3º Fórum InfraFM Indústrias
 

Como seu ambiente de trabalho reflete seus valores?

Quando lidando com uma geração que busca um "match" com as verdades de uma marca, como os escritórios podem ajudar nos negócios?

Por Mateus Murozaki

Verdades no Workplace

Foto: Divulgação

Estamos em uma época em que "identificação" é uma das palavras que não podem sair da mente de nenhuma empresa. Com um mercado saturado de opções, o consumidor vai imediatamente começar a pesar aspectos menos diretos do que preço ou qualidade na hora de escolher um serviço ou produto.

A questão também se estende para colaboradores que, cada vez mais, buscam locais que tenham um "match" com as próprias ideias. A verdade de cada empresa deve estar clara e exposta e isso, claro, se traduz também em seu ambiente de trabalho. Transbordar o que rege a empresa para os colaboradores é, afinal, uma das funções de um ambiente de trabalho eficiente.

Thais Trentin, CEO e fundadora da Workplace Arquitetura Corporativa, comentou isso ao falar sobre um case específico da Natural One, empresa de sucos cujos valores são extremamente claros: oferecer uma alternativa saudável, natural e sustentável para o consumidor. Em termos de branding, a marca aposta na "tampinha verde" característica da embalagem da maioria de seus produtos.

"O importante é você entender qual é a verdade que a empresa quer passar. E é por isso que cada projeto é único. Talvez uma pessoa mais jovem se identifique no movimento do natural, do saudável, do vegano e vá, de fato, querer se conectar com uma empresa que compartilha seus valores. Eu acho que é essa percepção que a gente tem que ter na leitura, na captação de briefing, para entender... porque, assim, o ambiente físico tem o poder, e eu acho isso muito incrível da minha profissão", comenta Trentin.

Junto com a Workplace, outros dois escritórios de arquitetura participaram do bid inicial, mas, de acordo com o General Manager Latam da Natural One, Rodrigo Funaro, já nas fases iniciais eles sabiam qual a empresa ideal: "todas as empresas receberam exatamente o mesmo briefing e eu vou ser bem sincero, já no briefing a gente tinha decidido que o trabalho seria com a Workplace porque ele veio com um detalhamento muito grande, já contemplando muitas das nossas necessidades e daquilo que a gente havia pedido dentro do escopo do projeto".

O projeto partiu de uma frase dita pelo CEO Rafael Ivanisk, em uma visita ao espaço que viria a ser o escritório: "Eu quero que meu colaborador chegue aqui, olhe pra direita, olhe pra esquerda e não saiba onde sentar pra trabalhar porque todo lugar é lugar de trabalho". Disso, a entrada do escritório se tornou uma praça de acolhimento com uma laranjeira, remetendo à imagem natural da empresa e transformando o espaço em um ambiente colorido e colaborativo.

WORKPLACE NO PÓS-PANDEMIA

O retorno aos escritórios pós-pandemia é um desafio por si só, mas no caso da Natural One havia uma questão a mais: a empresa havia crescido durante a pandemia em um modelo 100% remoto. Isso fez com que o escritório fosse visto como um espaço que a empresa pudesse chamar de seu, mas que não contaria com muita adesão.

A solução que Trentin encontrou foi criar um escritório que trouxesse para o colaborador uma sensação de pertencimento, que promovesse o engajamento entre funcionários e elevasse a performance da equipe de uma forma geral. Funaro comenta que acredita que o maior legado que o escritório vai ter é o aumento significativo do engajamento, resultado do bem-estar transmitido pelo ambiente.

Confira abaixo o vídeo mostrando mais do case e depoimentos sobre o escritório:

IFrame


Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


Cassia e Brita

Mais lidas da semana

Operações

Japan House: de visita da princesa do Japão à conquista de LEED

Bruno Mattedi, supervisor de operações da instituição cultural, compartilha insights sobre desafios do dia a dia e conquista da certificação.

Operações

Quatro iniciativas da Telhanorte Tumelero para reduzir impacto ambiental

Diretora de operações gerais fala sobre programa de sustentabilidade da varejista e impacto do setor de construção no meio ambiente.

UrbanFM

Enel X introduz Zona Sul de SP no mercado de carros elétricos

Novo eletroposto vai de encontro ao crescimento do mercado de veículos sustentáveis no Brasil.

Mercado

De volta ao Brasil, Erika Porcaro retorna a Telelok

Conheça a jornada de coragem, resiliência e inovação da mãe do Noah.

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Da engenharia à gestão sustentável

Acompanhe nossa conversa com Irimar Palombo sobre inovação, desafios em sua carreira, que tem contribuído para a transformação dos espaços e construção do futuro no escopo do Facility Management.

Revista InfraFM

Gestão de Facilities em ambientes remotos e industriais

Uma visão abrangente sobre experiências, segurança e sustentabilidade nas operações de grandes empresas.

Revista InfraFM

O escritório como espaço acústico para atender ao modelo híbrido de trabalho.

Artigo da Arqta. Dra. Claudia Andrade e do Eng. Acústico Bruno Amabile.

Revista InfraFM

Gestão de Facilities e a ciência por trás dos data centers

A ciência por trás dos data centers, artigo de Henrique Bissochi e Edmar Cioletti, ambos da Tools Digital Services, uma empresa do Grupo Santander.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP