Fale com a nossa equipe e vamos garantir a sua participação
 

ESG: rede de medicina faz avanços na compensação de CO2

Parceria com projeto socioambiental faz empresa compensar toneladas de gás emitidos no passado.

Foto: Canva.com/ Ver_ena

Emissão de gases de efeito estufa é uma preocupação global e priorizar essa questão é essencial para a abordagem de ESG nas empresas. Em seu Relatório de Sustentabilidade 2022, a rede de saúde Dasa divulgou informações referentes às ações sociais e socioambientais da empresa, incluindo dados sobre a compensação de emissões feitas em anos anteriores.

Atuando como apoiadora institucional do Programa Compromisso com o Clima, destinado a conectar empresas interessadas em compensar a emissão de carbono com projetos que geram benefícios socioambientais, a Dasa busca cancelar parte da emissão de gases feita pela empresa em 2020, o equivalente a 18.236 toneladas.   

Outra iniciativa citada no relatório é a maximização do uso de energia proveniente de fontes renováveis e a migração das unidades da rede para o mercado livre de energia, tendência que se fortalece conforme as indústrias de energia renovável ganham mais espaço na matriz energética brasileira.  

A diretora de ESG da Dasa, Nelcina Tropardi, comentou sobre a visão de sustentabilidade da empresa: "As mudanças climáticas afetam nossas atividades cotidianas, impactando negativamente nossa saúde e o meio em que vivemos. Do ponto de vista corporativo, prejudica a perenidade dos negócios. Com tantas consequências, procuramos incorporar métodos de gestão como a redução, neutralização e compensação das emissões, além da implementação de energia renovável e os cuidados com água e efluentes".

Outro dado que chama atenção no relatório é uma série de ações sociais feitas em conjunto com a Rede Mondó no município de Breves do Arquipélago do Marajó, na Amazônia. Ao todo, mais de 700 profissionais foram capacitados na área de vulnerabilidade.

"Esta região da Amazônia apresenta um dos piores indicadores socioeconômicos do país. Atuar em Breves nos conectou com alguns de nossos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável priorizados pela área ESG", explica a diretora. 


Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.

Líderes de audiência

Workplace

Refeições compartilhadas é indicador global de conexão e bem-estar

World Happiness Report 2025 reforça que conexões humanas, confiança e atos de cuidado têm impacto direto no bem-estar

Carreira

A falsa força dos “líderes fortes” e o que isso ensina sobre gestão, poder e resiliência

Stephen Kotkin destaca em seu artigo que a força não está em silenciar vozes, mas em criar sistemas capazes de aprender, evoluir e se reinventar

Operações

Compostagem acelerada ganha protagonismo como solução estratégica para resíduos orgânicos e eco...

Estudos internacionais apontam que tecnologias avançadas de compostagem podem transformar resíduos orgânicos em ativo ambiental

Sugestões da Redação

Mercado

Real Estate em 2026. O que orienta a escolha entre ocupar, adaptar ou investir?

Relatório da JLL mostra como a redução da oferta de novos empreendimentos valoriza ativos de alta qualidade no mercado imobiliário global

Mercado

Quando cultura, facilities e negócio falam a mesma língua na educação

Na edtech que quer chegar a 1 milhão de empregos até 2030, Facilities passou a ser protagonista da cultura e do crescimento.

Outside Work

Em 2026, sua casa terá um "CPF". Entenda o que é o Cadastro Imobiliário Brasileiro e como ele afe...

Um novo cadastro nacional vai reorganizar a forma como o Estado enxerga os imóveis no Brasil. A partir de 2026, essa mudança começa a impactar impostos, transações e a gestão patrimonial

Revista InfraFM

Azul por dentro da operação que faz o Brasil voar

Infraestrutura que trata o avião como cliente e formação que sustenta a excelência operacional da companhia aérea

Revista InfraFM

O futuro já começou. Quem vai gerenciá-lo?

Projetando a sociedade do futuro para as nossas vidas

Revista InfraFM

O engenheiro que também aprendeu a cuidar de prédios vivos

A arquitetura humana e tecnológica dos campi do Insper integra educação, convivência e networking