Palestra 99
 

Abralimp nomeia primeira mulher presidente em 37 anos

Nathalia Ueno, atual vice-presidente, fala sobre os desafios e expectativas de sua futura gestão.

Por Mateus Murozaki

Nathalia Ueno Personalidade

No início de novembro, a Abralimp realizou sua eleição para definir os novos nomes da Diretoria Executiva para 2024. Pela primeira vez em 37 anos, a pessoa apontada para o cargo de presidente é uma mulher: Nathalia Ueno, atual vice-presidente da associação.

A profissional já estava presente na diretoria executiva há duas gestões, atuando primeiramente como a primeira vice-presidente administrativo-financeira de 2020 a 2021 e, posteriormente, como vice-presidente de 2022 até o momento.

"A ascensão à presidência representa não apenas um marco pessoal, mas também o reconhecimento do meu compromisso contínuo com a missão e os valores da Abralimp e o mercado de limpeza profissional. Estou entusiasmada para liderar a associação junto aos membros da Direx em direção a novos patamares e com os desafios que teremos pela frente", comenta.

De acordo com ela, o desafio agora é dar continuidade às iniciativas de desenvolvimento do mercado e gerar novas oportunidades para fortalecer o nome da associação pelo país, contando com projetos como a Higicon Regional, evento voltado para a disseminação de conteúdo do setor ao público consumidor de limpeza profissional, que ocorre em diferentes regiões do país.

Também ressalta a realização da 28ª Higiexpo, maior evento do mercado de limpeza profissional da América Latina, cuja última edição contou com mais de 15 mil participantes e ocorrerá no ano que vem. Nathalia também destaca a intenção de uma proximidade ainda maior com os profissionais de Facility Management: "Queremos estreitar nossos laços com esses profissionais, justamente para que possamos entender as necessidades específicas deste grupo e para que as empresas associadas possam atendê-los cada vez melhor nos serviços relacionados à higiene e limpeza das instalações geridas. Essa proximidade poderá acontecer em eventos, reuniões e encontros com os profissionais e representantes de grupos que exercem essa atividade".

De acordo com um levantamento da Abralimp, entre as empresas parceiras da associação, apenas 33% tem mulheres em posições de liderança, e Nathalia reforça que estão sendo feitos esforços para aumentar esse número. Uma das iniciativas para isso é o curso do Programa de Mentoria para Mulheres da UniAbralimp, cuja primeira edição ocorreu este ano.

O projeto tem como objetivo oferecer orientação, apoio e aconselhamento a mulheres do setor com a finalidade de ajudar a alavancar suas carreiras. A primeira mentoria acabou de ser concluída e, para 2024, a ideia é fazer mais duas edições, uma em cada semestre, para que cada vez mais mulheres possam crescer profissionalmente e ocupar cargos de liderança.

Quando questionada sobre os maiores desafios do setor de limpeza profissional, apontou o uso de novas tecnologias, assim como a questão do comprometimento com práticas sustentáveis e produtos ecoeficientes e tratamento adequado dos resíduos gerados durante atividades de limpeza. Sobre a questão de sustentabilidade, ela comenta: "Ao se filiar à Abralimp, os associados se comprometem a seguir o Código de Princípios Éticos, que está alinhado aos pilares do ESG (Ambiental, Social e de Governança, em português). Assim, é responsabilidade zelar e praticar as diretrizes estabelecidas neste documento e pautar suas ações e relações em atitudes éticas, sustentáveis, humanizadas e responsáveis. Além disso, temos diversos projetos em que buscamos engajar nossos associados em iniciativas pautadas na sustentabilidade e teremos novidades pela frente, inclusive, na Higiexpo".

Outro desafio é a qualificação de agentes de limpeza para o uso adequado de equipamentos químicos e a realização dos procedimentos corretos para cada tipo de superfície a ser higienizada. Para isso, foi criada a Fundação Abralimp, centro nacional de excelência em conhecimento e formação em limpeza nacional.

Por fim, Nathalia falou sobre o sentimento da nomeação: "O que trago da minha experiência é que, para uma mulher ter sucesso dentro do mercado empresarial, é necessário empenho, humildade, abdicação, estudo e autoconfiança. Por isso, é uma grande honra ser a primeira mulher a assumir este cargo, e estou entusiasmada com esse desafio".

Além da profissional na presidência, a nova Direx também contará com Sacha Haim como Vice-Presidente Executivo, Edilaine Siena como Vice-Presidente Administrativo Financeira e Ricardo Nogueira como Vice-Presidente de Relações Institucionais.



Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


Palestra SMACNA

Mais lidas da semana

Operações

Padrões da qualidade do ar: o que muda com redefinição da ABNT?

Saiba como atualizações impactam bem-estar em ambientes climatizados.

Mercado

Com 26 anos de experiência, Jani Oliveira é a nova FM da Rumo

Profissional foi responsável por apoiar estruturação da área de FM da Heineken no Brasil.

Operações

Como GLP no Brasil inovou na gestão de parques logísticos

Rômulo Otoni, Diretor de Operações da GLP no Brasil, discute desafios, avanços tecnológicos e práticas sustentáveis que impulsionam a liderança da empresa no mercado logístico.

Operações

Qual é a importância de ESG na Limpeza Profissional?

Entenda a evolução da agenda ESG no mercado e como implementar práticas sustentáveis em artigo exclusivo de Ricardo Vacaro.

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Repensar a gestão das instalações de trabalho

Tendências inovadoras e sustentáveis se destacam na pesquisa da Aramark, que traz as transformações no Gerenciamento de Facilities em 2024.

Revista InfraFM

Maior encontro de FM da América Latina: do invisível ao indispensável

InfraFM realizou quatro encontros em evento único, com mais de 5,5 mil participantes.

Revista InfraFM

Insights das palestras do 19º Congresso InfraFM

Acompanhe um resumo das palestras e explore as inovações sustentáveis e estratégias avançadas no campo do Facilities Management.

Revista InfraFM

Inovações que transformam foram cases de sucesso dos expositores

Nas Arenas Soluções para FM, foram apresentados conteúdos com cases de sucesso dos expositores, que destacaram serviços, tecnologias e pessoas.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP