Fale com a nossa equipe e vamos garantir a sua participação
 

"A gente está em plena revolução digital", afirma Moacyr Graça

Especialista em FM analisa as mudanças em relação ao ambiente construído e à experiência dos colaboradores nos últimos anos.

Por Natalia Gonçalves

"A gente está em plena revolução digital", afirma Moacyr Graça

Imagem: Canva.com/ putilich


Com quase 50 anos de experiência em Facility Management, o Dr. Moacyr Eduardo Alves da Graça acompanhou diversas mudanças do setor. Na década de 1970, ele destaca que a visão em Property era construir para competir, sem importar se aquilo resolveria o problema das pessoas ou não. Depois, veio a época de reengenharia de custos: "quando o negócio era reduzir custos a qualquer preço. Então, tudo tinha que ser barato", lembra Graça.

Como engenheiro do ambiente construído, ele chegou a atender um banco que, inicialmente, levaria 14 mil pessoas para outra cidade sem projeto de refeitório no novo local de trabalho. Para agravar a situação, não existiam restaurantes próximos ao espaço. "Mas por quê? Porque quem fez o projeto fez um projeto de coisa, não fez um projeto para gente. É essa a questão", ressalta.

No final, o projeto foi entregue com um mecanismo para que as pessoas pudessem levar a marmita e, na região, restaurantes começaram a surgir aos poucos. Com o tempo, o mercado passou a levar a experiência humana em consideração. "De repente, começamos a pensar em construir, de uma certa maneira, para que as pessoas ficassem felizes dentro dos imóveis", comenta o especialista.

Atualmente, segundo Moacyr: "a gente está em plena revolução digital. Na Europa, por exemplo, vocês só ouvem falar em digital twins". O especialista conta como um dos primeiros prédios com inteligência em São Paulo foi o Citi, na Avenida Paulista, no qual ele contribuiu como consultor para o sistema de ar-condicionado. Em 2024, a edificação completa 38 anos.

 Os prédios inteligentes da atualidade, conforme Graça, podem realizar o monitoramento “de tudo que você puder imaginar”.  Por exemplo, com a utilização de sensores é possível monitorar os pontos de utilização de água e, assim, saber exatamente em quais ambientes ou setores de uma indústria se gasta mais água. Já existem, como compartilha Moacyr, torneiras dotadas de equipamento de medição que mandam os dados de consumo continuamente por Wi-Fi.

“Imagina se eu quisesse fazer isso em um hospital. Eu posso saber quanto gasta de água tanto nos quartos quanto na lavanderia; consigo saber como se comporta o consumo de água do prédio inteiro para qualquer corte que eu queira fazer. Ou seja, eu tenho toda a informação sobre o consumo de água do meu prédio”, explica Moacyr. 

Desta forma, com o propósito de contribuir para o crescimento do setor, a InfraFM traz a palestra Digital Twins: a revolução digital na otimização de processos e ativos. O conteúdo será discutido no Congresso InfraFM, que acontece entre os dias 3 e 5 de junho. Além de ficar por dentro das principais tendências de tecnologia, você vai garantir insights sobre estratégia, gestão de terceiros, operação, riscos e modernidade predial.

Garanta a sua inscrição agora mesmo e saiba como implementar as novas tecnologias!


Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca

Mais lidas da semana

Mercado

Secovi-SP celebra 31 anos do Prêmio Máster Imobiliário com homenagens e grandes cases

Prêmio Máster Imobiliário 2025 celebra inovação, legado e impacto, consolidando tendências que redefinem o mercado de construção e gestão

Workplace

Móveis por assinatura transformam a gestão corporativa

Móveis por assinatura ganham espaço no Brasil e oferecem flexibilidade, sustentabilidade e ganhos financeiros para empresas e Facilities

Operações

Como Fracttal ajudou a UMOE Bioenergy a economizar R$ 600 mil em manutenção industrial

Uso de IoT e inteligência artificial reduziu 850 horas de paradas e mudou a cultura de manutenção, trazendo ganhos de eficiência, segurança e sustentabilidade para a operação

Mercado

Neowrk lança neo.AI, solução inédita para gestão inteligente de espaços corporativos

Novo recurso com inteligência artificial simplifica a tomada de decisão para Facility Managers, transformando dados complexos em respostas rápidas e estratégicas

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Case Lenovo

A jornada da Lenovo que une inovação, pessoas e infraestrutura integram laboratórios que dialogam com a ONU, robôs guiados por digital twins e equipes de Facilities que sustentam 31 mil m² de operação contínua

Revista InfraFM

Como a Telelok ajudou a cop-30 acontecer na Amazônia

Sob a liderança de Nelson Domingues, a empresa expandiu seu papel histórico em eventos globais e assumiu responsabilidades estratégicas na COP-30, construindo um hotel em tempo recorde e coordenando parte da infraestrutura que transformou Belém para receber líderes de todo o mundo

Revista InfraFM

O engenheiro que também aprendeu a cuidar de prédios vivos

A arquitetura humana e tecnológica dos campi do Insper integra educação, convivência e networking

Revista InfraFM

Como hotelaria hospitalar sustenta excelência do cuidado

Um retrato da área de hotelaria hospitalar que sustenta a excelência em saúde