Fale com a nossa equipe e vamos garantir a sua participação
 

Drone detecta princípio de incêndio no E-business Park

Sidney Angulo, diretor do empreendimento, fala sobre implementação de nova tecnologia.

Por Natalia Gonçalves

Drones detectam princípio de incêndio no E-business Park

Foto: Divulgação


Com 160 mil m² de área em condomínio fechado, o E-business Park recebe cerca de 10 mil pessoas diariamente. Segundo Sidney Angulo, diretor do E-business Park, o empreendimento está sempre em busca de novas tecnologias para garantir bem-estar e reforçar a segurança. Neste sentido, houve a implementação de um drone de alta tecnologia em junho deste ano para garantir o monitoramento das instalações continuamente.

“O novo drone é equipado com tecnologia de ponta, que permite o uso simultâneo de holofote e alto-falante, funções ideais para intensificar o monitoramento durante o período noturno, além de mais autonomia de bateria para fazer seis rondas aéreas diárias de segurança e conta com um sistema de câmera térmica”, destaca Sidney.

Desde 2019, o E-business Park utiliza drones para auxiliar na segurança. O novo equipamento, do modelo Mavic 3T, contudo, foi escolhido pela entrega de vídeos com qualidade superior e pelo maior raio de alcance. O principal benefício da nova tecnologia, conforme o diretor do complexo, é garantir proteção aos frequentadores.

“O novo equipamento está em operação há cerca de dois meses, mas vale ressaltar que já foi usado para detectar um princípio de incêndio em um veículo no estacionamento. O drone foi fundamental para que realizássemos uma ação preventiva, evitando maiores danos”, afirma Sidney.

O empreendimento, que abriga cerca de 30 empresas nacionais e multinacionais, como Nokia, GE, Lenovo, Teleperformance, EDP e estúdios Mauricio de Sousa, é pioneiro no uso de drone. Inclusive, em 2020 o E-business Park conquistou o primeiro lugar no prêmio Melhor do Ano de Gestão Imobiliária, concedido pela ABRAFAC.

Para gestores de operações, uma das maiores preocupações é a gestão de segurança e manutenção do bem-estar dos ocupantes. Assim, com o intuito de promover insights com experiências práticas, a InfraFM levará gestores de operações, Facilities, Properties e Workplace para conhecer as estruturas do site da Toyota em Sorocaba, do empreendimento do Hipercenter Trimais, da Cidade Center Norte e do site da Natura no Cajamar. Se interessou? Essas visitas acontecerão no 4º Fórum InfraFM Operações & Climatização. Para saber mais sobre o evento, clique aqui.


Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.

Líderes de audiência

Workplace

Refeições compartilhadas é indicador global de conexão e bem-estar

World Happiness Report 2025 reforça que conexões humanas, confiança e atos de cuidado têm impacto direto no bem-estar

Carreira

A falsa força dos “líderes fortes” e o que isso ensina sobre gestão, poder e resiliência

Stephen Kotkin destaca em seu artigo que a força não está em silenciar vozes, mas em criar sistemas capazes de aprender, evoluir e se reinventar

Operações

Compostagem acelerada ganha protagonismo como solução estratégica para resíduos orgânicos e eco...

Estudos internacionais apontam que tecnologias avançadas de compostagem podem transformar resíduos orgânicos em ativo ambiental

Sugestões da Redação

Mercado

Real Estate em 2026. O que orienta a escolha entre ocupar, adaptar ou investir?

Relatório da JLL mostra como a redução da oferta de novos empreendimentos valoriza ativos de alta qualidade no mercado imobiliário global

Mercado

Quando cultura, facilities e negócio falam a mesma língua na educação

Na edtech que quer chegar a 1 milhão de empregos até 2030, Facilities passou a ser protagonista da cultura e do crescimento.

Outside Work

Em 2026, sua casa terá um "CPF". Entenda o que é o Cadastro Imobiliário Brasileiro e como ele afe...

Um novo cadastro nacional vai reorganizar a forma como o Estado enxerga os imóveis no Brasil. A partir de 2026, essa mudança começa a impactar impostos, transações e a gestão patrimonial

Revista InfraFM

Azul por dentro da operação que faz o Brasil voar

Infraestrutura que trata o avião como cliente e formação que sustenta a excelência operacional da companhia aérea

Revista InfraFM

O futuro já começou. Quem vai gerenciá-lo?

Projetando a sociedade do futuro para as nossas vidas

Revista InfraFM

O engenheiro que também aprendeu a cuidar de prédios vivos

A arquitetura humana e tecnológica dos campi do Insper integra educação, convivência e networking