Fale com a nossa equipe e vamos garantir a sua participação
 

O fim do home office está próximo?

Com o aumento da frequência nos escritórios, saiba quais são as soluções para tornar os ambientes de trabalho mais atraentes.

O fim do home office está próximo?

Foto: Canva.com/ filadendron


Após a pandemia e o processo de flexibilização do isolamento social, o modelo híbrido ganhou um perfil mais estável nas empresas brasileiras. De acordo com a 24ª edição do Índice de Confiança Robert Half (ICRH), divulgada no último mês, 59% das companhias ouvidas estão operando em sistema híbrido, sendo que 76% dos trabalhadores entrevistados consideram este o modelo ideal. Neste sentido, a organização das empresas no híbrido revela que algumas tendências apontadas ainda durante a pandemia - como o fato de que os escritórios se tornariam, cada vez mais, lugares dedicados ao trabalho criativo e colaborativo - se consolidaram.

"Nos meses do final da pandemia e do início da retomada do trabalho presencial, o foco das organizações era manter os colaboradores separados, evitar aglomerações, implantar medidas sanitárias", relembra Mário Verdi, CEO da Deskbee, plataforma de gestão do workplace especializada no trabalho híbrido. "Os dados atuais da nossa plataforma, já em um momento de tração total nos escritórios, revelam um movimento bem diferente no mercado corporativo brasileiro. Hoje, as empresas querem ver seus funcionários de volta ao presencial, interagindo mais e produzindo juntos".

O aumento do número de reservas de salas de reunião, em relação ao crescimento do número de reservas de estações individuais de trabalho, é outro dado identificado através da plataforma Deskebee. Embora ambos os números tenham aumentado, mostrando que os profissionais estão visitando os escritórios com mais frequência, o crescimento de reservas de salas de reunião no primeiro semestre de 2023 foi de 70%, enquanto o aumento no número de reservas de estações de trabalho foi de 49%.

Como tornar os espaços de trabalho mais atrativos?

Nos últimos três anos de popularização do trabalho híbrido, o esforço das companhias em tornar os escritórios lugares mais atrativos, em que os colaboradores de fato queiram estar, tornou-se uma tendência. "Há um alto interesse da nossa base de clientes por novas funcionalidades focadas na experiência dos colaboradores, como reserva de salas combinadas para a realização de eventos maiores, módulos de chamados e entregas, feature de liberação de andares por ocupação, módulo de gestão de visitantes, e assim por diante", afirma Verdi.

Segundo o executivo, a empresa também é procurada por clientes que buscam uma forma de atrair os times de volta ao escritório, com tecnologias e práticas que possam ajudar nesse desafio. "No último semestre, por exemplo, temos desenvolvido, em parceria com a Cielo, um programa de pontos que recompensa quem frequenta pessoalmente o escritório, numa estratégia de gamificação que vem sendo adotada por diversas organizações. Tudo isso corrobora com a visão de que as empresas querem estar preparadas para receber seus colaboradores, e querem que eles se sintam incentivados e motivados a estar no espaço físico das companhias algumas vezes por semana ou por mês", diz.

Além disso, Mário conta sobre uma nova tendência que a Deskbee identificou entre as práticas de clientes: a "sala de trabalho". "Diferente do conceito da sala de reunião, as salas de trabalho são planejadas para oferecer acomodação para times ou squads específicos, que desejam ficar trabalhando juntos em um espaço privativo, durante todo um dia de expediente", ele explica. "Esse modelo favorece a colaboração e as trocas eventuais e espontâneas de ideias e insights, mesmo que cada colaborador esteja trabalhando em um projeto ou uma tarefa individual naquele momento".


Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.

Líderes de audiência

Workplace

Refeições compartilhadas é indicador global de conexão e bem-estar

World Happiness Report 2025 reforça que conexões humanas, confiança e atos de cuidado têm impacto direto no bem-estar

Carreira

A falsa força dos “líderes fortes” e o que isso ensina sobre gestão, poder e resiliência

Stephen Kotkin destaca em seu artigo que a força não está em silenciar vozes, mas em criar sistemas capazes de aprender, evoluir e se reinventar

Operações

Compostagem acelerada ganha protagonismo como solução estratégica para resíduos orgânicos e eco...

Estudos internacionais apontam que tecnologias avançadas de compostagem podem transformar resíduos orgânicos em ativo ambiental

Sugestões da Redação

Mercado

Real Estate em 2026. O que orienta a escolha entre ocupar, adaptar ou investir?

Relatório da JLL mostra como a redução da oferta de novos empreendimentos valoriza ativos de alta qualidade no mercado imobiliário global

Mercado

Quando cultura, facilities e negócio falam a mesma língua na educação

Na edtech que quer chegar a 1 milhão de empregos até 2030, Facilities passou a ser protagonista da cultura e do crescimento.

Outside Work

Em 2026, sua casa terá um "CPF". Entenda o que é o Cadastro Imobiliário Brasileiro e como ele afe...

Um novo cadastro nacional vai reorganizar a forma como o Estado enxerga os imóveis no Brasil. A partir de 2026, essa mudança começa a impactar impostos, transações e a gestão patrimonial

Revista InfraFM

Azul por dentro da operação que faz o Brasil voar

Infraestrutura que trata o avião como cliente e formação que sustenta a excelência operacional da companhia aérea

Revista InfraFM

O futuro já começou. Quem vai gerenciá-lo?

Projetando a sociedade do futuro para as nossas vidas

Revista InfraFM

O engenheiro que também aprendeu a cuidar de prédios vivos

A arquitetura humana e tecnológica dos campi do Insper integra educação, convivência e networking