Fale com a nossa equipe e vamos garantir a sua participação
 

Nova presidente da ABRAFAC pretende expandir atuação para além de São Paulo

Lívia Lourenço compartilha trajetória na associação e prioridades da gestão para fortalecimento do setor.

Por Natalia Gonçalves

Nova presidente da ABRAFAC pretende expandir atuação para além de São Paulo


No primeiro emprego, com 18 anos, Lívia Lourenço iniciou a trajetória na área de Facility Management. Ainda no subsolo, onde era comum estar a área de serviços, Lívia aprendeu sobre soft e hard services. Apesar do conhecimento técnico surgir nessa primeira experiência, a importância da atuação de FM era clara para a jovem profissional, que sempre participou de grupos direcionados à área com o pai.

Um dos fundadores do GRUPAS (Grupo de Gestores de Facilities), o pai de Lívia, Antonio Augusto Lourenço, era entusiasta em reunir profissionais administradores de serviços para compartilhar boas práticas. Em caminho parecido, a profissional se tornou associada ABRAFAC (Associação Brasileira de Property, Workplace e Facility Management) em 2017, associação, inclusive, formada por alguns integrantes do GRUPAS. No início deste ano, ela conquistou a presidência da instituição.

“Mesmo sem ter nenhum cargo, eu ajudava voluntariamente nos congressos, jantares e premiações. Eu ficava encantada com o trabalho da associação, com o glamour dos eventos e a qualidade dos trabalhos apresentados”, lembra Lívia. Em 2019, foi convidada a participar do Conselho da ABRAFAC de forma mais direta. Um ano depois, se tornou conselheira e em 2021 conquistou o cargo de Diretora Secretária, para ajudar na administração.

Contudo, a presidência da associação não era algo que esperava. “Fui encorajada pela diretoria, mas não pude aceitar imediatamente”, comenta a executiva. A hesitação inicial para assumir o cargo estava relacionada a necessidade do aval da JLL, multinacional onde atua desde 2011. Após obter a liberação, ela e a diretoria da ABRAFAC começaram a montar a chapa.

“Atualmente, tenho a honra de contar com diretores e vice-presidente espetaculares e renomados no mercado, o que me deixa confiante de que, juntos, continuaremos contribuindo significativamente para o progresso do setor. A sintonia entre nós é valiosa, e todos esses esforços são em prol do bem comum”, destaca Lívia. No momento, os profissionais estão imersos no desenvolvimento do planejamento para 2024.

Para continuar com uma ABRAFAC cada vez melhor e mais atuante, Lívia aposta em Comitês Técnicos na nova gestão. “Começamos tímidos, com o Comitê de Workplace, e hoje contamos com mais dois: Sustentabilidade e Hospitais. Na nova gestão, vamos iniciar o Comitê de Contratações, que é um pedido antigo, e reativar o Comitê de Property. Esses comitês geram materiais e são espaços para apoiar o trabalho dos associados”, destaca.

Outro plano, segundo a presidente, é expandir a atuação da associação para outros lugares do Brasil, para além de São Paulo. “Já temos o projeto para a diretoria do interior de São Paulo e queremos fortalecer nossa presença em outras capitais e regiões”, comenta Lívia. Além disso, uma das prioridades da ABRAFAC é promover o programa de Certificação ABRAFAC C11FM.

“Mas não é só: pretendemos dar continuidade ao relacionamento com associações internacionais. Também estamos montando um banco de vagas, em parceria com grandes empresas associadas, a fim de ajudar os profissionais a se posicionarem no mercado de trabalho”, completa. 


Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.

Líderes de audiência

Workplace

Refeições compartilhadas é indicador global de conexão e bem-estar

World Happiness Report 2025 reforça que conexões humanas, confiança e atos de cuidado têm impacto direto no bem-estar

Carreira

A falsa força dos “líderes fortes” e o que isso ensina sobre gestão, poder e resiliência

Stephen Kotkin destaca em seu artigo que a força não está em silenciar vozes, mas em criar sistemas capazes de aprender, evoluir e se reinventar

Operações

Compostagem acelerada ganha protagonismo como solução estratégica para resíduos orgânicos e eco...

Estudos internacionais apontam que tecnologias avançadas de compostagem podem transformar resíduos orgânicos em ativo ambiental

Sugestões da Redação

Mercado

Real Estate em 2026. O que orienta a escolha entre ocupar, adaptar ou investir?

Relatório da JLL mostra como a redução da oferta de novos empreendimentos valoriza ativos de alta qualidade no mercado imobiliário global

Mercado

Quando cultura, facilities e negócio falam a mesma língua na educação

Na edtech que quer chegar a 1 milhão de empregos até 2030, Facilities passou a ser protagonista da cultura e do crescimento.

Outside Work

Em 2026, sua casa terá um "CPF". Entenda o que é o Cadastro Imobiliário Brasileiro e como ele afe...

Um novo cadastro nacional vai reorganizar a forma como o Estado enxerga os imóveis no Brasil. A partir de 2026, essa mudança começa a impactar impostos, transações e a gestão patrimonial

Revista InfraFM

Azul por dentro da operação que faz o Brasil voar

Infraestrutura que trata o avião como cliente e formação que sustenta a excelência operacional da companhia aérea

Revista InfraFM

O futuro já começou. Quem vai gerenciá-lo?

Projetando a sociedade do futuro para as nossas vidas

Revista InfraFM

O engenheiro que também aprendeu a cuidar de prédios vivos

A arquitetura humana e tecnológica dos campi do Insper integra educação, convivência e networking