL, destaca importância da formação de lideranças no setor.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP