Fale com a nossa equipe e vamos garantir a sua participação
 

Redefinindo a gestão de espaços de trabalho: perspectivas disruptivas

Como alinhar os designs dos escritórios às necessidades da empresa e dos empregados?

Redefinindo a gestão de espaços de trabalho: perspectivas disruptivas

Foto: Canva.com/ pixelshot


No cenário atual, os gestores de instalações e locais de trabalho enfrentam o desafio de alinhar genuinamente os designs dos escritórios às necessidades da empresa e dos empregados, mantendo-se flexíveis em um ambiente em constante evolução.

Nesse contexto, a Neowrk promoveu um diálogo com arquitetos e especialistas para apresentar uma visão inovadora sobre a gestão dos ambientes corporativos. Nota-se uma subutilização de determinados espaços nos escritórios. Mas, por meio de tecnologias avançadas e de baixo custo que incorporam IoT e IA, é possível captar e analisar dados - como o uso efetivo de espaços, quantidade de pessoas, qualidade do ar, níveis de ruído, luminosidade e temperatura - para entender essa dinâmica.

Redefinindo a gestão de espaços de trabalho: perspectivas disruptivas

Foto: Divulgação


Flávio Pimentel, CEO da Neowrk, ressalta que muitas empresas carecem de compreensão sobre suas reais necessidades. Soluções rápidas e superficiais podem acarretar problemas futuros. As decisões precisam ser colaborativas e considerar tanto a visão executiva quanto a perspectiva de quem efetivamente ocupa os espaços.

Amanda Siqueira, líder em Arquitetura na MGE Engenharia e Com.Tato Arquitetura, lembra que a configuração antiga dos escritórios era mais rígida, e agora há um clamor por flexibilidade e eficiência. Há uma grande procura por dados que revelam como os espaços são realmente utilizados. Mas é vital que essa informação não se limite apenas a números, mas que ofereça uma compreensão profunda do uso.

Um estudo de caso apresentado por Pimentel mostrou como a análise de dados pode revelar tendências de uso dos espaços e auxiliar na tomada de decisões. Evitar grandes reformas e priorizar ajustes pontuais pode resultar em economia significativa. Amanda também enfatizou a relevância da flexibilidade no design de escritórios modernos e a centralidade dos dados nesse processo.

O estudo também evidenciou algumas inadequações no design de espaços. Por exemplo, certas salas de reuniões com layout aberto eram pouco utilizadas, enquanto outras perto da copa eram altamente valorizadas. Espaços destinados a propósitos específicos, como salas-foco, eram erroneamente usadas para reuniões. 

Em conclusão, a gestão eficaz dos espaços de trabalho requer uma abordagem contínua e colaborativa, fundamentada em dados e adaptada às necessidades reais da empresa e de seus funcionários.


Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.

Líderes de audiência

Workplace

Refeições compartilhadas é indicador global de conexão e bem-estar

World Happiness Report 2025 reforça que conexões humanas, confiança e atos de cuidado têm impacto direto no bem-estar

Carreira

A falsa força dos “líderes fortes” e o que isso ensina sobre gestão, poder e resiliência

Stephen Kotkin destaca em seu artigo que a força não está em silenciar vozes, mas em criar sistemas capazes de aprender, evoluir e se reinventar

Operações

Compostagem acelerada ganha protagonismo como solução estratégica para resíduos orgânicos e eco...

Estudos internacionais apontam que tecnologias avançadas de compostagem podem transformar resíduos orgânicos em ativo ambiental

Sugestões da Redação

Mercado

Real Estate em 2026. O que orienta a escolha entre ocupar, adaptar ou investir?

Relatório da JLL mostra como a redução da oferta de novos empreendimentos valoriza ativos de alta qualidade no mercado imobiliário global

Mercado

Quando cultura, facilities e negócio falam a mesma língua na educação

Na edtech que quer chegar a 1 milhão de empregos até 2030, Facilities passou a ser protagonista da cultura e do crescimento.

Outside Work

Em 2026, sua casa terá um "CPF". Entenda o que é o Cadastro Imobiliário Brasileiro e como ele afe...

Um novo cadastro nacional vai reorganizar a forma como o Estado enxerga os imóveis no Brasil. A partir de 2026, essa mudança começa a impactar impostos, transações e a gestão patrimonial

Revista InfraFM

Azul por dentro da operação que faz o Brasil voar

Infraestrutura que trata o avião como cliente e formação que sustenta a excelência operacional da companhia aérea

Revista InfraFM

O futuro já começou. Quem vai gerenciá-lo?

Projetando a sociedade do futuro para as nossas vidas

Revista InfraFM

O engenheiro que também aprendeu a cuidar de prédios vivos

A arquitetura humana e tecnológica dos campi do Insper integra educação, convivência e networking