O que é o novo modelo de construção que apela para a nova geração?

Conceito está sendo implantado no Brasil após se popularizar nos EUA e na Europa.

Por Mateus Murozaki

O que é o novo modelo de construção que apela para a nova geração?

Foto: Divulgação

A geração Z, dos nascidos entre 1995 e 2010, preza especialmente pela liberdade financeira e senso de individualidade, e poucas coisas representam mais um sinal de crescimento do que a moradia própria.

Por conta desse ímpeto de sair da casa dos pais, somado à situação econômica, o aluguel de imóveis acabou se tornando uma tendência entre a geração: de acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua do IBGE, dos 71 milhões de domicílios no Brasil em 2018, 12,9 milhões eram alugados.

Isso fez com que um conceito já muito conhecido nos EUA, Europa e Ásia começasse a dar passos no Brasil: o Built-to-rent (construído para alugar). Tratam-se de empreendimentos construídos especificamente para aluguel, levando em consideração as necessidades e desejos principais dos locadores: locais modernos, práticos, confortáveis, em boa localização e com espaços para trabalho.

Esses empreendimentos também contam com uma grande flexibilidade nos contratos, sem muitas amarras contratuais caso seja necessário se mudar para um novo local, tornando a portabilidade um fator determinante nos negócios.

Isso apela não apenas para moradias, mas também para a locação de escritórios e outros tipos de ambientes de trabalho por parte de pessoas que não querem estar presas em um contrato por anos.

Modelos de contratação alternativos

Frente à esse novo modelo, a CH3 construtora desenvolveu o BTR3, modelo de contratação onde as incorporadoras entregam espaços de qualidade com a propriedade de aluguel a longo prazo. É uma via de mão dupla onde os inquilinos aproveitam da flexibilidade do aluguel e espaços bem projetados com variedade de serviços e os investidores tem a oportunidade de obter um fluxo de renda estável.

“O BTR3 é uma modalidade financeira de parcelamento de obras com juros diferenciados e atrativos (a partir de CDI + 1%). Ao solicitar essa linha de crédito o cliente recebe a obra e paga no longo ou curto prazo, sem juros. Com essa solução financeira o cliente amortiza o investimento em prestações acessíveis e concedida através de recursos próprios da CH3 Construtora. É uma solução completa de parcelamento de obra feita de acordo com a necessidade de cada cliente, que inclui o escopo completo da obra, instalações, equipamentos e decoração”, explica Fernanda Ristori, gerente de novos negócios e marketing da CH3.

A linha de financiamento pode ser contratada por escritórios, redes de lojas, residências de alto padrão e condomínios logísticos em São Paulo, capital e interior de SP.


Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca

Mais lidas da semana

Operações

Como Centro de Distribuição da Unilever conquistou LEED Platinum

Confira quatro práticas da multinacional e garanta insights sobre gestão sustentável.

UrbanFM

"São Paulo é uma máquina de geração de tempo perdido", afirma professora da USP

Entenda quais são os desafios para implementação de novos caminhos na capital paulista.

Mercado

Brasil ultrapassa os 2,5 milhões de sistemas solares fotovoltaicos em casas

Inversores híbridos são os mais indicados para as regiões Norte e Nordeste

Carreira

David Douek fala sobre pioneirismo na construção sustentável brasileira

Empresário percebeu mudança no setor imobiliário ao final dos anos 2000. Confira entrevista exclusiva sobre construção de carreira, especializações em Green Buildings e práticas sustentáveis.

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Legado para os brasileiros e para o planeta

Diretor Executivo do Centro de Serviços Compartilhados da Globo compartilha insights sobre inovação.

Revista InfraFM

Center Norte investe em expansão, novas tecnologias e certificação ISO 41001

Em entrevista exclusiva, equipe de Facilities Management e de Projetos da Cidade Center Norte fala sobre desafios do processo de modernização.

Revista InfraFM

Por qual ângulo devemos enxergar as fazendas verticais?

Conceito chamou a atenção na metade da década passada, mas a empolgação vingou?

Revista InfraFM

Novo escritório da Sabesp aposta em espaços abertos e integrados

Saiba como o projeto atende novas demandas, com espaços para descompressão, reuniões rápidas e informais.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP