Fale com a nossa equipe e vamos garantir a sua participação
 

Descobrir gravidez durante transição de carreira foi um pouco assustador, diz nova FM da PwC

Juliana Alves fala sobre o desafio de equilibrar vida pessoal e profissional na entrada para a área de Facility Management.

Por Natalia Gonçalves
Descobrir gravidez durante transição de carreira foi um pouco assustador, diz nova FM da PwC Brasil


Juliana Alves, nova Facilities Manager da PwC Brasil, confessa ter caído de paraquedas na área de Facilities. Ela trabalha há 22 anos na empresa de consultoria, mas foi em 2015 que realizou a transição de carreira. Antes, era analista administrativo sênior. A mudança ocorreu, justamente, quando Alves voltou da licença-maternidade.

Mãe de duas meninas, sendo uma recém-nascida, ela encarou mais o desafio de aprender sobre uma nova área. Pouco tempo depois, foi surpreendida com mais uma gestação. “Foi algo um pouco assustador, mas na época fui muito bem acolhida e até tranquilizada. Ela falou: ‘vai e fica tranquila, quando você voltar, a gente está te esperando. Curte sua filha’”, lembra Alves.

O olhar de cuidado de gestoras mulheres, para Juliana, é diferente por compreender as profissionais em todas as instâncias da vida: profissional, mãe e esposa. Atualmente, as filhas de Juliana têm 12, 9 e 7 anos, mas o cuidado e carinho da gestão se estende até hoje, como na empatia quando uma filha adoce.

Neste sentido, a gestão foi um dos principais motivos para Alves procurar por especializações e acreditar em si mesma. Em 2022, ela conquistou o MBA em Data Intelligence e Analytics na FIAP e recentemente, em junho deste ano, terminou a pós-graduação em Gestão de Serviços.

Desde que “caiu de paraquedas” na área de Facility Management, Juliana aprendeu muito com os colegas e no dia a dia, mas sentiu a necessidade de buscar conhecimento técnico. “Os pares vão te ensinando e contribuindo muito para o seu desenvolvimento. Na questão do olhar clínico, por exemplo, a gente só pega experiência na operação. Mas na parte um pouco mais técnica, precisei buscar alguma capacitação”, comenta.

Após nove anos no cargo de analista de Facilities Sênior, Alves foi promovida a Facilities Manager. “Eu não esperava nesse momento, mas era algo que eu desejava bastante até pela questão do meu plano de carreira, né?  Foi muito satisfatório, muito recompensador.  Você vê que todo o seu esforço ali - horas de sono, horas de dedicação, que desviam da dedicação para a família – é reconhecido”, compartilha.

Pouco mais de duas semanas no cargo, ela brinca que não deu tempo apenas para conhecer a nova posição em expedição e distribuição, pois os desafios entraram no caminho. “É uma área ali dentro da área de facilidades, que eu não conheço. Muitas vezes, temos uma visão do macro, mas não conhecemos os detalhes da operação”, conta Juliana. 


Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.

Líderes de audiência

Workplace

Refeições compartilhadas é indicador global de conexão e bem-estar

World Happiness Report 2025 reforça que conexões humanas, confiança e atos de cuidado têm impacto direto no bem-estar

Carreira

A falsa força dos “líderes fortes” e o que isso ensina sobre gestão, poder e resiliência

Stephen Kotkin destaca em seu artigo que a força não está em silenciar vozes, mas em criar sistemas capazes de aprender, evoluir e se reinventar

Operações

Compostagem acelerada ganha protagonismo como solução estratégica para resíduos orgânicos e eco...

Estudos internacionais apontam que tecnologias avançadas de compostagem podem transformar resíduos orgânicos em ativo ambiental

Sugestões da Redação

Mercado

Real Estate em 2026. O que orienta a escolha entre ocupar, adaptar ou investir?

Relatório da JLL mostra como a redução da oferta de novos empreendimentos valoriza ativos de alta qualidade no mercado imobiliário global

Mercado

Quando cultura, facilities e negócio falam a mesma língua na educação

Na edtech que quer chegar a 1 milhão de empregos até 2030, Facilities passou a ser protagonista da cultura e do crescimento.

Outside Work

Em 2026, sua casa terá um "CPF". Entenda o que é o Cadastro Imobiliário Brasileiro e como ele afe...

Um novo cadastro nacional vai reorganizar a forma como o Estado enxerga os imóveis no Brasil. A partir de 2026, essa mudança começa a impactar impostos, transações e a gestão patrimonial

Revista InfraFM

Azul por dentro da operação que faz o Brasil voar

Infraestrutura que trata o avião como cliente e formação que sustenta a excelência operacional da companhia aérea

Revista InfraFM

O futuro já começou. Quem vai gerenciá-lo?

Projetando a sociedade do futuro para as nossas vidas

Revista InfraFM

O engenheiro que também aprendeu a cuidar de prédios vivos

A arquitetura humana e tecnológica dos campi do Insper integra educação, convivência e networking