TELELOK
 

Projeto de BPO customizado traz ganhos reais de eficiência

Gestão de terceirizados é desafio nas empresas, mas integração proposta pelo outsourcing imobiliário otimiza processos e custos.

Branded Content por JLL

Projeto de BPO customizado traz ganhos reais de eficiência

Foto: Divulgação/ JLL


Você sabia que a eficiência operacional da sua empresa está diretamente ligada às questões imobiliárias? Afinal, é preciso que os espaços estejam seguros e confortáveis para que os colaboradores possam desempenhar seu trabalho da melhor forma. Além disso, temas como ocupação e portfólio imobiliário representam cifras consideráveis nas finanças corporativas e, por isso, precisam ser geridos com profissionalismo e excelência. Ainda assim, muitas organizações relegam a gestão imobiliária a segundo plano, o que traz ineficiência e desperdício. 

O BPO (Business Process Outsourcing) imobiliário contribui para resolver esse problema, pois é a terceirização de operações e fornecedores, com a centralização da gestão de serviços de real estate em um só parceiro. Na cadeia imobiliária, compreende o escopo da administração, desde gestão de portfólio, passando por projetos e obras até serviços de manutenção predial e experiência do usuário. 

Para quais empresas o BPO imobiliário é indicado?
Organizações com uma estrutura imobiliária complexa, empresas com muitos funcionários e aquelas que oferecem uma gama de amenidades e soft services em seus espaços corporativos podem se beneficiar do BPO imobiliário.

Isso porque um projeto de BPO customizado pode contribuir em diversas frentes – para a otimização da ocupação e da composição do portfólio; para a conservação do patrimônio por meio de manutenções preventivas e corretivas; para o alcance de metas de ESG a partir de obras pontuais de renovação com foco em sustentabilidade; para a satisfação e retenção dos colaboradores com a oferta de mais comodidade e conforto no local de trabalho, seja um escritório, uma fábrica ou um galpão logístico. 

“Com as transformações impostas pela pandemia, as empresas estão, cada vez mais, olhando para todo o seu ciclo imobiliário – desde a gestão do portfólio, para buscar novos espaços ou para disponibilizar os que estão desocupados, até a oferta de amenidades e de um ambiente seguro do ponto de vista de condições de saúde e limpeza. São funções que acabam distribuídas em várias áreas, como Engenharia, RH e Compras. Por isso, a centralização com um projeto BPO customizado traz ganhos consideráveis”, indica Fátima Bottameli, diretora de Novos Negócios de Work Dynamics da JLL. 

Benefícios de um projeto de BPO customizado
Terceirizar a gestão imobiliária dá visibilidade sobre a operação, aumenta o controle, diminui o risco operacional e amplia as possibilidades de economia final.

Por meio de informações centralizadas e de fácil acesso, é possível ganhar agilidade e ter maior visibilidade e previsibilidade sobre processos. Isso proporciona economia financeira e inteligência de dados.

Como resultado, o cliente ganha eficiência, transparência e resiliência. Assim, as empresas de todos os segmentos podem se dedicar integralmente ao seu negócio principal.

A JLL é uma consultoria especializada em todos os serviços do mercado imobiliário, por isso, é a parceira ideal para promover uma gestão integrada de toda a cadeia.

As principais frentes de atuação do outsourcing imobiliário que proporcionam economia são:

Gestão de fornecedores - Otimização dos custos por meio da gestão da cadeia de fornecedores, obedecendo critérios de qualidade e execução customizados para cada cliente. A JLL possui um time dedicado a elencar e categorizar esses fornecedores, gerando eficiência operacional com medição de KPIs e oferecendo aos seus clientes uma gama de empresas referenciadas e a possibilidade de melhores negociações;

Gestão de pessoas - Time central responsável por organizar as tarefas e as atividades de quem está em campo. Enquanto a equipe local tem uma visão específica de determinada operação, o time central olha para várias operações, o que traz o ganho de eficiência e de economia;

Gestão do fluxo de trabalho - Desenvolvimento de processos, manuais, métodos e dashboards para orientar e dar suporte para a equipe de campo. Isso facilita, organiza, agiliza e padroniza a execução. Em vez de ter um ponto de contato diferente para cada demanda do negócio e, por consequência, precisar realizar várias reuniões para abordar questões similares, o cliente passa a lidar somente com os especialistas da JLL. São eles que fazem a gestão das demandas e se encarregam da comunicação com fornecedores e parceiros envolvidos na cadeia do real estate. 

“O BPO estabelece um ciclo de melhoria contínua e contribui para um ecossistema de inovação constante. Conforme a operação evolui, mais conhecimento é gerado e mais aprimoramentos podem ser realizados, o que acontece por meio do acompanhamento permanente e da análise de cada etapa em busca de melhores resultados”, diz Bottameli.

A JLL oferece a solução de BPO mais completa e personalizada para as necessidades da sua empresa. Além de seu amplo conhecimento no mercado imobiliário, agrega ferramentas de tecnologia específicas para o setor, como o IWMS, sigla em inglês para Integrated Workplace Management System (Sistema de Gestão Integrada do Espaço de Trabalho), sistema que reúne e organiza os dados de operações imobiliárias.

Ao fazer a gestão imobiliária, a JLL assume os riscos operacionais e os mitiga, uma vez que conta com especialistas experientes em cada área envolvida. O resultado é a melhora do accountability e da governança. Escolher a JLL como parceira do seu projeto de BPO é reduzir a complexidade interna e colocar sua empresa em uma jornada de tecnologia e sustentabilidade orientada por dados, aumentando a eficiência e a satisfação dos ocupantes. 


Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


MILLICARE

Mais lidas da semana

Operações

Como transformar ciência em confiança para Facilities

Tecnologia, laudos, relatórios e método exclusivo: conheça a tecnologia e solução em higienização de superfícies têxteis que faz da MilliCare a parceira estratégica para líderes em Facilities

Carreira

Tecnologia, humanização e estratégia

Como Sonia Keiko está transformando o modelo de manutenção predial no Brasil

Carreira

Será que falta só mão de obra? Ou será que falta gente que cuida de gente?

Uma gestão que vai muito além da manutenção, ela começa com empatia e respeito a equipe dos bastidores

Mercado

Temon Serviços aposta em IA e bônus por assiduidade para engajar colaboradores

Líder na manutenção dos maiores edifícios comerciais do país, empresa amplia investimento em Recursos Humanos e se alinha às transformações do setor

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Por que o esg da Globo deveria estar no seu radar?

O Relatório ESG 2024 da Globo destaca avanços na agenda ambiental da empresa.

Revista InfraFM

Infraestrutura sob controle e os bastidores do Facility Management na cart

Por dentro da operação que garante eficiência, segurança e sustentabilidade em mais de 400 km de rodovias

Revista InfraFM

Prédio limpo, negócio forte!

Como a opinião do cliente final está moldando o futuro da limpeza profissional

Revista InfraFM

Infraestrutura Hospitalar como Pilar de Excelência

Como a gestão estratégica de Engenharia, Real Estate e Facilities contribui para consolidar o Hospital Israelita Albert Einstein como referência mundial

Operações

Monitoramento em tempo real otimiza produção em 18% na Visteon Amazonas

Ricardo Tanko Vasconcellos, Quality Manager da multinacional, fala sobre importância da sinergia entre áreas para um processo contínuo de melhorias.

Operações

Retrofit gera mais de R$3 milhões de economia para operação de shopping

Gerente de operações do Shopping Praça da Moça e coordenador de Operações do Grupo AD falam sobre desafios e resultados das implementações.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP