Fale com a nossa equipe e vamos garantir a sua participação
 

Como workplaces criativos aumentam a eficiência dos colaboradores

Escritórios que vão além do simples "local de trabalho" tendem a ter equipes mais engajadas e motivadas.

Foto: Divulgação

Pensar em escritórios hoje em dia é pensar não apenas na funcionalidade do ambiente, mas também em como ele reflete a cultura e a identidade da empresa. Isso porque um espaço único, personalizado e com uma sensação de identidade pode refletir na eficiência e satisfação dos colaboradores.

Segundo Maria Angela Polo Santa Maria, Head de Projetos e Marketing da TRIO, escritório de arquitetura e engenharia, a criatividade no projeto do escritório está diretamente ligada à performance dos colaboradores:  "Espaços de trabalho criativos incentivam a motivação, a interação e o engajamento, contribuindo para níveis mais elevados de produtividade e satisfação no trabalho".

De acordo com ela, um dos desafios recentes da empresa foi na elaboração de um projeto para a Elgin, que incluía a criação de um ambiente que não só suprisse as necessidades operacionais da empresa, mas também incorporasse um showroom e uma área de treinamento.  

A solução foi integrar uma arquibancada no showroom, fazendo com que palestras e treinamentos pudessem ser realizados no ambiente. Essa solução inventiva acabou não só por aumentar a eficiência do espaço multifuncional, mas também por impulsionar a cultura da empresa.

Outro exemplo citado pela TRIO nesse case é o das salas de reunião temáticas, decoradas e projetadas de acordo com o conceito de cada produto da empresa. A sala "pilhas Elgin", por exemplo, foi desenvolvida a partir de um conceito que incorporava a energia e a inovação associadas aos produtos em questão, estimulando a criatividade e produtividade durante as reuniões.

"O segredo está na personalização. Cada aspecto do projeto é adaptado para refletir a identidade e as demandas do cliente, resultando em espaços verdadeiramente sob medida. Além disso, integramos tecnologias de ponta para aprimorar a eficiência e a funcionalidade desses espaços", diz Maria sobre o processo.

Na missão de fazer com que os escritórios não se resumam apenas a "locais de trabalho", mas sim em ambientes multifuncionais que promovam o bem-estar da empresa e dos colaboradores, o projeto da Elgin exemplifica bem como esses ambientes podem, simultaneamente, ser criativos, funcionais e, acima de tudo, um fortalecimento da identidade de cada empresa.


Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.
O fim do home office está próximo?

Com o aumento da frequência nos escritórios, saiba quais são as soluções para tornar os ambientes de trabalho mais atraentes.

Líderes de audiência

Workplace

Refeições compartilhadas é indicador global de conexão e bem-estar

World Happiness Report 2025 reforça que conexões humanas, confiança e atos de cuidado têm impacto direto no bem-estar

Carreira

A falsa força dos “líderes fortes” e o que isso ensina sobre gestão, poder e resiliência

Stephen Kotkin destaca em seu artigo que a força não está em silenciar vozes, mas em criar sistemas capazes de aprender, evoluir e se reinventar

Operações

Compostagem acelerada ganha protagonismo como solução estratégica para resíduos orgânicos e eco...

Estudos internacionais apontam que tecnologias avançadas de compostagem podem transformar resíduos orgânicos em ativo ambiental

Sugestões da Redação

Mercado

Real Estate em 2026. O que orienta a escolha entre ocupar, adaptar ou investir?

Relatório da JLL mostra como a redução da oferta de novos empreendimentos valoriza ativos de alta qualidade no mercado imobiliário global

Mercado

Quando cultura, facilities e negócio falam a mesma língua na educação

Na edtech que quer chegar a 1 milhão de empregos até 2030, Facilities passou a ser protagonista da cultura e do crescimento.

Outside Work

Em 2026, sua casa terá um "CPF". Entenda o que é o Cadastro Imobiliário Brasileiro e como ele afe...

Um novo cadastro nacional vai reorganizar a forma como o Estado enxerga os imóveis no Brasil. A partir de 2026, essa mudança começa a impactar impostos, transações e a gestão patrimonial

Revista InfraFM

Azul por dentro da operação que faz o Brasil voar

Infraestrutura que trata o avião como cliente e formação que sustenta a excelência operacional da companhia aérea

Revista InfraFM

O futuro já começou. Quem vai gerenciá-lo?

Projetando a sociedade do futuro para as nossas vidas

Revista InfraFM

O engenheiro que também aprendeu a cuidar de prédios vivos

A arquitetura humana e tecnológica dos campi do Insper integra educação, convivência e networking