Fale com a nossa equipe e vamos garantir a sua participação
 

Descobrir gravidez durante transição de carreira foi um pouco assustador, diz nova FM da PwC

Juliana Alves fala sobre o desafio de equilibrar vida pessoal e profissional na entrada para a área de Facility Management.

Por Natalia Gonçalves
Descobrir gravidez durante transição de carreira foi um pouco assustador, diz nova FM da PwC Brasil


Juliana Alves, nova Facilities Manager da PwC Brasil, confessa ter caído de paraquedas na área de Facilities. Ela trabalha há 22 anos na empresa de consultoria, mas foi em 2015 que realizou a transição de carreira. Antes, era analista administrativo sênior. A mudança ocorreu, justamente, quando Alves voltou da licença-maternidade.

Mãe de duas meninas, sendo uma recém-nascida, ela encarou mais o desafio de aprender sobre uma nova área. Pouco tempo depois, foi surpreendida com mais uma gestação. “Foi algo um pouco assustador, mas na época fui muito bem acolhida e até tranquilizada. Ela falou: ‘vai e fica tranquila, quando você voltar, a gente está te esperando. Curte sua filha’”, lembra Alves.

O olhar de cuidado de gestoras mulheres, para Juliana, é diferente por compreender as profissionais em todas as instâncias da vida: profissional, mãe e esposa. Atualmente, as filhas de Juliana têm 12, 9 e 7 anos, mas o cuidado e carinho da gestão se estende até hoje, como na empatia quando uma filha adoce.

Neste sentido, a gestão foi um dos principais motivos para Alves procurar por especializações e acreditar em si mesma. Em 2022, ela conquistou o MBA em Data Intelligence e Analytics na FIAP e recentemente, em junho deste ano, terminou a pós-graduação em Gestão de Serviços.

Desde que “caiu de paraquedas” na área de Facility Management, Juliana aprendeu muito com os colegas e no dia a dia, mas sentiu a necessidade de buscar conhecimento técnico. “Os pares vão te ensinando e contribuindo muito para o seu desenvolvimento. Na questão do olhar clínico, por exemplo, a gente só pega experiência na operação. Mas na parte um pouco mais técnica, precisei buscar alguma capacitação”, comenta.

Após nove anos no cargo de analista de Facilities Sênior, Alves foi promovida a Facilities Manager. “Eu não esperava nesse momento, mas era algo que eu desejava bastante até pela questão do meu plano de carreira, né?  Foi muito satisfatório, muito recompensador.  Você vê que todo o seu esforço ali - horas de sono, horas de dedicação, que desviam da dedicação para a família – é reconhecido”, compartilha.

Pouco mais de duas semanas no cargo, ela brinca que não deu tempo apenas para conhecer a nova posição em expedição e distribuição, pois os desafios entraram no caminho. “É uma área ali dentro da área de facilidades, que eu não conheço. Muitas vezes, temos uma visão do macro, mas não conhecemos os detalhes da operação”, conta Juliana. 


Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca

Mais lidas da semana

Mercado

Secovi-SP celebra 31 anos do Prêmio Máster Imobiliário com homenagens e grandes cases

Prêmio Máster Imobiliário 2025 celebra inovação, legado e impacto, consolidando tendências que redefinem o mercado de construção e gestão

Workplace

Móveis por assinatura transformam a gestão corporativa

Móveis por assinatura ganham espaço no Brasil e oferecem flexibilidade, sustentabilidade e ganhos financeiros para empresas e Facilities

Operações

Como Fracttal ajudou a UMOE Bioenergy a economizar R$ 600 mil em manutenção industrial

Uso de IoT e inteligência artificial reduziu 850 horas de paradas e mudou a cultura de manutenção, trazendo ganhos de eficiência, segurança e sustentabilidade para a operação

Mercado

Neowrk lança neo.AI, solução inédita para gestão inteligente de espaços corporativos

Novo recurso com inteligência artificial simplifica a tomada de decisão para Facility Managers, transformando dados complexos em respostas rápidas e estratégicas

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Case Lenovo

A jornada da Lenovo que une inovação, pessoas e infraestrutura integram laboratórios que dialogam com a ONU, robôs guiados por digital twins e equipes de Facilities que sustentam 31 mil m² de operação contínua

Revista InfraFM

Como a Telelok ajudou a cop-30 acontecer na Amazônia

Sob a liderança de Nelson Domingues, a empresa expandiu seu papel histórico em eventos globais e assumiu responsabilidades estratégicas na COP-30, construindo um hotel em tempo recorde e coordenando parte da infraestrutura que transformou Belém para receber líderes de todo o mundo

Revista InfraFM

O engenheiro que também aprendeu a cuidar de prédios vivos

A arquitetura humana e tecnológica dos campi do Insper integra educação, convivência e networking

Revista InfraFM

Como hotelaria hospitalar sustenta excelência do cuidado

Um retrato da área de hotelaria hospitalar que sustenta a excelência em saúde