Fale com a nossa equipe e vamos garantir a sua participação
 

Como algoritmos de rastreamento podem transformar o mercado de energia solar

Salvador recebe fábrica de empresa chinesa para a produção de rastreadores solares, responsáveis pela otimização da geração de energia.

Foto: Divulgação

A indústria de energia solar brasileira vem avançando expressivamente nos últimos anos. De acordo com dados da ANEEL e da ABSOLAR, aproximadamente 15% da matriz elétrica brasileira hoje corresponde a energia de fonte solar, ficando atrás apenas da energia hídrica. Nos primeiros sete meses do ano, foram registradas entradas comerciais de 61 usinas, 36 a mais do que no mesmo período em 2022.

Por conta disso, o Brasil foi escolhido pela empresa de rastreadores solares TrinaTracker para ser o terceiro país dono de uma fábrica própria da empresa. A unidade será localizada em Salvador, e as expectativas são de que o início das operações aconteça no último trimestre de 2023.

A TrinaTracker é uma das subsidiárias da Trina Solar, referência no mercado fotovoltaico, especializada na produção e distribuição de rastreadores solares incorporados com um algoritmo de rastreamento inteligente responsável pela otimização na produção de energia em painéis solares. Além do Brasil, Espanha e China também contam com fábricas da empresa.

A empresa já foi aprovada como fornecedora credenciada pelo BNDES, fazendo com que seus produtos e equipamentos possam ser adquiridos através de linhas de crédito e programas do banco estatal, como o Financiamento de Máquinas e Equipamentos (Finame).

Os trackers produzidos no Brasil são de última geração e incorporam um algoritmo de rastreamento inteligente que calcula ânglo e movimentação ideais para que a produção de energia solar seja maximizada. De acordo com a empresa, esse sistema permite um incremento de até 8% na geração de energia.

O vice-presidente para a América Latina da Trina Solar, Alvaro García-Maltrás, comenta sobre o crescimento do mercado, e como isso se liga com a instalação da fábrica no Brasil: "A instalação da fábrica da TrinaTracker no Brasil é mais uma demonstração da convicção da Trina Solar em torno do potencial de crescimento do mercado solar brasileiro. Investimos fortemente na produção local e qualificação cada vez maior de nossos técnicos com o objetivo de estar próximos de  nossos clientes para entender as suas necessidades e atendê-los de forma cada vez melhor. Acreditamos que, dessa maneira, contribuímos de forma efetiva para o desenvolvimento do setor fotovoltaico".


Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.

Líderes de audiência

Workplace

Refeições compartilhadas é indicador global de conexão e bem-estar

World Happiness Report 2025 reforça que conexões humanas, confiança e atos de cuidado têm impacto direto no bem-estar

Carreira

A falsa força dos “líderes fortes” e o que isso ensina sobre gestão, poder e resiliência

Stephen Kotkin destaca em seu artigo que a força não está em silenciar vozes, mas em criar sistemas capazes de aprender, evoluir e se reinventar

Operações

Compostagem acelerada ganha protagonismo como solução estratégica para resíduos orgânicos e eco...

Estudos internacionais apontam que tecnologias avançadas de compostagem podem transformar resíduos orgânicos em ativo ambiental

Sugestões da Redação

Mercado

Real Estate em 2026. O que orienta a escolha entre ocupar, adaptar ou investir?

Relatório da JLL mostra como a redução da oferta de novos empreendimentos valoriza ativos de alta qualidade no mercado imobiliário global

Mercado

Quando cultura, facilities e negócio falam a mesma língua na educação

Na edtech que quer chegar a 1 milhão de empregos até 2030, Facilities passou a ser protagonista da cultura e do crescimento.

Outside Work

Em 2026, sua casa terá um "CPF". Entenda o que é o Cadastro Imobiliário Brasileiro e como ele afe...

Um novo cadastro nacional vai reorganizar a forma como o Estado enxerga os imóveis no Brasil. A partir de 2026, essa mudança começa a impactar impostos, transações e a gestão patrimonial

Revista InfraFM

Azul por dentro da operação que faz o Brasil voar

Infraestrutura que trata o avião como cliente e formação que sustenta a excelência operacional da companhia aérea

Revista InfraFM

O futuro já começou. Quem vai gerenciá-lo?

Projetando a sociedade do futuro para as nossas vidas

Revista InfraFM

O engenheiro que também aprendeu a cuidar de prédios vivos

A arquitetura humana e tecnológica dos campi do Insper integra educação, convivência e networking