TELELOK
 

Alteração na Lei de Licitações afeta o mercado de Facilities?

Saiba mais sobre o fim da flexibilização da contratação pública de serviços de coleta e gestão de resíduos.

Por Natalia Gonçalves

Alteração na Lei de Licitações afeta o mercado de Facilities?

Foto: Canva.com/ Antonio Lorenzana Bermejo


Sem necessidade de deliberação pelo plenário, a Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) do Senado Federal aprovou o Projeto de Lei 3954/2023. A decisão altera a Nova Lei de Licitações de 2021. Desta forma, a contratação pública de serviços de engenharia, mas também de limpeza urbana e gestão de resíduos sólidos, deve passar por mudanças a fim de agilizar compras governamentais. Após aprovação na Câmara dos Deputados no final de novembro, o projeto segue para sanção presidencial.

No texto original, era mantida a indefinição que permitia o uso do pregão eletrônico para contratação pública de serviços, independentemente do valor da licitação. “A flexibilização inadequada que era dada à lei para a contratação de serviços especializados resultou na aprovação de propostas que ofereciam valores irrealistas”, afirma Pedro Maranhão, presidente da Associação Brasileira de Resíduos e Meio Ambiente (ABREMA).

Além disso, segundo Maranhão, a lei resultava em serviços, muitas vezes, irrealizáveis, com baixa qualidade, atrasos e até cancelamentos de contratos. Para ele, a decisão do Senado acaba com as irregularidades. Neste sentido, a alteração estabelece que o pregão eletrônico somente será aplicável para a contratação de obras ou serviços com valor inferior a R$ 1,5 milhões.

Conforme o Projeto de Lei, obras e serviços com valores acima do estipulado somente poderão ser contratadas mediante concorrência fechada, que considere qualificação técnica e preço apresentados pelos concorrentes. Para o especialista em gestão de negócios em serviços, Antonio Paulo de Oliveira, a mudança é um sinal para as empresas buscarem por inovações.

“Considero importante que a empresa que participa do processo licitatório esteja preparada para atender aos requisitos exigidos, visando prestar os serviços para a Administração Pública.  Cada vez mais, as empresas prestadoras de serviços terão que realizar melhorias e inovações necessárias, objetivando oferecer serviços de qualidade, independentemente do tipo de modo de disputa”, afirma Oliveira.


Alteração na Lei de Licitações afeta o mercado de Facilities?

De acordo com a Pesquisa Anual de Serviços (PAS), o setor de serviços não financeiros alcançou mais de um milhão de empresas em funcionamento em 2021, sendo responsável por empregar mais de 13 milhões de pessoas. Contudo, esse crescimento não é acompanhado pela percepção de negócio. Segundo Oliveira, as empresas de serviços de pequeno e médio porte ainda precisam compreender desde a importância do atendimento humanizado até da relação com stakeholders.

Recentemente, Antonio Paulo lançou a obra Prestação de Serviços – Aspectos fundamentais, práticas e sugestões - volume 2. Além de contribuir com o fortalecimento do setor, o intuito do autor é trazer insights para os profissionais que estão envolvidos em atividades de prestação de serviços, assim como contribuir para a melhoria de desempenho e dos resultados financeiros das empresas prestadoras de serviços. O livro está disponível na Livraria PoloBooks e nos principais marketplaces


Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


MILLICARE

Mais lidas da semana

Operações

Como transformar ciência em confiança para Facilities

Tecnologia, laudos, relatórios e método exclusivo: conheça a tecnologia e solução em higienização de superfícies têxteis que faz da MilliCare a parceira estratégica para líderes em Facilities

Carreira

Tecnologia, humanização e estratégia

Como Sonia Keiko está transformando o modelo de manutenção predial no Brasil

Carreira

Será que falta só mão de obra? Ou será que falta gente que cuida de gente?

Uma gestão que vai muito além da manutenção, ela começa com empatia e respeito a equipe dos bastidores

Mercado

Temon Serviços aposta em IA e bônus por assiduidade para engajar colaboradores

Líder na manutenção dos maiores edifícios comerciais do país, empresa amplia investimento em Recursos Humanos e se alinha às transformações do setor

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Por que o esg da Globo deveria estar no seu radar?

O Relatório ESG 2024 da Globo destaca avanços na agenda ambiental da empresa.

Revista InfraFM

Infraestrutura sob controle e os bastidores do Facility Management na cart

Por dentro da operação que garante eficiência, segurança e sustentabilidade em mais de 400 km de rodovias

Revista InfraFM

Prédio limpo, negócio forte!

Como a opinião do cliente final está moldando o futuro da limpeza profissional

Revista InfraFM

Infraestrutura Hospitalar como Pilar de Excelência

Como a gestão estratégica de Engenharia, Real Estate e Facilities contribui para consolidar o Hospital Israelita Albert Einstein como referência mundial

Operações

Monitoramento em tempo real otimiza produção em 18% na Visteon Amazonas

Ricardo Tanko Vasconcellos, Quality Manager da multinacional, fala sobre importância da sinergia entre áreas para um processo contínuo de melhorias.

Operações

Retrofit gera mais de R$3 milhões de economia para operação de shopping

Gerente de operações do Shopping Praça da Moça e coordenador de Operações do Grupo AD falam sobre desafios e resultados das implementações.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP