Fale com a nossa equipe e vamos garantir a sua participação
 

"A gente está em plena revolução digital", afirma Moacyr Graça

Especialista em FM analisa as mudanças em relação ao ambiente construído e à experiência dos colaboradores nos últimos anos.

Por Natalia Gonçalves

"A gente está em plena revolução digital", afirma Moacyr Graça

Imagem: Canva.com/ putilich


Com quase 50 anos de experiência em Facility Management, o Dr. Moacyr Eduardo Alves da Graça acompanhou diversas mudanças do setor. Na década de 1970, ele destaca que a visão em Property era construir para competir, sem importar se aquilo resolveria o problema das pessoas ou não. Depois, veio a época de reengenharia de custos: "quando o negócio era reduzir custos a qualquer preço. Então, tudo tinha que ser barato", lembra Graça.

Como engenheiro do ambiente construído, ele chegou a atender um banco que, inicialmente, levaria 14 mil pessoas para outra cidade sem projeto de refeitório no novo local de trabalho. Para agravar a situação, não existiam restaurantes próximos ao espaço. "Mas por quê? Porque quem fez o projeto fez um projeto de coisa, não fez um projeto para gente. É essa a questão", ressalta.

No final, o projeto foi entregue com um mecanismo para que as pessoas pudessem levar a marmita e, na região, restaurantes começaram a surgir aos poucos. Com o tempo, o mercado passou a levar a experiência humana em consideração. "De repente, começamos a pensar em construir, de uma certa maneira, para que as pessoas ficassem felizes dentro dos imóveis", comenta o especialista.

Atualmente, segundo Moacyr: "a gente está em plena revolução digital. Na Europa, por exemplo, vocês só ouvem falar em digital twins". O especialista conta como um dos primeiros prédios com inteligência em São Paulo foi o Citi, na Avenida Paulista, no qual ele contribuiu como consultor para o sistema de ar-condicionado. Em 2024, a edificação completa 38 anos.

 Os prédios inteligentes da atualidade, conforme Graça, podem realizar o monitoramento “de tudo que você puder imaginar”.  Por exemplo, com a utilização de sensores é possível monitorar os pontos de utilização de água e, assim, saber exatamente em quais ambientes ou setores de uma indústria se gasta mais água. Já existem, como compartilha Moacyr, torneiras dotadas de equipamento de medição que mandam os dados de consumo continuamente por Wi-Fi.

“Imagina se eu quisesse fazer isso em um hospital. Eu posso saber quanto gasta de água tanto nos quartos quanto na lavanderia; consigo saber como se comporta o consumo de água do prédio inteiro para qualquer corte que eu queira fazer. Ou seja, eu tenho toda a informação sobre o consumo de água do meu prédio”, explica Moacyr. 

Desta forma, com o propósito de contribuir para o crescimento do setor, a InfraFM traz a palestra Digital Twins: a revolução digital na otimização de processos e ativos. O conteúdo será discutido no Congresso InfraFM, que acontece entre os dias 3 e 5 de junho. Além de ficar por dentro das principais tendências de tecnologia, você vai garantir insights sobre estratégia, gestão de terceiros, operação, riscos e modernidade predial.

Garanta a sua inscrição agora mesmo e saiba como implementar as novas tecnologias!


Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.

Líderes de audiência

Workplace

Refeições compartilhadas é indicador global de conexão e bem-estar

World Happiness Report 2025 reforça que conexões humanas, confiança e atos de cuidado têm impacto direto no bem-estar

Carreira

A falsa força dos “líderes fortes” e o que isso ensina sobre gestão, poder e resiliência

Stephen Kotkin destaca em seu artigo que a força não está em silenciar vozes, mas em criar sistemas capazes de aprender, evoluir e se reinventar

Operações

Compostagem acelerada ganha protagonismo como solução estratégica para resíduos orgânicos e eco...

Estudos internacionais apontam que tecnologias avançadas de compostagem podem transformar resíduos orgânicos em ativo ambiental

Sugestões da Redação

Mercado

Real Estate em 2026. O que orienta a escolha entre ocupar, adaptar ou investir?

Relatório da JLL mostra como a redução da oferta de novos empreendimentos valoriza ativos de alta qualidade no mercado imobiliário global

Mercado

Quando cultura, facilities e negócio falam a mesma língua na educação

Na edtech que quer chegar a 1 milhão de empregos até 2030, Facilities passou a ser protagonista da cultura e do crescimento.

Outside Work

Em 2026, sua casa terá um "CPF". Entenda o que é o Cadastro Imobiliário Brasileiro e como ele afe...

Um novo cadastro nacional vai reorganizar a forma como o Estado enxerga os imóveis no Brasil. A partir de 2026, essa mudança começa a impactar impostos, transações e a gestão patrimonial

Revista InfraFM

Azul por dentro da operação que faz o Brasil voar

Infraestrutura que trata o avião como cliente e formação que sustenta a excelência operacional da companhia aérea

Revista InfraFM

O futuro já começou. Quem vai gerenciá-lo?

Projetando a sociedade do futuro para as nossas vidas

Revista InfraFM

O engenheiro que também aprendeu a cuidar de prédios vivos

A arquitetura humana e tecnológica dos campi do Insper integra educação, convivência e networking