Fale com a nossa equipe e vamos garantir a sua participação
 

Como workplaces criativos aumentam a eficiência dos colaboradores

Escritórios que vão além do simples "local de trabalho" tendem a ter equipes mais engajadas e motivadas.

Foto: Divulgação

Pensar em escritórios hoje em dia é pensar não apenas na funcionalidade do ambiente, mas também em como ele reflete a cultura e a identidade da empresa. Isso porque um espaço único, personalizado e com uma sensação de identidade pode refletir na eficiência e satisfação dos colaboradores.

Segundo Maria Angela Polo Santa Maria, Head de Projetos e Marketing da TRIO, escritório de arquitetura e engenharia, a criatividade no projeto do escritório está diretamente ligada à performance dos colaboradores:  "Espaços de trabalho criativos incentivam a motivação, a interação e o engajamento, contribuindo para níveis mais elevados de produtividade e satisfação no trabalho".

De acordo com ela, um dos desafios recentes da empresa foi na elaboração de um projeto para a Elgin, que incluía a criação de um ambiente que não só suprisse as necessidades operacionais da empresa, mas também incorporasse um showroom e uma área de treinamento.  

A solução foi integrar uma arquibancada no showroom, fazendo com que palestras e treinamentos pudessem ser realizados no ambiente. Essa solução inventiva acabou não só por aumentar a eficiência do espaço multifuncional, mas também por impulsionar a cultura da empresa.

Outro exemplo citado pela TRIO nesse case é o das salas de reunião temáticas, decoradas e projetadas de acordo com o conceito de cada produto da empresa. A sala "pilhas Elgin", por exemplo, foi desenvolvida a partir de um conceito que incorporava a energia e a inovação associadas aos produtos em questão, estimulando a criatividade e produtividade durante as reuniões.

"O segredo está na personalização. Cada aspecto do projeto é adaptado para refletir a identidade e as demandas do cliente, resultando em espaços verdadeiramente sob medida. Além disso, integramos tecnologias de ponta para aprimorar a eficiência e a funcionalidade desses espaços", diz Maria sobre o processo.

Na missão de fazer com que os escritórios não se resumam apenas a "locais de trabalho", mas sim em ambientes multifuncionais que promovam o bem-estar da empresa e dos colaboradores, o projeto da Elgin exemplifica bem como esses ambientes podem, simultaneamente, ser criativos, funcionais e, acima de tudo, um fortalecimento da identidade de cada empresa.


Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.
O fim do home office está próximo?

Com o aumento da frequência nos escritórios, saiba quais são as soluções para tornar os ambientes de trabalho mais atraentes.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca

Mais lidas da semana

Mercado

Secovi-SP celebra 31 anos do Prêmio Máster Imobiliário com homenagens e grandes cases

Prêmio Máster Imobiliário 2025 celebra inovação, legado e impacto, consolidando tendências que redefinem o mercado de construção e gestão

Workplace

Móveis por assinatura transformam a gestão corporativa

Móveis por assinatura ganham espaço no Brasil e oferecem flexibilidade, sustentabilidade e ganhos financeiros para empresas e Facilities

Operações

Como Fracttal ajudou a UMOE Bioenergy a economizar R$ 600 mil em manutenção industrial

Uso de IoT e inteligência artificial reduziu 850 horas de paradas e mudou a cultura de manutenção, trazendo ganhos de eficiência, segurança e sustentabilidade para a operação

Mercado

Neowrk lança neo.AI, solução inédita para gestão inteligente de espaços corporativos

Novo recurso com inteligência artificial simplifica a tomada de decisão para Facility Managers, transformando dados complexos em respostas rápidas e estratégicas

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Case Lenovo

A jornada da Lenovo que une inovação, pessoas e infraestrutura integram laboratórios que dialogam com a ONU, robôs guiados por digital twins e equipes de Facilities que sustentam 31 mil m² de operação contínua

Revista InfraFM

Como a Telelok ajudou a cop-30 acontecer na Amazônia

Sob a liderança de Nelson Domingues, a empresa expandiu seu papel histórico em eventos globais e assumiu responsabilidades estratégicas na COP-30, construindo um hotel em tempo recorde e coordenando parte da infraestrutura que transformou Belém para receber líderes de todo o mundo

Revista InfraFM

O engenheiro que também aprendeu a cuidar de prédios vivos

A arquitetura humana e tecnológica dos campi do Insper integra educação, convivência e networking

Revista InfraFM

Como hotelaria hospitalar sustenta excelência do cuidado

Um retrato da área de hotelaria hospitalar que sustenta a excelência em saúde