Após mais de 13 anos em FM, profissional decide empreender

Glaucio Tomaz Cirne fala sobre trajetória em Facility Management, transição de área e relação da família com desejo de ter o próprio negócio.

Após mais de 13 anos em FM, profissional decide empreender

Desde os oito anos, Glaucio Tomaz Cirne morava em Hortolândia, no interior de São Paulo. Quando retornou para a capital paulista em 2010, decidiu investir na carreira. Antes, ele trabalhava na área de telemarketing. “Apareceu uma oportunidade de ‘Auxiliar de Supervisor’, como era chamado a área de serviços na época, e naquele momento o encanto e a paixão me deram a certeza de que achei o meu lugar”, lembra. Após um mês na área, Cirne foi promovido a supervisor de operações.

Com 13 anos em Facility Management, gestão de mais de 60 contratos e a responsabilidade de liderar 1600 profissionais nesse período, Cirne decidiu empreender. Devido a experiência como FM, ele pensou que seria tranquilo, mas confessa que cada negócio possui desafios diferentes. Hoje em dia, com o sócio e marido, João Gati, ele gerencia uma empresa de gestão operacional e consultoria, mas também de eventos, acessórios e um salão de beleza.

Desde a infância em uma família de artesãos, Glaucio “empreende”. “Com seis anos de idade, minha mãe e eu vendíamos cartões de Natal na estação de trem. Nas outras épocas, vendíamos cactos”, recorda. Depois, em Hortolândia, a família teve uma floricultura e Cirne lembra como ajudava nos negócios e na decoração.

Como consultor e gestor operacional, Cirne fala com animação sobre o projeto finalista do Prêmio ABRAFAC. Para um dos clientes que atende, ele desenvolveu um suporte de segurança para galões em alumínio. Além do reconhecimento da solução encontrada, dividir o processo de criação da mesma com o pai foi gratificante. “Já chorei, já vibrei, já comemorei e compartilhar esse momento com todos que amo já é uma vitória”, afirma.

Para o empresário, o maior desafio na área de Facility Management é acompanhar as mudanças e inovações. “Como tudo muda muito rápido, precisamos ser resilientes para atender e prestar um bom atendimento, estar antenados nas tecnologias e sempre fazer networking com nossos parceiros e pares”, diz Cirne. As feiras, os congressos e os encontros, segundo o profissional, são as oportunidades onde as trocas de experiências acontecem para vencer desafios.

Além disso, uma das formas que encontrou para se manter atualizado foi a realização da C11.FM 3: “Sempre busquei por conhecimento e atualizações, saber que agora temos essa oportunidade não me deixou dúvidas [sobre o investimento na certificação]. Queria ter a certificação do nosso mercado, ter a comprovação de que faço parte e sou habilitado para poder fazer o que mais amo”, enfatiza Glaucio.


Veja mais conteúdos

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.

Líderes de audiência

Operações

Como avaliar o desempenho de um contrato de limpeza?

Edgar Britto Dias, Helena Serafim e equipe analisaram os dados por trás da limpeza profissional e encontraram uma diferença decisiva entre dimensionar um contrato e fazê-lo entregar resultado

Operações

Da abertura de chamados ao AI Service Management: como agentes inteligentes podem transformar as cen...

O avanço dos agentes autônomos de IA em operações de atendimento amplia o debate sobre uma nova geração de Service Desk, capaz de interpretar ocorrências, executar fluxos completos e integrar plataformas de gestão predial

Workplace

Google transforma prédio dos anos 1940 em centro de IA

Instalação para até 400 profissionais mostra como localização, infraestrutura existente e capacidade de adaptação podem pesar mais que a idade do ativo

Workplace

Um escritório do tamanho de uma cidade: as lições do novo campus do BNP Paribas

A concentração de 5.300 pessoas em um complexo de 38 mil m², em Lisboa, mostra por que grandes sedes corporativas passam a exigir serviços, indicadores e rotinas diferentes em cada zona de uso

Sugestões da Redação

Mercado

Real Estate em 2026. O que orienta a escolha entre ocupar, adaptar ou investir?

Relatório da JLL mostra como a redução da oferta de novos empreendimentos valoriza ativos de alta qualidade no mercado imobiliário global

Outside Work

Em 2026, sua casa terá um "CPF". Entenda o que é o Cadastro Imobiliário Brasileiro e como ele afe...

Um novo cadastro nacional vai reorganizar a forma como o Estado enxerga os imóveis no Brasil. A partir de 2026, essa mudança começa a impactar impostos, transações e a gestão patrimonial

Revista InfraFM

Quando saúde mental, liderança e Workplace viram estratégia de negócio

De Harvard a Oxford, passando por CEOs que já transformam lucro em bem-estar: Mind Summit mostra que o futuro das organizações não é sobre espaços para trabalhar, e sim sobre espaços que libertam o melhor das pessoas. Facilities & Workplace entram no centro da estratégia corporativa

Revista InfraFM

O engenheiro que também aprendeu a cuidar de prédios vivos

A arquitetura humana e tecnológica dos campi do Insper integra educação, convivência e networking

Revista InfraFM

O futuro já começou. Quem vai gerenciá-lo?

Projetando a sociedade do futuro para as nossas vidas

Revista InfraFM

Azul por dentro da operação que faz o Brasil voar

Infraestrutura que trata o avião como cliente e formação que sustenta a excelência operacional da companhia aérea