NEOWRK
 

Novo diretor de operações da Cushman&Wakefield fala sobre atuação generalista

Rodrigo Costev compartilha perspectivas sobre o mercado de FM e lembra início da carreira.

Por Natalia Gonçalves

Novo diretor de operações da Cushman&Wakefield fala sobre atuação generalista

Apesar de pouco mais de dois meses no novo cargo, Rodrigo Costev já está em fase de mudanças. Ele é o novo diretor de operações da Cushman&Wakefield, onde trabalha desde 2007. Com o conhecimento dos desafios do dia a dia, Costev trabalha atualmente nos procedimentos internos da área, organização dos times, criação de novas políticas internas e engajamento do time de Facility Management.

O tempo de casa é um dos fatores que cria um ambiente favorável para a implementação de “um legado positivo”, com o qual executivo pretende gerar o crescimento da satisfação dos clientes. “O principal desafio é administrar a ansiedade para que as ações e iniciativas sejam planejadas e construídas sob alicerces sólidos e duradouros”, ressalta.


Mais de duas décadas em operações

No primeiro ano da faculdade de engenharia elétrica, Costev passou no processo seletivo para estágio em uma multinacional espanhola especialista em Facilities Services. Após um ano e meio como estagiário, ele foi efetivado como supervisor do time de gerenciamento e de manutenção. Em 2004, se tornou gerente de contratos na mesma empresa.

Depois de sete anos na multinacional, Rodrigo foi convidado a ocupar o cargo de gerente de operação na Cushman&Wakefield, para liderar projetos de gerenciamento de Facilities e manutenção em redes de varejo. Em 2014, foi promovido a gerente de portfólio de operações, sendo responsável por clientes de diversos segmentos do mercado, mas também participando de comitês e decisões estratégicas da empresa.

No ano passado, o profissional assumiu o cargo de diretor de operações. “Sempre gostei de assumir desafios, independente se estão diretamente sob minha responsabilidade direta ou não. Eu já estava trabalhando muito próximo do meu antecessor apoiando em temas diversos a fim de colaborar com o crescimento do departamento de FM da C&W de forma estruturada e organizada”, comenta.

O convite foi feito em novembro de 2023 e, segundo Rodrigo, ele sentiu ainda mais reconhecido e valorizado pela Cushman&Wakefield. “Depois de 16 anos de empresa, me sinto pronto para dar o próximo passo e contribuir estrategicamente com o crescimento da empresa e de nossos clientes”, afirma.

Qual é a importância do perfil generalista em FM?

Para Costev, no segmento de FM é imprescindível ter habilidades e conhecimentos multidisciplinares: “os temas abordados no gerenciamento de espaços, serviços e propriedades requerem flexibilidade e busca de soluções técnicas e administrativas simultaneamente na maioria das vezes”, observa. Segundo o executivo, a estratégia de comunicação e planejamento de múltiplas atividades e rotinas requerem habilidades que, normalmente, são mais evidentes em profissionais com perfil generalista.

“Isso não significa que em nosso segmento de mercado não há espaço para especialistas, mas o campo de atuação é mais restrito. Como gerenciadores precisamos ter a visão mais ampla para conduzir os assuntos e sempre acionando especialistas quando houver a demanda específica. Essa visão sobre a necessidade de uma atuação mais generalista me direcionou academicamente para um MBA de Gestão de Projetos”, completa Rodrigo.


Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


TEMON

Mais lidas da semana

Operações

Como transformar ciência em confiança para Facilities

Tecnologia, laudos, relatórios e método exclusivo: conheça a tecnologia e solução em higienização de superfícies têxteis que faz da MilliCare a parceira estratégica para líderes em Facilities

Carreira

Tecnologia, humanização e estratégia

Como Sonia Keiko está transformando o modelo de manutenção predial no Brasil

Carreira

Será que falta só mão de obra? Ou será que falta gente que cuida de gente?

Uma gestão que vai muito além da manutenção, ela começa com empatia e respeito a equipe dos bastidores

Mercado

Temon Serviços aposta em IA e bônus por assiduidade para engajar colaboradores

Líder na manutenção dos maiores edifícios comerciais do país, empresa amplia investimento em Recursos Humanos e se alinha às transformações do setor

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Pessoas, espaços e dados: nova rotina na gestão de Facilities da Roche

Da horta colaborativa ao projeto K6, inovação e propósito movem a área de operações

Revista InfraFM

20º Congresso e 12ª Expo InfraFM 2025

A 12ª Expo e o 20º Congresso InfraFM consolidam o posto de maior encontro do setor na América Latina. Três dias de evento, 165 palestras pulsando inovação e conteúdo estratégico, 136 expositores e 5 patrocinadores.

Revista InfraFM

11º Prêmio Indicados InfraFM 2025

O reconhecimento que move e inspira o setor do Facility, Property & Workplace Management

Revista InfraFM

Expo InfraFM 2025 é onde o futuro da gestão acontece

O Expo Center Norte foi palco da maior reunião de soluções, ideias e conexões para o setor de Facility, Property e Workplace Management da América Latina. A 12ª Expo InfraFM reuniu 136 expositores que mostraram, na prática, como tecnologia, sustentabilidade e inteligência de dados estão redesenhando

Revista InfraFM

Por que o esg da Globo deveria estar no seu radar?

O Relatório ESG 2024 da Globo destaca avanços na agenda ambiental da empresa.

Revista InfraFM

Infraestrutura sob controle e os bastidores do Facility Management na cart

Por dentro da operação que garante eficiência, segurança e sustentabilidade em mais de 400 km de rodovias

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP