Fale com a nossa equipe e vamos garantir a sua participação
 

Como investir na inovação sustentável com três mudanças

Patricia Lombardi, da Schneider Electric, fala sobre a tendência de edifícios inteligentes e ecoeficientes.

Por Natalia Gonçalves


Foto: Divulgação


O último ano foi marcado pelo aumento de práticas de ESG ao redor do mundo. Segundo a Green Building Council, houve também o crescimento notável no número de certificações Leadership in Energy and Environmental Design (LEED) em 2023. As recentes mudanças no mercado, conforme Patricia Lombardi, líder do segmento de construção na América do Sul na Schneider Electric, refletem como o mercado está se preparando para um futuro mais sustentável.

“Estamos orgulhosos de ter desempenhado um papel vital nesse sucesso, capacitando organizações e comunidades a alcançarem seus objetivos de sustentabilidade”, celebra. Para investir na inovação sustentável, Lombardi diz que as construtoras podem investir na automação predial avançada, no compromisso com a sustentabilidade e na gestão eficiente de software.

Desta forma, as soluções de automação predial de última geração proporcionam aos edifícios a capacidade de operar de maneira mais inteligente e eficiente. Isto é, os sistemas de controle predial integrados da companhia otimizam o consumo de energia e, por meio, de sensores podem oferecer uma experiência aprimorada aos ocupantes, com ambientes mais confortáveis e seguros.

As tecnologias inovadoras não apenas reduzem a pegada de carbono dos edifícios, mas também promovem práticas sustentáveis em todas as fases do ciclo de vida da construção, sendo um dos fatores analisados pelo Green Building Council. Neste sentido, o compromisso com a sustentabilidade deve estar em conformidade com regulamentações ambientais rigorosas.

Neste sentido, a gestão eficiente de softwares desempenha um papel crucial na eficiência operacional de edifícios modernos. Devido a reconhecer essa importância, a Schneider Electric oferece soluções avançadas de softwares que permitem a monitorização remota, a análise de dados em tempo real e a implementação de estratégias proativas para otimizar o desempenho energético e operacional.

Com a implementação de softwares, a manutenção corretiva e preditiva avança para outro nível, pois não é usado mais uma programação para ações corretivas, mas os ajustes são baseados nas próprias condições reais do sistema, resultando em mais eficiência. Desta maneira, é possível garantir mais agilidade na distribuição de tarefas para a equipe de manutenção e Facilities.


Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.

Líderes de audiência

Workplace

Refeições compartilhadas é indicador global de conexão e bem-estar

World Happiness Report 2025 reforça que conexões humanas, confiança e atos de cuidado têm impacto direto no bem-estar

Carreira

A falsa força dos “líderes fortes” e o que isso ensina sobre gestão, poder e resiliência

Stephen Kotkin destaca em seu artigo que a força não está em silenciar vozes, mas em criar sistemas capazes de aprender, evoluir e se reinventar

Operações

Compostagem acelerada ganha protagonismo como solução estratégica para resíduos orgânicos e eco...

Estudos internacionais apontam que tecnologias avançadas de compostagem podem transformar resíduos orgânicos em ativo ambiental

Sugestões da Redação

Mercado

Real Estate em 2026. O que orienta a escolha entre ocupar, adaptar ou investir?

Relatório da JLL mostra como a redução da oferta de novos empreendimentos valoriza ativos de alta qualidade no mercado imobiliário global

Mercado

Quando cultura, facilities e negócio falam a mesma língua na educação

Na edtech que quer chegar a 1 milhão de empregos até 2030, Facilities passou a ser protagonista da cultura e do crescimento.

Outside Work

Em 2026, sua casa terá um "CPF". Entenda o que é o Cadastro Imobiliário Brasileiro e como ele afe...

Um novo cadastro nacional vai reorganizar a forma como o Estado enxerga os imóveis no Brasil. A partir de 2026, essa mudança começa a impactar impostos, transações e a gestão patrimonial

Revista InfraFM

Azul por dentro da operação que faz o Brasil voar

Infraestrutura que trata o avião como cliente e formação que sustenta a excelência operacional da companhia aérea

Revista InfraFM

O futuro já começou. Quem vai gerenciá-lo?

Projetando a sociedade do futuro para as nossas vidas

Revista InfraFM

O engenheiro que também aprendeu a cuidar de prédios vivos

A arquitetura humana e tecnológica dos campi do Insper integra educação, convivência e networking