Fale com a nossa equipe e vamos garantir a sua participação
 

Como é possível reduzir os custos com limpeza em 40%?

Especialista em planejamento e desenvolvimento, Fabio Yamashita, compartilha case de sucesso e fala os desafios da profissionalização de serviços no Brasil.

Por Natalia Gonçalves

Como é possível reduzir os custos com limpeza em 40%?
A limpeza não pode ser tanto faz. Durante a pandemia de Covid-19, houve uma grande valorização do setor de limpeza profissional, onde foi possível compreender, por exemplo, a importância das técnicas e produtos específicos para a desinfecção de superfícies. Contudo, para Fabio Yamashita, head de planejamento e desenvolvimento o na GMO Facilities, essa mudança não foi o suficiente.

Embora o mercado de limpeza movimente bilhões de reais ao ano, a profissionalização ainda é uma realidade distante. De acordo com a última pesquisa realizada pela Associação Brasileira do Mercado de Limpeza Profissional (Abralimp), a indústria de limpeza movimenta R$100 bilhões ao ano. Ao mesmo tempo, são poucas as empresas de serviços que oferecem a limpeza profissional.

Segundo Fabio, atualmente qualquer um pode abrir uma empresa de limpeza, sendo ainda uma consequência do pouco entendimento da importância desse setor. “Hoje, qualquer pessoa com conhecimento em limpeza doméstica começa a empreender nesse mercado. Limpar o chão de uma fábrica ou escritório com um pano e rodo ainda é uma realidade”, afirma o especialista.

“O que se nota hoje no mercado é o foco no gerenciamento das pessoas e não das técnicas de limpeza. Infelizmente, a essência para qual as empresas são contratadas está se perdendo. Quando o cliente terceiriza uma atividade, ela busca uma empresa com expertise na área”, completa Yamashita.

Para essa realidade mudar, é necessário olhar para as culturas das empresas, tanto de contratantes quanto de prestadores de serviços. De um lado, conforme Fabio, as prestadoras de serviços devem buscar os conhecimentos tanto em gestão como na técnica – treinando e capacitando seus colaboradores operacionais, inclusive de executivos; e do outro, os tomadores de serviços, devem cobrar cada vez mais a profissionalização.

Em uma das empresas onde Yamashita analisou a limpeza, foi realizado um trabalho com o departamento de recursos humanos, como ele destaca. Na época, ele mesmo elaborou o material de conscientização de consumo de materiais de higiene. “A limpeza profissional proporciona, além de redução de custos, melhoria na performance do serviço, maior vantagem competitiva, diferenciação no mercado e inovação”, diz.

Neste sentido, Fabio aponta que a mudança de perspectiva sobre limpeza pode trazer benefícios para os profissionais envolvidos, mas também para as empresas, pois uma das consequências da limpeza profissional é a otimização de recursos. “Já fui em empresas em que o cliente estava usando 24 itens de materiais e produtos de limpeza, quando era possível usar apenas um”, lembra.

Como responsável por planejamento e desenvolvimento, Yamashita realiza o levantamento técnico junto as empresas contraentes. Nesse processo, é realizado o estudo de tempo padrão da limpeza e de consumo de materiais de higiene. Em um dos estudos realizados, ele percebeu o consumo elevado dos materiais com possibilidade de redução de 40%.

“O trabalho de conscientização ocorreu junto com o pessoal da fábrica, em vestiários, e do administrativo. Houve a colagem de algumas etiquetas no banheiro, então passou, justamente, para essa mudança de cultura”, lembra. A empresa citada contava com cerca de mil funcionários, mas gastava mais de R$261 mil com papel higiênico e toalha.

A área de planejamento e desenvolvimento atua tanto no comercial, em visitas técnicas, na inteligência de mercado e no desenvolvimento de novos negócios, quanto no operacional, na padronização de processos, na elaboração de projetos de inovação e na formação técnica dos colaboradores. 

Para Yamashita, é importante que as empresas de limpeza ao buscarem a melhor solução para o cliente: "primeiro entenda o negócio dele, sua atividade-fim, seu posicionamento de marca, o mercado que ele está inserido, seus valores e sua missão. E em segundo lugar, identifique que tipo de valor que a limpeza poderia agregar em seu negócio e, por fim, como especialistas na área, adotem as melhores práticas".


Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca

Mais lidas da semana

Mercado

Secovi-SP celebra 31 anos do Prêmio Máster Imobiliário com homenagens e grandes cases

Prêmio Máster Imobiliário 2025 celebra inovação, legado e impacto, consolidando tendências que redefinem o mercado de construção e gestão

Workplace

Móveis por assinatura transformam a gestão corporativa

Móveis por assinatura ganham espaço no Brasil e oferecem flexibilidade, sustentabilidade e ganhos financeiros para empresas e Facilities

Operações

Como Fracttal ajudou a UMOE Bioenergy a economizar R$ 600 mil em manutenção industrial

Uso de IoT e inteligência artificial reduziu 850 horas de paradas e mudou a cultura de manutenção, trazendo ganhos de eficiência, segurança e sustentabilidade para a operação

Mercado

Neowrk lança neo.AI, solução inédita para gestão inteligente de espaços corporativos

Novo recurso com inteligência artificial simplifica a tomada de decisão para Facility Managers, transformando dados complexos em respostas rápidas e estratégicas

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Case Lenovo

A jornada da Lenovo que une inovação, pessoas e infraestrutura integram laboratórios que dialogam com a ONU, robôs guiados por digital twins e equipes de Facilities que sustentam 31 mil m² de operação contínua

Revista InfraFM

Como a Telelok ajudou a cop-30 acontecer na Amazônia

Sob a liderança de Nelson Domingues, a empresa expandiu seu papel histórico em eventos globais e assumiu responsabilidades estratégicas na COP-30, construindo um hotel em tempo recorde e coordenando parte da infraestrutura que transformou Belém para receber líderes de todo o mundo

Revista InfraFM

O engenheiro que também aprendeu a cuidar de prédios vivos

A arquitetura humana e tecnológica dos campi do Insper integra educação, convivência e networking

Revista InfraFM

Como hotelaria hospitalar sustenta excelência do cuidado

Um retrato da área de hotelaria hospitalar que sustenta a excelência em saúde