Fale com a nossa equipe e vamos garantir a sua participação
 

Com 26 anos de experiência, Jani Oliveira é a nova FM da Rumo

Profissional foi responsável por apoiar estruturação da área de FM da Heineken no Brasil.

Por Natalia Gonçalves

Da cervejaria à ferroviária: Janilda Oliveira é a nova FM da Rumo

Há 26 anos no setor de Facilities Management, Janilda Oliveira, mais conhecida como Jani, começou a carreira como copeira terceirizada na Kaiser, pela ISS Servissisten, aos 19 anos. Dois anos depois, ela teve a oportunidade de ingressar na área administrativa da ISS Servissisten, mas foi surpreendida por uma gravidez. No retorno da licença-maternidade, ela foi efetivada pela Kaiser, mas a cervejaria foi vendida para a Coca-Cola FEMSA pouco tempo depois. 

“A proposta inicial indicava que não haveria uma vaga fixa para mim na nova estrutura, mas que precisariam de mim por um período de três meses para ajudar na transição dos colaboradores para o novo site”, lembra Jani. Para a profissional, esse período foi extremamente desafiador, mas também enriquecedor devido ao contato com o processo de acomodação de funcionários e otimização de recursos.

Ao final da experiência de três meses, ela conquistou a oportunidade em permanecer no quadro de funcionários. Nesse mesmo período, Jani identificou a necessidade em buscar uma formação superior e, como não existiam cursos de especialização em Facilities Management na época, cursou Recursos Humanos.

“Foi um período bastante desafiador, mas também cheio de crescimento e aprendizado, pois conciliar a maternidade, o trabalho e os estudos é uma tarefa complexa que exige habilidades excepcionais de gerenciamento de tempo e resiliência”, destaca a profissional.

Após cinco anos na Coca-Cola FEMSA, contudo, uma nova transição foi realizada quando a operação de cerveja da empresa foi comprada pela Heineken. Na cervejaria, Jani permaneceu por 14 anos, onde atuou na estruturação da área de Facilities Management nacionalmente. “A trajetória na Heineken não só consolidou minha experiência em Facilities, mas também me proporcionou uma grande satisfação ao ver o crescimento e o sucesso da operação ao longo dos anos”, afirma.

Em junho deste ano, Jani iniciou um novo ciclo como Analista de Facilities Sênior na Rumo, companhia ferroviária e de logística brasileira. Atualmente, ela é responsável por cinco escritórios da empresa, localizados em São Paulo, Santos, Brasília, Itu e Cuiabá. Empolgada com essa nova oportunidade, ela enxerga a gestão de diferentes escritórios como uma chance em expandir o conhecimento profissional.

A Rumo administra 13,5 mil quilômetros de ferrovias nos estados do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Minas Gerais, Goiás e Tocantins. Com 1.400 locomotivas e 35 mil vagões, a empresa possui mais de oito mil colaboradores em todo o Brasil. 


Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.

Líderes de audiência

Workplace

Refeições compartilhadas é indicador global de conexão e bem-estar

World Happiness Report 2025 reforça que conexões humanas, confiança e atos de cuidado têm impacto direto no bem-estar

Carreira

A falsa força dos “líderes fortes” e o que isso ensina sobre gestão, poder e resiliência

Stephen Kotkin destaca em seu artigo que a força não está em silenciar vozes, mas em criar sistemas capazes de aprender, evoluir e se reinventar

Operações

Compostagem acelerada ganha protagonismo como solução estratégica para resíduos orgânicos e eco...

Estudos internacionais apontam que tecnologias avançadas de compostagem podem transformar resíduos orgânicos em ativo ambiental

Sugestões da Redação

Mercado

Real Estate em 2026. O que orienta a escolha entre ocupar, adaptar ou investir?

Relatório da JLL mostra como a redução da oferta de novos empreendimentos valoriza ativos de alta qualidade no mercado imobiliário global

Mercado

Quando cultura, facilities e negócio falam a mesma língua na educação

Na edtech que quer chegar a 1 milhão de empregos até 2030, Facilities passou a ser protagonista da cultura e do crescimento.

Outside Work

Em 2026, sua casa terá um "CPF". Entenda o que é o Cadastro Imobiliário Brasileiro e como ele afe...

Um novo cadastro nacional vai reorganizar a forma como o Estado enxerga os imóveis no Brasil. A partir de 2026, essa mudança começa a impactar impostos, transações e a gestão patrimonial

Revista InfraFM

Azul por dentro da operação que faz o Brasil voar

Infraestrutura que trata o avião como cliente e formação que sustenta a excelência operacional da companhia aérea

Revista InfraFM

O futuro já começou. Quem vai gerenciá-lo?

Projetando a sociedade do futuro para as nossas vidas

Revista InfraFM

O engenheiro que também aprendeu a cuidar de prédios vivos

A arquitetura humana e tecnológica dos campi do Insper integra educação, convivência e networking