Fale com a nossa equipe e vamos garantir a sua participação
 

Otis moderniza o B21 com tecnologias de ponta

Após 36 meses, o edifício conta com elevadores renovados que também oferecem sustentabilidade.

Por Mateus Murozaki

Elevadores modernizados no Birmann 21

Foto: Divulgação

Após 36 meses, o Edifício Birmann 21 viu completa a modernização de seus 13 elevadores. O projeto foi criado e executado pela Otis Brasil, empresa referência na fabricação, instalação e manutenção de elevadores e escadas rolantes, que já trabalha no prédio desde sua inauguração.

Substituição de cabos, motores, sinalização, botões de chamada e portas foram pontos do projeto e, além disso, foi instalado o Compass 360 da empresa, tecnologia que integra o sistema de elevadores com o de acesso do edifício, enquanto os elevadores originais ainda estavam em funcionamento. Essa é a primeira vez que a prática é realizada no Brasil.

A abordagem permite uma navegação harmônica visto que o sistema utiliza da tecnologia de SmartGrouping, que agrupa passageiros por zonas e destinos, reduzindo o tempo de viagem.

De todos os elevadores modernizados, 11 são unidades Otis SkyRise, o mais avançado da empresa; um já existente teve sua estética e controle modernizados com a solução Flex Drive e outro foi completamente substituído por um modelo Gen2 sem casa de máquinas que utiliza tecnologia de acionamento por correia plana, substituindo as cordas convencionais e diminui significativamente a vibração.

Em termos de sustentabilidade, os novos modelos utilizam 70% menos energia do que os anteriores devido aos drives ReGen que capturam a energia durante a frenagem que seria perdida e a convertem novamente em eletricidade para ser utilizada por outros sistemas do edifício.

“Esta é uma das maiores modernizações da história da Otis Brasil e um grande marco para a empresa. A Otis fabricou e instalou os elevadores originais quando o Birmann 21 foi inaugurado em 1998 e os mantém desde então. Agora, temos o orgulho de modernizar todos os equipamentos com nossos elevadores mais rápidos do país, chegando a 7 m/s”, afirma Fernando Peiter, diretor de Marketing e Vendas da Otis para a América Latina.



Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.

Líderes de audiência

Workplace

Refeições compartilhadas é indicador global de conexão e bem-estar

World Happiness Report 2025 reforça que conexões humanas, confiança e atos de cuidado têm impacto direto no bem-estar

Carreira

A falsa força dos “líderes fortes” e o que isso ensina sobre gestão, poder e resiliência

Stephen Kotkin destaca em seu artigo que a força não está em silenciar vozes, mas em criar sistemas capazes de aprender, evoluir e se reinventar

Operações

Compostagem acelerada ganha protagonismo como solução estratégica para resíduos orgânicos e eco...

Estudos internacionais apontam que tecnologias avançadas de compostagem podem transformar resíduos orgânicos em ativo ambiental

Sugestões da Redação

Mercado

Real Estate em 2026. O que orienta a escolha entre ocupar, adaptar ou investir?

Relatório da JLL mostra como a redução da oferta de novos empreendimentos valoriza ativos de alta qualidade no mercado imobiliário global

Mercado

Quando cultura, facilities e negócio falam a mesma língua na educação

Na edtech que quer chegar a 1 milhão de empregos até 2030, Facilities passou a ser protagonista da cultura e do crescimento.

Outside Work

Em 2026, sua casa terá um "CPF". Entenda o que é o Cadastro Imobiliário Brasileiro e como ele afe...

Um novo cadastro nacional vai reorganizar a forma como o Estado enxerga os imóveis no Brasil. A partir de 2026, essa mudança começa a impactar impostos, transações e a gestão patrimonial

Revista InfraFM

Azul por dentro da operação que faz o Brasil voar

Infraestrutura que trata o avião como cliente e formação que sustenta a excelência operacional da companhia aérea

Revista InfraFM

O futuro já começou. Quem vai gerenciá-lo?

Projetando a sociedade do futuro para as nossas vidas

Revista InfraFM

O engenheiro que também aprendeu a cuidar de prédios vivos

A arquitetura humana e tecnológica dos campi do Insper integra educação, convivência e networking