TELELOK
 

Mobilidade é acesso, mas quais são seus desafios para um futuro próximo?

Entenda discussão sobre transporte sustentável, mobilidade no âmbito corporativo e IA na gestão de frotas.

Por Roberta Ferreira

Mobilidade é acesso, mas quais são seus desafios para um futuro próximo?

Foto: Canva.com/ Valeriia Boiko


Encorajar comportamentos sustentáveis é um dos principais pilares e urgências quando falamos em mobilidade, um tema tão atual e que precisa de especial atenção quando pensamos em um futuro mais verde. Este futuro naturalmente também inclui cidades mais inteligentes, mais eficientes, conectadas e sustentáveis, esses locais tendem a controlar melhor o tráfego dos seus carros, permitindo que a segurança no trânsito seja um ponto referencial.

A ideia para um futuro bem próximo é de que o transporte seja cada vez mais sustentável, e isso inclui a eletrificação, que já é uma realidade que enfrenta seus desafios, não só no Brasil, mas também em outros países. Há por aqui uma discussão, inclusive, sobre eletrificação versus o uso de biocombustíveis. Afinal é importante identificar novas fontes de energia que sejam menos poluentes e, automaticamente, impactem menos o meio ambiente.

Outro assunto também em pauta é a direção inteligente, que dependa menos das pessoas. Será que teremos no futuro veículos autônomos e semiautônomos? Por aqui, a promessa é de uma entrada mais ampliada de veículos semiautônomos. A Inteligência Artificial (IA) deve ser aliada de todos e naturalmente encontraremos novas aplicações para ela. Na gestão de frotas, temos opções mais aplicáveis e outras que talvez ainda não façam parte da rotina do gestor, mas que poderão fazer. Por exemplo, quando falamos em manutenção preditiva, a inteligência artificial pode ser uma boa ferramenta para ajudar a entender qual é o momento ideal de realizar uma manutenção ou analisar determinados comportamentos de condução da frota e, ao invés de esperar acontecer algum problema, prever e evitar comportamentos de risco.

O gestor de frota ainda tem este grande desafio: entender que ele é muito mais do que um gestor de frota, ele é um gestor de mobilidade e, neste caso, da mobilidade integral da empresa que trabalha. E, como tal, precisa encorajar o seu público a também repensar a mobilidade, por exemplo, criando ações de incentivo à carona, incentivando o uso de bicicletas (com a segurança das ciclovias) ou fazendo uso de tecnologias que contribuam com a questão do congestionamento, além de poder ser peça fundamental para influenciar o incentivo ao home office.

Outra questão importante quando falamos em meios de transporte mais sustentáveis é o uso do transporte compartilhado, e é possível iniciar um projeto como este apoiando o uso dos carros divididos em comunidades, departamentos ou grupos dentro de uma mesma empresa.

No âmbito corporativo sabemos que a mobilidade exerce um grande impacto econômico e, sem ela, os colaboradores não têm acesso aos clientes, fornecedores, materiais e tantos outros recursos necessários para performarem seus negócios. Pensando num âmbito ainda maior, podemos afirmar que mobilidade é acesso. A partir da mobilidade podemos acessar educação, saúde, cultura, encontrar amigos, e a potência de todos esses encontros para uma sociedade melhor não tem preço.

No entanto, não temos mais muito tempo para deixarmos de lado a urgente questão que envolve o meio ambiente e a necessidade da mobilidade. Se mobilidade é acesso e precisamos do acesso proposto, inegavelmente a exigência é que sejamos pessoas engajadas e preparadas para esse novo mundo de demandas e possibilidades sustentáveis que bate à nossa porta.


Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.
Fim de ciclo na CBRE

Walter Cardoso deixa a presidência da empresa após 30 anos no posto.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


MILLICARE

Mais lidas da semana

Operações

Como transformar ciência em confiança para Facilities

Tecnologia, laudos, relatórios e método exclusivo: conheça a tecnologia e solução em higienização de superfícies têxteis que faz da MilliCare a parceira estratégica para líderes em Facilities

Carreira

Tecnologia, humanização e estratégia

Como Sonia Keiko está transformando o modelo de manutenção predial no Brasil

Carreira

Será que falta só mão de obra? Ou será que falta gente que cuida de gente?

Uma gestão que vai muito além da manutenção, ela começa com empatia e respeito a equipe dos bastidores

Mercado

Temon Serviços aposta em IA e bônus por assiduidade para engajar colaboradores

Líder na manutenção dos maiores edifícios comerciais do país, empresa amplia investimento em Recursos Humanos e se alinha às transformações do setor

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Por que o esg da Globo deveria estar no seu radar?

O Relatório ESG 2024 da Globo destaca avanços na agenda ambiental da empresa.

Revista InfraFM

Infraestrutura sob controle e os bastidores do Facility Management na cart

Por dentro da operação que garante eficiência, segurança e sustentabilidade em mais de 400 km de rodovias

Revista InfraFM

Prédio limpo, negócio forte!

Como a opinião do cliente final está moldando o futuro da limpeza profissional

Revista InfraFM

Infraestrutura Hospitalar como Pilar de Excelência

Como a gestão estratégica de Engenharia, Real Estate e Facilities contribui para consolidar o Hospital Israelita Albert Einstein como referência mundial

Operações

Monitoramento em tempo real otimiza produção em 18% na Visteon Amazonas

Ricardo Tanko Vasconcellos, Quality Manager da multinacional, fala sobre importância da sinergia entre áreas para um processo contínuo de melhorias.

Operações

Retrofit gera mais de R$3 milhões de economia para operação de shopping

Gerente de operações do Shopping Praça da Moça e coordenador de Operações do Grupo AD falam sobre desafios e resultados das implementações.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP