Fale com a nossa equipe e vamos garantir a sua participação
 

Para qualquer profissão, conhecer de negócios é essencial, afirma novo FM da Vivara

Alex Ubendorfer fala sobre trajetória profissional e novas expectativas como gerente de Manutenção e Facilities.

Por Natalia Gonçalves

Alex Ubendorfer começou a carreira em Refrigeração e Manutenção. Como estagiário, ele trabalhou na The Goodyear Tire & Rubber Company, onde foi efetivado e promovido a coordenador de Manutenção pouco tempo depois. Encantado pela área, após três anos decidiu seguir para um novo desafio no segmento de shopping centers, mas não permaneceu muito tempo. Assim, seguiu para o caminho do empreendedorismo, quando abriu a própria empresa de ar-condicionado.

Embora em dois anos a empresa tivesse conseguido bons negócios, a namorada de Alex, atual esposa, conseguiu uma oportunidade irrecusável no Rio de Janeiro. Então, ele vendeu parte da empresa, mudou-se de São Paulo para a capital fluminense e voltou para o mercado de trabalho. Em junho de 2013, ele foi contratado pelo Grupo Fleury, companhia de medicina diagnóstica, onde permaneceu até junho deste ano.

“O Fleury agregou muito potencial junto a minha carreira. Tive muito desenvolvimento na área de gestão de pessoas, na área de gestão de negócios e construí um legado importante lá”, destaca Ubendorfer. No Fleury, ele foi de coordenador a gerente de Manutenção, Facilities e Automação, destacando-se a mudança do NTO do bairro Jabaquara para o Brooklyn, momento em que participou de todo o processo de planejamento, implementação de novas tecnologias, obras e mudança para o novo prédio com o desafio de manter a continuidade da operação das áreas, um grande marco na carreira do profissional.

Ao longo dos anos, Ubendorfer descobriu como a manutenção é negligenciada quando os profissionais que estão em cargos de decisão escolhem “correr o risco” ao invés de investir preventivamente na manutenção de seus ativos. Por isso, ele entende que para conquistar destaque em qualquer área é essencial entender de negócios e de pessoas.

“As pessoas que trabalham com manutenção têm que buscar entendimento com as áreas de negócios e financeiro das empresas”, observa. Quando o profissional domina a visão de negócios, de acordo com Alex, é possível discutir os resultados em curto, médio e longo prazo. Além da manutenção preventiva impedir que os equipamentos sofram algum dano, por exemplo, ela reduz uma série de outros fatores relacionados aos equipamentos minimizando perda ou redução de receita.

Ubendorfer destaca também a importância na constante divulgação dos trabalhos executados pela área de Facilities Management, pois, muitas vezes, as atividades executadas pelas equipes ocorrem em horários noturnos e aos finais de semana. Sem essa divulgação, as demais áreas podem desconhecer o investimento na execução dessas atividades, o que evidencia novamente a importância da visão de negócios pelos profissionais de Facilities.

A saída do Fleury, onde Alex trabalhou por 11 anos, ocorreu após um convite para ocupar o cargo de Gerente de Manutenção e Facilities na Vivara. Há pouco mais de um mês, ele assumiu esse novo desafio no segmento de varejo. “Em ambas as empresas, tanto no Fleury quanto na Vivara percebo a grande importância de manter o foco no cliente (interno e externo) trazendo a melhor experiência em sua visita junto aos estabelecimentos”.

Além das características do negócio e do público, os equipamentos e os prazos de SLA (Service Level Agreement ou, em português, Acordo de Nível de Serviço) são diferentes nessa nova etapa. No entanto, os conhecimentos adquiridos em mais de 20 anos de carreira são a base para buscar aperfeiçoamento na gestão de espaços, com foco em garantir a melhor experiência a todos os usuários. 


Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.

Líderes de audiência

Workplace

Refeições compartilhadas é indicador global de conexão e bem-estar

World Happiness Report 2025 reforça que conexões humanas, confiança e atos de cuidado têm impacto direto no bem-estar

Carreira

A falsa força dos “líderes fortes” e o que isso ensina sobre gestão, poder e resiliência

Stephen Kotkin destaca em seu artigo que a força não está em silenciar vozes, mas em criar sistemas capazes de aprender, evoluir e se reinventar

Operações

Compostagem acelerada ganha protagonismo como solução estratégica para resíduos orgânicos e eco...

Estudos internacionais apontam que tecnologias avançadas de compostagem podem transformar resíduos orgânicos em ativo ambiental

Sugestões da Redação

Mercado

Real Estate em 2026. O que orienta a escolha entre ocupar, adaptar ou investir?

Relatório da JLL mostra como a redução da oferta de novos empreendimentos valoriza ativos de alta qualidade no mercado imobiliário global

Mercado

Quando cultura, facilities e negócio falam a mesma língua na educação

Na edtech que quer chegar a 1 milhão de empregos até 2030, Facilities passou a ser protagonista da cultura e do crescimento.

Outside Work

Em 2026, sua casa terá um "CPF". Entenda o que é o Cadastro Imobiliário Brasileiro e como ele afe...

Um novo cadastro nacional vai reorganizar a forma como o Estado enxerga os imóveis no Brasil. A partir de 2026, essa mudança começa a impactar impostos, transações e a gestão patrimonial

Revista InfraFM

Azul por dentro da operação que faz o Brasil voar

Infraestrutura que trata o avião como cliente e formação que sustenta a excelência operacional da companhia aérea

Revista InfraFM

O futuro já começou. Quem vai gerenciá-lo?

Projetando a sociedade do futuro para as nossas vidas

Revista InfraFM

O engenheiro que também aprendeu a cuidar de prédios vivos

A arquitetura humana e tecnológica dos campi do Insper integra educação, convivência e networking