NEOWRK
 

Santa Casa reduz risco de infecção em 65%

Confira case da unidade de Votuporanga, um marco na assistência.

Por RL Higiene

Como Santa Casa reduziu risco de infecção em 65%

Foto: Canva.com/ baona


Implantação de novos protocolos. Compra de equipamentos. Treinamento. Engajamento de equipe. Parceria de sucesso. Pilares que fazem a Santa Casa de Votuporanga ser referência para mais de 50 cidades da região Noroeste paulista.

Na busca por melhorias de processos para aumentar a efetividade da limpeza e a produtividade dos profissionais, a Instituição firmou parceria com a RL Higiene. Foram adquiridos kits de ferramentas com carrinhos, que garantem praticidade, qualidade, segurança para colaboradores e pacientes.

Com a dedicação de todos os colaboradores, em apenas seis meses a Santa Casa reduziu em 25% o risco de infecção relacionada à assistência à saúde. E em relação a infecções causadas por bactérias multirresistentes, a diminuição foi de 65%.

Esses índices são menores do que os de grandes instituições e inferiores até mesmo aos recomendados pelo Ministério da Saúde. Um marco na assistência.

A dra. Regina Silvia Chaves de Lima, médica infectologista da Santa Casa de Votuporanga, detalhou as ações. “É uma iniciativa bem completa, atuando em diversas frentes. Intensificamos a limpeza e a desinfecção de superfície pela equipe multidisciplinar e da limpeza, com a concretização do cumprimento do protocolo de limpeza concorrente e de terminal, com supervisão e validação para liberação de leito”, destacou.

Essas mudanças resultaram em um grande objetivo alcançado, que foi o aumento da velocidade de liberação dos leitos. O resultado é o aumento do potencial de receita da instituição. Mas muito mais estava por vir.

O Hospital também fez a troca de metodologia e saneante, além de aumentar a oferta de produtos de higiene para as mãos. “Essa nova tecnologia diminui ainda mais o risco de transmissão cruzada, elevando a segurança do paciente e dos profissionais”, disse Milena Basso Bolpato de Morais, do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar.

Daiane Nazzi, enfermeira coordenadora de Facilities da Santa Casa, ressaltou as conquistas, entre elas a preservação do patrimônio, a redução do tempo de limpeza terminal e o desperdício de água. O bem-estar dos colaboradores da limpeza também foi destaque. “Notamos o engajamento das equipes, com maior produtividade e queda em 38% no absenteísmo e 25% de atestados”, frisou.

“Eu achei uma inovação. São equipamentos novos, uma maneira inédita para dar higiene para os pacientes”, falou a auxiliar de limpeza Simone Aparecida Menezes.

Além disso, a Instituição alcançou 98% de aprovação dos clientes e pacientes em pesquisa de Ouvidoria sobre as instalações. “É uma soma de fatores que culminaram em um novo protocolo e em novos recordes. Agradecemos o envolvimento de todos, que fez a diferença em nossa assistência e garantiu tratamento melhor para milhares de pacientes. Estamos cada vez mais preparados para receber e atender o Sistema Único de Saúde (SUS) e os novos clientes da saúde complementar — convênios e particulares”, finalizou Daiane.


Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


TEMON

Mais lidas da semana

Operações

Como transformar ciência em confiança para Facilities

Tecnologia, laudos, relatórios e método exclusivo: conheça a tecnologia e solução em higienização de superfícies têxteis que faz da MilliCare a parceira estratégica para líderes em Facilities

Carreira

Tecnologia, humanização e estratégia

Como Sonia Keiko está transformando o modelo de manutenção predial no Brasil

Carreira

Será que falta só mão de obra? Ou será que falta gente que cuida de gente?

Uma gestão que vai muito além da manutenção, ela começa com empatia e respeito a equipe dos bastidores

Mercado

Temon Serviços aposta em IA e bônus por assiduidade para engajar colaboradores

Líder na manutenção dos maiores edifícios comerciais do país, empresa amplia investimento em Recursos Humanos e se alinha às transformações do setor

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Pessoas, espaços e dados: nova rotina na gestão de Facilities da Roche

Da horta colaborativa ao projeto K6, inovação e propósito movem a área de operações

Revista InfraFM

20º Congresso e 12ª Expo InfraFM 2025

A 12ª Expo e o 20º Congresso InfraFM consolidam o posto de maior encontro do setor na América Latina. Três dias de evento, 165 palestras pulsando inovação e conteúdo estratégico, 136 expositores e 5 patrocinadores.

Revista InfraFM

11º Prêmio Indicados InfraFM 2025

O reconhecimento que move e inspira o setor do Facility, Property & Workplace Management

Revista InfraFM

Expo InfraFM 2025 é onde o futuro da gestão acontece

O Expo Center Norte foi palco da maior reunião de soluções, ideias e conexões para o setor de Facility, Property e Workplace Management da América Latina. A 12ª Expo InfraFM reuniu 136 expositores que mostraram, na prática, como tecnologia, sustentabilidade e inteligência de dados estão redesenhando

Revista InfraFM

Por que o esg da Globo deveria estar no seu radar?

O Relatório ESG 2024 da Globo destaca avanços na agenda ambiental da empresa.

Revista InfraFM

Infraestrutura sob controle e os bastidores do Facility Management na cart

Por dentro da operação que garante eficiência, segurança e sustentabilidade em mais de 400 km de rodovias

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP