Fale com a nossa equipe e vamos garantir a sua participação
 

Altas temperaturas e baixos custos?

Saber escolher o melhor sistema de climatização pode reduzir os gastos e aumentar a eficiência da operação significantemente.

Altas temperaturas e baixos custos?

Foto: Divulgação

Com as ondas de calor atingindo o país e o verão chegando, a atenção na climatização de ambientes está maior do que nunca. Por conta disso, é essencial que gestores de Facilities, Properties e Workplace busquem alternativas eficientes e econômicas.

De acordo com dados da Enel, aparelhos de ar-condicionados usados 8 horas por dia em altas potências (10.000 a 15.000 BTUs, valor que geralmente é alcançado em temperaturas baixas) pode somar R$180,00 na conta de energia ao fim do mês.

Uma alternativa econômica e sustentável

Um sistema de climatização e purificação do ar que vem ganhando popularidade na América Latina é o sistema de vigas frias, que utiliza de água gelada e serpentinas secas.

De acordo com o Eng. Celso Simões, presidente da TROX, que aprofundou o tema no 9º Fórum de Hospitais InfraFM, microorganismos tem maior dificuldade em sobreviver com umidade ambiente entre 30% e 60%. Com um maior controle da umidade, o sistema de vigas frias oferece não só sustentabilidade, visto que pode utilizar água de reuso, mas também uma melhor qualidade do ar.

Há também a questão econômica. A TROX recentemente apresentou uma solução na FEBRAVA que comparava diretamente o sistema convencional com um utilizando vigas frias. O resultado foi de uma economia de 30% a favor das vigas nas mesmas condições de operação. Confira na imagem:

altas temperaturas e baixos custos?

Foto: Divulgação

O sistema de vigas frias também apresenta uma maior versatilidade tanto pelo seu tamanho reduzido quanto em custos de manutenção, visto que ele se utiliza de serpentinas "secas" fazendo com que a tecnologia seja também indicada para edifícios que passam por restaurações e remodelações.

"O uso de vigas-frias ativas é uma tecnologia muito aplicada na Europa e Estados Unidos, e temos percebido um aumento na procura desta tecnologia no mercado da América Latina. Empreendimentos de ponta no Brasil, como redes de hospitais, shopping centers e prédios corporativos, já adotam o sistema de climatização por vigas-frias ativas, e percebem as vantagens, tanto com respeito à eficiência energética (ao menos 30% menos de consumo de energia), como na qualidade do ar interior", afirma Luis Claudio, Diretor Geral da TROX no Brasil e na Argentina.



Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca

Mais lidas da semana

Mercado

Secovi-SP celebra 31 anos do Prêmio Máster Imobiliário com homenagens e grandes cases

Prêmio Máster Imobiliário 2025 celebra inovação, legado e impacto, consolidando tendências que redefinem o mercado de construção e gestão

Workplace

Móveis por assinatura transformam a gestão corporativa

Móveis por assinatura ganham espaço no Brasil e oferecem flexibilidade, sustentabilidade e ganhos financeiros para empresas e Facilities

Operações

Como Fracttal ajudou a UMOE Bioenergy a economizar R$ 600 mil em manutenção industrial

Uso de IoT e inteligência artificial reduziu 850 horas de paradas e mudou a cultura de manutenção, trazendo ganhos de eficiência, segurança e sustentabilidade para a operação

Mercado

Neowrk lança neo.AI, solução inédita para gestão inteligente de espaços corporativos

Novo recurso com inteligência artificial simplifica a tomada de decisão para Facility Managers, transformando dados complexos em respostas rápidas e estratégicas

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Case Lenovo

A jornada da Lenovo que une inovação, pessoas e infraestrutura integram laboratórios que dialogam com a ONU, robôs guiados por digital twins e equipes de Facilities que sustentam 31 mil m² de operação contínua

Revista InfraFM

Como a Telelok ajudou a cop-30 acontecer na Amazônia

Sob a liderança de Nelson Domingues, a empresa expandiu seu papel histórico em eventos globais e assumiu responsabilidades estratégicas na COP-30, construindo um hotel em tempo recorde e coordenando parte da infraestrutura que transformou Belém para receber líderes de todo o mundo

Revista InfraFM

O engenheiro que também aprendeu a cuidar de prédios vivos

A arquitetura humana e tecnológica dos campi do Insper integra educação, convivência e networking

Revista InfraFM

Como hotelaria hospitalar sustenta excelência do cuidado

Um retrato da área de hotelaria hospitalar que sustenta a excelência em saúde