PARTICIPE DA EDIÇÃO HISTÓRICA DO CONGRESSO INFRAFM
 

Upcycling: projeto transforma uniformes em ecobags

Iniciativa da Bunker One nasce com o objetivo de ter impacto local. Confira o processo do projeto e garanta insights com especialista em ESG da empresa.

Por Natalia Gonçalves

Projeto de upcylicling transforma uniformes em ecobags

Foto: Divulgação


Por que pensar no impacto social? Para Glória Sousa, responsável pela área de ESG da Bunker One, comercializadora global de combustíveis marítimos, as iniciativas para a sociedade em geral são importantes para o funcionamento das empresas de forma ética e responsável, tendo a mesma relevância do que iniciativas de compliance e de sustentabilidade. A partir dessa perspectiva, surgiu a iniciativa de transformar uniformes que seriam descartados em ecobags.

Os macacões dos colaboradores que trabalham nas operações de abastecimento da Nova Offshore, subsidiária da Bunker One, são transformados pelas costureiras da ONG Mulheres do Sul Global. Além de fornecer o material para a confecção das bolsas, a multinacional remunera a ONG por peça produzida, garantindo que ao menos 60% do valor fique diretamente com as costureiras. 


Planejamento e processo

O projeto começou a tomar forma em maio, com o envio dos primeiros macacões ao Charlotte Brechó, que faz o encaminhamento à ONG. Desta forma, as primeiras entregas das peças ocorreram em setembro, enquanto a produção das ecobags foi iniciada em outubro. “A ideia do projeto sempre foi ter impacto local”, afirma Sousa.

Neste sentido, a coleta e o descarte dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) são realizados pelo time de Segurança Operacional, que também é responsável pelo envio das peças para higienização. Assim, os uniformes são higienizados por uma empresa especializada, para que as peças possam chegar limpas às mãos das costureiras, sem qualquer resíduo químico da cadeia de óleo e gás. 


Projeto de upcylicling transforma uniformes em ecobags

Foto: Divulgação


Impacto ambiental e social

O projeto é pioneiro em termos globais na Bunker One e entrou no relatório de ESG da companhia. A expectativa é que essa experiência seja replicada por outros escritórios da multinacional, mas também por outras empresas do setor de óleo e gás. Segundo Sousa, é natural que as empresas do setor marítimo se voltem para questões ambientais, devido aos processos regulatórios Brasil afora.

“O impacto no bem-estar dos envolvidos nessas operações, sejam eles colaboradores ou a sociedade em geral, é menos evidente”, observa a especialista. Contudo, ela ressalta que a Bunker One promove projetos que refletem o compromisso da empresa com o desenvolvimento econômico e com as comunidades onde estão inseridos. Isto é, de impacto ambiental e social.

Projeto de upcylicling transforma uniformes em ecobags

Foto: Divulgação


Pioneira do setor de shipping

Além da iniciativa de upcylicling, a multinacional realiza o inventário anual das emissões de escopo 1 e 2 desde 2020, assim como faz a compensação por meio da aquisição de créditos de carbono. “Como líder global na comercialização de combustíveis marítimos, estamos à frente de projetos para a transição energética do setor de shipping global e nacionalmente”, destaca Sousa.

Atualmente, a Bunker One possui mais de 80 pontos de abastecimento de biocombustíveis. No Brasil, são responsáveis pela condução de um estudo sobre a viabilidade da mistura de 93% de diesel marítimo (MGO) e 7% de biodiesel, em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).


Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


Afinal, onde estamos quando o assunto é workplace?

Mais lidas da semana

Workplace

Tem pingue-pongue, mas cadê o Wi-Fi?

A experiência do usuário é a nova rainha do escritório

Mercado

Minimercados autônomos ganham espaço no corporativo e oferecem vantagens para FM

A implantação dos minimercados não exige investimento por parte da empresa

Mercado

JF 300 traz arquitetura contemporânea, eficiência e bem-estar no coração do Itaim Bibi

Quando o terreno desafia, a arquitetura responde e entrega beleza e inteligência em cada metro quadrado

Carreira

Como pertencer ao presente e comandar sua história, afinal já somos tudo o que precisamos ser

Grupo de Mulheres de Facilities & Real Estate celebra o mês da Mulher com encontro inspirador e histórias de transformação

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Fórum Econômico Mundial 2025

As discussões do encontro trazem sete lições e ações necessárias para Facilities Management com foco em inovação, sustentabilidade e digitalização

Revista InfraFM

Gestão com ESG

O modelo da Sempre Engenharia, que garante resultados, incorpora governança, inovação e sustentabilidade

Revista InfraFM

Os 10 erros cruciais em IA que você precisa evitar

Como tirar maior proveito dessa tecnologia revolucionária?

Revista InfraFM

Facilities nas aldeias

Iniciativa da W-Energy transforma a vida de aldeias indígenas

Operações

Monitoramento em tempo real otimiza produção em 18% na Visteon Amazonas

Ricardo Tanko Vasconcellos, Quality Manager da multinacional, fala sobre importância da sinergia entre áreas para um processo contínuo de melhorias.

Operações

Retrofit gera mais de R$3 milhões de economia para operação de shopping

Gerente de operações do Shopping Praça da Moça e coordenador de Operações do Grupo AD falam sobre desafios e resultados das implementações.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP