Fale com a nossa equipe e vamos garantir a sua participação
 

Altas temperaturas e baixos custos?

Saber escolher o melhor sistema de climatização pode reduzir os gastos e aumentar a eficiência da operação significantemente.

Altas temperaturas e baixos custos?

Foto: Divulgação

Com as ondas de calor atingindo o país e o verão chegando, a atenção na climatização de ambientes está maior do que nunca. Por conta disso, é essencial que gestores de Facilities, Properties e Workplace busquem alternativas eficientes e econômicas.

De acordo com dados da Enel, aparelhos de ar-condicionados usados 8 horas por dia em altas potências (10.000 a 15.000 BTUs, valor que geralmente é alcançado em temperaturas baixas) pode somar R$180,00 na conta de energia ao fim do mês.

Uma alternativa econômica e sustentável

Um sistema de climatização e purificação do ar que vem ganhando popularidade na América Latina é o sistema de vigas frias, que utiliza de água gelada e serpentinas secas.

De acordo com o Eng. Celso Simões, presidente da TROX, que aprofundou o tema no 9º Fórum de Hospitais InfraFM, microorganismos tem maior dificuldade em sobreviver com umidade ambiente entre 30% e 60%. Com um maior controle da umidade, o sistema de vigas frias oferece não só sustentabilidade, visto que pode utilizar água de reuso, mas também uma melhor qualidade do ar.

Há também a questão econômica. A TROX recentemente apresentou uma solução na FEBRAVA que comparava diretamente o sistema convencional com um utilizando vigas frias. O resultado foi de uma economia de 30% a favor das vigas nas mesmas condições de operação. Confira na imagem:

altas temperaturas e baixos custos?

Foto: Divulgação

O sistema de vigas frias também apresenta uma maior versatilidade tanto pelo seu tamanho reduzido quanto em custos de manutenção, visto que ele se utiliza de serpentinas "secas" fazendo com que a tecnologia seja também indicada para edifícios que passam por restaurações e remodelações.

"O uso de vigas-frias ativas é uma tecnologia muito aplicada na Europa e Estados Unidos, e temos percebido um aumento na procura desta tecnologia no mercado da América Latina. Empreendimentos de ponta no Brasil, como redes de hospitais, shopping centers e prédios corporativos, já adotam o sistema de climatização por vigas-frias ativas, e percebem as vantagens, tanto com respeito à eficiência energética (ao menos 30% menos de consumo de energia), como na qualidade do ar interior", afirma Luis Claudio, Diretor Geral da TROX no Brasil e na Argentina.



Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.

Líderes de audiência

Workplace

Refeições compartilhadas é indicador global de conexão e bem-estar

World Happiness Report 2025 reforça que conexões humanas, confiança e atos de cuidado têm impacto direto no bem-estar

Carreira

A falsa força dos “líderes fortes” e o que isso ensina sobre gestão, poder e resiliência

Stephen Kotkin destaca em seu artigo que a força não está em silenciar vozes, mas em criar sistemas capazes de aprender, evoluir e se reinventar

Operações

Compostagem acelerada ganha protagonismo como solução estratégica para resíduos orgânicos e eco...

Estudos internacionais apontam que tecnologias avançadas de compostagem podem transformar resíduos orgânicos em ativo ambiental

Sugestões da Redação

Mercado

Real Estate em 2026. O que orienta a escolha entre ocupar, adaptar ou investir?

Relatório da JLL mostra como a redução da oferta de novos empreendimentos valoriza ativos de alta qualidade no mercado imobiliário global

Mercado

Quando cultura, facilities e negócio falam a mesma língua na educação

Na edtech que quer chegar a 1 milhão de empregos até 2030, Facilities passou a ser protagonista da cultura e do crescimento.

Outside Work

Em 2026, sua casa terá um "CPF". Entenda o que é o Cadastro Imobiliário Brasileiro e como ele afe...

Um novo cadastro nacional vai reorganizar a forma como o Estado enxerga os imóveis no Brasil. A partir de 2026, essa mudança começa a impactar impostos, transações e a gestão patrimonial

Revista InfraFM

Azul por dentro da operação que faz o Brasil voar

Infraestrutura que trata o avião como cliente e formação que sustenta a excelência operacional da companhia aérea

Revista InfraFM

O futuro já começou. Quem vai gerenciá-lo?

Projetando a sociedade do futuro para as nossas vidas

Revista InfraFM

O engenheiro que também aprendeu a cuidar de prédios vivos

A arquitetura humana e tecnológica dos campi do Insper integra educação, convivência e networking