Fale com a nossa equipe e vamos garantir a sua participação
 

Como seu ambiente de trabalho reflete seus valores?

Quando lidando com uma geração que busca um "match" com as verdades de uma marca, como os escritórios podem ajudar nos negócios?

Por Mateus Murozaki

Verdades no Workplace

Foto: Divulgação

Estamos em uma época em que "identificação" é uma das palavras que não podem sair da mente de nenhuma empresa. Com um mercado saturado de opções, o consumidor vai imediatamente começar a pesar aspectos menos diretos do que preço ou qualidade na hora de escolher um serviço ou produto.

A questão também se estende para colaboradores que, cada vez mais, buscam locais que tenham um "match" com as próprias ideias. A verdade de cada empresa deve estar clara e exposta e isso, claro, se traduz também em seu ambiente de trabalho. Transbordar o que rege a empresa para os colaboradores é, afinal, uma das funções de um ambiente de trabalho eficiente.

Thais Trentin, CEO e fundadora da Workplace Arquitetura Corporativa, comentou isso ao falar sobre um case específico da Natural One, empresa de sucos cujos valores são extremamente claros: oferecer uma alternativa saudável, natural e sustentável para o consumidor. Em termos de branding, a marca aposta na "tampinha verde" característica da embalagem da maioria de seus produtos.

"O importante é você entender qual é a verdade que a empresa quer passar. E é por isso que cada projeto é único. Talvez uma pessoa mais jovem se identifique no movimento do natural, do saudável, do vegano e vá, de fato, querer se conectar com uma empresa que compartilha seus valores. Eu acho que é essa percepção que a gente tem que ter na leitura, na captação de briefing, para entender... porque, assim, o ambiente físico tem o poder, e eu acho isso muito incrível da minha profissão", comenta Trentin.

Junto com a Workplace, outros dois escritórios de arquitetura participaram do bid inicial, mas, de acordo com o General Manager Latam da Natural One, Rodrigo Funaro, já nas fases iniciais eles sabiam qual a empresa ideal: "todas as empresas receberam exatamente o mesmo briefing e eu vou ser bem sincero, já no briefing a gente tinha decidido que o trabalho seria com a Workplace porque ele veio com um detalhamento muito grande, já contemplando muitas das nossas necessidades e daquilo que a gente havia pedido dentro do escopo do projeto".

O projeto partiu de uma frase dita pelo CEO Rafael Ivanisk, em uma visita ao espaço que viria a ser o escritório: "Eu quero que meu colaborador chegue aqui, olhe pra direita, olhe pra esquerda e não saiba onde sentar pra trabalhar porque todo lugar é lugar de trabalho". Disso, a entrada do escritório se tornou uma praça de acolhimento com uma laranjeira, remetendo à imagem natural da empresa e transformando o espaço em um ambiente colorido e colaborativo.

WORKPLACE NO PÓS-PANDEMIA

O retorno aos escritórios pós-pandemia é um desafio por si só, mas no caso da Natural One havia uma questão a mais: a empresa havia crescido durante a pandemia em um modelo 100% remoto. Isso fez com que o escritório fosse visto como um espaço que a empresa pudesse chamar de seu, mas que não contaria com muita adesão.

A solução que Trentin encontrou foi criar um escritório que trouxesse para o colaborador uma sensação de pertencimento, que promovesse o engajamento entre funcionários e elevasse a performance da equipe de uma forma geral. Funaro comenta que acredita que o maior legado que o escritório vai ter é o aumento significativo do engajamento, resultado do bem-estar transmitido pelo ambiente.

Confira abaixo o vídeo mostrando mais do case e depoimentos sobre o escritório:

IFrame


Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca

Mais lidas da semana

Mercado

Secovi-SP celebra 31 anos do Prêmio Máster Imobiliário com homenagens e grandes cases

Prêmio Máster Imobiliário 2025 celebra inovação, legado e impacto, consolidando tendências que redefinem o mercado de construção e gestão

Workplace

Móveis por assinatura transformam a gestão corporativa

Móveis por assinatura ganham espaço no Brasil e oferecem flexibilidade, sustentabilidade e ganhos financeiros para empresas e Facilities

Operações

Como Fracttal ajudou a UMOE Bioenergy a economizar R$ 600 mil em manutenção industrial

Uso de IoT e inteligência artificial reduziu 850 horas de paradas e mudou a cultura de manutenção, trazendo ganhos de eficiência, segurança e sustentabilidade para a operação

Mercado

Neowrk lança neo.AI, solução inédita para gestão inteligente de espaços corporativos

Novo recurso com inteligência artificial simplifica a tomada de decisão para Facility Managers, transformando dados complexos em respostas rápidas e estratégicas

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Case Lenovo

A jornada da Lenovo que une inovação, pessoas e infraestrutura integram laboratórios que dialogam com a ONU, robôs guiados por digital twins e equipes de Facilities que sustentam 31 mil m² de operação contínua

Revista InfraFM

Como a Telelok ajudou a cop-30 acontecer na Amazônia

Sob a liderança de Nelson Domingues, a empresa expandiu seu papel histórico em eventos globais e assumiu responsabilidades estratégicas na COP-30, construindo um hotel em tempo recorde e coordenando parte da infraestrutura que transformou Belém para receber líderes de todo o mundo

Revista InfraFM

O engenheiro que também aprendeu a cuidar de prédios vivos

A arquitetura humana e tecnológica dos campi do Insper integra educação, convivência e networking

Revista InfraFM

Como hotelaria hospitalar sustenta excelência do cuidado

Um retrato da área de hotelaria hospitalar que sustenta a excelência em saúde