Após mais de 13 anos em FM, profissional decide empreender

Glaucio Tomaz Cirne fala sobre trajetória em Facility Management, transição de área e relação da família com desejo de ter o próprio negócio.

Por Natalia Gonçalves

Após mais de 13 anos em FM, profissional decide empreender

Desde os oito anos, Glaucio Tomaz Cirne morava em Hortolândia, no interior de São Paulo. Quando retornou para a capital paulista em 2010, decidiu investir na carreira. Antes, ele trabalhava na área de telemarketing. “Apareceu uma oportunidade de ‘Auxiliar de Supervisor’, como era chamado a área de serviços na época, e naquele momento o encanto e a paixão me deram a certeza de que achei o meu lugar”, lembra. Após um mês na área, Cirne foi promovido a supervisor de operações.

Com 13 anos em Facility Management, gestão de mais de 60 contratos e a responsabilidade de liderar 1600 profissionais nesse período, Cirne decidiu empreender. Devido a experiência como FM, ele pensou que seria tranquilo, mas confessa que cada negócio possui desafios diferentes. Hoje em dia, com o sócio e marido, João Gati, ele gerencia uma empresa de gestão operacional e consultoria, mas também de eventos, acessórios e um salão de beleza.

Desde a infância em uma família de artesãos, Glaucio “empreende”. “Com seis anos de idade, minha mãe e eu vendíamos cartões de Natal na estação de trem. Nas outras épocas, vendíamos cactos”, recorda. Depois, em Hortolândia, a família teve uma floricultura e Cirne lembra como ajudava nos negócios e na decoração.

Como consultor e gestor operacional, Cirne fala com animação sobre o projeto finalista do Prêmio ABRAFAC. Para um dos clientes que atende, ele desenvolveu um suporte de segurança para galões em alumínio. Além do reconhecimento da solução encontrada, dividir o processo de criação da mesma com o pai foi gratificante. “Já chorei, já vibrei, já comemorei e compartilhar esse momento com todos que amo já é uma vitória”, afirma.

Para o empresário, o maior desafio na área de Facility Management é acompanhar as mudanças e inovações. “Como tudo muda muito rápido, precisamos ser resilientes para atender e prestar um bom atendimento, estar antenados nas tecnologias e sempre fazer networking com nossos parceiros e pares”, diz Cirne. As feiras, os congressos e os encontros, segundo o profissional, são as oportunidades onde as trocas de experiências acontecem para vencer desafios.

Além disso, uma das formas que encontrou para se manter atualizado foi a realização da C11.FM 3: “Sempre busquei por conhecimento e atualizações, saber que agora temos essa oportunidade não me deixou dúvidas [sobre o investimento na certificação]. Queria ter a certificação do nosso mercado, ter a comprovação de que faço parte e sou habilitado para poder fazer o que mais amo”, enfatiza Glaucio.


Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca

Mais lidas da semana

Operações

Como Centro de Distribuição da Unilever conquistou LEED Platinum

Confira quatro práticas da multinacional e garanta insights sobre gestão sustentável.

UrbanFM

"São Paulo é uma máquina de geração de tempo perdido", afirma professora da USP

Entenda quais são os desafios para implementação de novos caminhos na capital paulista.

Mercado

Brasil ultrapassa os 2,5 milhões de sistemas solares fotovoltaicos em casas

Inversores híbridos são os mais indicados para as regiões Norte e Nordeste

Carreira

David Douek fala sobre pioneirismo na construção sustentável brasileira

Empresário percebeu mudança no setor imobiliário ao final dos anos 2000. Confira entrevista exclusiva sobre construção de carreira, especializações em Green Buildings e práticas sustentáveis.

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Legado para os brasileiros e para o planeta

Diretor Executivo do Centro de Serviços Compartilhados da Globo compartilha insights sobre inovação.

Revista InfraFM

Center Norte investe em expansão, novas tecnologias e certificação ISO 41001

Em entrevista exclusiva, equipe de Facilities Management e de Projetos da Cidade Center Norte fala sobre desafios do processo de modernização.

Revista InfraFM

Por qual ângulo devemos enxergar as fazendas verticais?

Conceito chamou a atenção na metade da década passada, mas a empolgação vingou?

Revista InfraFM

Novo escritório da Sabesp aposta em espaços abertos e integrados

Saiba como o projeto atende novas demandas, com espaços para descompressão, reuniões rápidas e informais.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP