Fale com a nossa equipe e vamos garantir a sua participação
 

Para dominar Hard e Soft Facilities Management é fundamental "ser camaleão"

Desde o início da trajetória como Facility Manager, novo Facility Coordinator da Puratos contou com a habilidade de adaptar-se a diferentes cenários.

Para dominar Hard e Soft Facilities Management é fundamental "ser camaleão"

Como o conhecimento em relações internacionais (RI) pode ajudar na atuação como Facility Manager? Essa é a pergunta mais escutada por Leonardo Mazarão, Facility Coordinator da Puratos. Ele entrou na área de FM de "gaiato", como costuma brincar, durante a graduação em RI, há oito anos. "Como a vida do jovem universitário brasileiro não é fácil, a busca por uma vaga no mercado estava muito difícil e desanimadora, uma vez que eu tinha pouquíssima experiência profissional na época. Foi quando surgiu uma oportunidade como auxiliar administrativo na Verzani & Sandrini", lembra.

A surpresa que se transformou em outro caminho profissional

O trabalho, segundo Mazarão, era simples. No entanto, de cuidar da documentação dos funcionários da operação e auxiliar o supervisor nas demandas do dia a dia, ele foi atuar em um dos clientes da empresa duas semanas depois. No início, seria apenas para cobrir uma funcionária, analista de Facilities, que havia se demitido, mas foi surpreendido com a licença maternidade de outra FM. 

"O tempo era o principal inimigo, pois eu assumia essa função sem nunca ter ouvido falar sobre Facilities e tendo pouco mais de um mês para aprender. Fui extremamente honesto, tanto com a analista quanto com a gerente da área na época, sinalizando que eu desconhecia essa área e seu propósito", comenta. Apesar do começo atípico, Leonardo apaixonou-se pela área.

Cinco anos depois, viveu o maior aprendizado profissional. Em 2019, foi contratado para atuar como analista de Facilities para eventos internos na Operação Mercado Livre, mas devido a pandemia e a restrição de eventos, ficou responsável por conduzir compras para a área de Facilities, com o intuito de apoiar a demanda do cliente na contratação de serviços e compra de materiais.

Dois anos depois, durante a flexibilização da pandemia, realizou a reabertura dos escritórios da empresa com o prazo de 20 dias corridos. Para Mazarão, essas vivências evidenciaram a necessidade de adaptação do profissional de FM mediante os desafios e as necessidades da companhia.

Diversidade acadêmica em FM é tabu?

A preferência do mercado de FM por profissionais com formação em engenharia, arquitetura e administração não desmotivou Mazarão a seguir com o sonho de concluir a formação em relações internacionais: "Tive o prazer de conhecer Facility Managers fantásticos que haviam cursado áreas diversas, como biologia, história, relações internacionais e marketing", conta.

Para Leonardo, ainda existe um grande tabu quanto a diversidade acadêmica na área de FM. Contudo, ele entende que é uma área rica, com profissionais de diversos perfis e adaptáveis as diferentes necessidades de cada operação do mercado.

"FM possui uma capacidade única de lidar com as mais diversas situações do dia a dia dentro das nossas famosas células de Hard e Soft Services, por isso acredito que uma habilidade fundamental seja ser uma espécie de 'camaleão' e saber transitar entre essas duas células, sem esquecer de uma em detrimento da outra", afirma.

Apesar de nunca ter ouvido falar da área de Facility Management durante a formação, Leonardo sonha com o dia em que o cargo de Gestor de Facilities será apresentado aos jovens nas escolas, através de testes vocacionais e de palestras: "quantos novos talentos poderão ser atraídos para o nosso mercado?". Para ele, essa possibilidade pode ser vislumbrada após o reconhecimento da categoria pela CBO, que abre portas para o futuro dos jovens na área.

Nova oportunidade e expectativas

No começo de setembro, Leonardo iniciou como Facility Coordinator na Puratos, oportunidade encontrada via LinkedIn. No momento, a maior expectativa do profissional é apoiar as necessidades da companhia como um todo. "Creio que a maior meta seja estruturar e direcionar a área de FM na empresa com base nos princípios da inovação, sanabilidade e sustentabilidade, assim como, buscar aperfeiçoar a experiência do cliente interno e externo com a Magia Puratos!", afirma.


Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.

Líderes de audiência

Workplace

Refeições compartilhadas é indicador global de conexão e bem-estar

World Happiness Report 2025 reforça que conexões humanas, confiança e atos de cuidado têm impacto direto no bem-estar

Carreira

A falsa força dos “líderes fortes” e o que isso ensina sobre gestão, poder e resiliência

Stephen Kotkin destaca em seu artigo que a força não está em silenciar vozes, mas em criar sistemas capazes de aprender, evoluir e se reinventar

Operações

Compostagem acelerada ganha protagonismo como solução estratégica para resíduos orgânicos e eco...

Estudos internacionais apontam que tecnologias avançadas de compostagem podem transformar resíduos orgânicos em ativo ambiental

Sugestões da Redação

Mercado

Real Estate em 2026. O que orienta a escolha entre ocupar, adaptar ou investir?

Relatório da JLL mostra como a redução da oferta de novos empreendimentos valoriza ativos de alta qualidade no mercado imobiliário global

Mercado

Quando cultura, facilities e negócio falam a mesma língua na educação

Na edtech que quer chegar a 1 milhão de empregos até 2030, Facilities passou a ser protagonista da cultura e do crescimento.

Outside Work

Em 2026, sua casa terá um "CPF". Entenda o que é o Cadastro Imobiliário Brasileiro e como ele afe...

Um novo cadastro nacional vai reorganizar a forma como o Estado enxerga os imóveis no Brasil. A partir de 2026, essa mudança começa a impactar impostos, transações e a gestão patrimonial

Revista InfraFM

Azul por dentro da operação que faz o Brasil voar

Infraestrutura que trata o avião como cliente e formação que sustenta a excelência operacional da companhia aérea

Revista InfraFM

O futuro já começou. Quem vai gerenciá-lo?

Projetando a sociedade do futuro para as nossas vidas

Revista InfraFM

O engenheiro que também aprendeu a cuidar de prédios vivos

A arquitetura humana e tecnológica dos campi do Insper integra educação, convivência e networking