Sorteios 11ª Expo
 

Apesar do aumento de incêndios estruturais, medidas preventivas são negligenciadas

Notícias de incêndios estruturais cresceram 8,9% em 2023, mas a priorização de metas imediatas em detrimento da segurança ainda é comum. Confira medidas para assegurar a eletricidade segura.

Por Natalia Gonçalves

Apesar do aumento de incêndios estruturais, medidas preventivas são negligenciadas

Foto: Canva.com/kwanchaichaiudom


​O descaso com a implementação de medidas preventivas pode ocorrer por diversos motivos, como a falta de recursos financeiros, falta de compreensão dos riscos ou, simplesmente, a priorização de metas imediatas em detrimento da segurança a longo prazo. Para Danilo Barros, coordenador de Facilities e Manutenção no Grupo Fleury, a pressão por resultados imediatos pode ser um desafio para a adoção de práticas preventivas nas empresas.

Uma das consequências da negligência em relação a manutenção preventiva e regular são os incêndios. Segundo monitoramento do Instituto Sprinkler Brasil, apenas em 2023 foram noticiados 2222 incêndios em prédios corporativos e indústrias, um aumento de 8,9% em comparação com 2022. Desta forma, garantir eletricidade segura se tornou um tema urgente para os gerentes de infraestrutura. Conforme Danilo, algumas medidas para assegurar a eletricidade segura são:

- Manutenção regular: realizar inspeções regulares em instalações elétricas, substituindo fios desgastados ou danificados;
- Profissionais qualificados: contratar eletricistas qualificados para instalações e reparos, garantindo conformidade com normas de segurança;
- Proteção contra sobrecarga: utilize dispositivos de proteção contra sobrecarga, como disjuntores, para prevenir danos aos equipamentos e reduzir riscos de incêndio;
- Aterramento adequado: certifique-se de que o sistema elétrico está devidamente aterrado para evitar choques elétricos;
- Uso consciente de equipamentos: evite sobrecarregar tomadas, desconecte aparelhos quando não estiverem em uso e utilize equipamentos elétricos de forma responsável;
- Treinamento dos usuários: eduque os usuários sobre práticas seguras de uso da eletricidade, incluindo o reconhecimento de sinais de problemas elétricos;
- Sinalização adequada: marque e sinalize áreas de risco elétrico, alertando as pessoas sobre possíveis perigos;
- Atualização tecnológica: se mantenha atualizado com tecnologias de segurança elétrica e incorpore avanços relevantes nas instalações.

De acordo com a última pesquisa do Instituto Ipos realizada sobre o risco de incêndio nas empresas, apenas 54% das corporações dizem categoricamente ter planos de contingência estruturados para essas ocorrências. O estudo foi realizado com empresas multinacionais e de capital nacional com mais de 250 funcionários, em 2019. Ainda, a pesquisa apontou que apenas 14% das empresas entrevistadas contam com sistemas de sprinklers nas instalações.

Embora, mais da metade das empresas entrevistas possuam planos de contingência, a conscientização da importância da manutenção preventiva ainda é tímida. Neste sentido, Barros explica que alguns cenários podem se tornar impasses para a realização de manutenção regular em empresas e indústrias, tais como:

- Restrições orçamentárias ou limitações financeiras podem levar as empresas a priorizarem custos imediatos em detrimento da manutenção preventiva.
- Paradas de produção ou programar a manutenção pode exigir paradas nas operações, o que pode impactar a produção e causar resistência por parte da gestão;
- Falta de pessoal qualificado e a escassez de profissionais qualificados para realizar a manutenção pode ser um desafio, especialmente em setores específicos.

Além disso, Barros observa que os equipamentos de difícil acesso, em instalações complexas, podem ser negligenciados devido à complexidade ou custo associado à manutenção. “Superar esses impasses geralmente envolve um equilíbrio entre as demandas operacionais imediatas e o reconhecimento dos benefícios a longo prazo da manutenção regular”, afirma.

Quer saber mais sobre o assunto? No 3º Fórum InfraFM Indústrias & Sites Remotos, a InfraFM convidou Alexandre Teixeira, especialista em estratégias de Facility Management, para falar sobre sistemas de manutenção preditiva e a utilização de novas tecnologias para otimizar a operação. Confira a palestra "Digitalização da área e atividades de FM na Indústria" e mais detalhes sobre o evento aqui.


Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


Visitas Técnicas esgotando

Mais lidas da semana

Operações

Do auxiliar de limpeza ao presidente: segurança é responsabilidade de todos

Para especialista, prevenção de incêndios é urgente e negligência pode ser explicada através dos três pilares da manutenção.

Outside Work

Livro para expandir horizontes do conhecimento e da imaginação em FM

E os malefícios da dedicação às redes sociais para a saúde

UrbanFM

O que mudou na gestão do Parque Ibirapuera?

Camila Praim, coordenadora de operações, fala sobre experiência na gestão do parque durante processo de concessão e de desterceirização.

Workplace

Qual o futuro dos escritórios?

Pesquisa indica pontos que serão tendência ao longo de 2024.

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Da engenharia à gestão sustentável

Acompanhe nossa conversa com Irimar Palombo sobre inovação, desafios em sua carreira, que tem contribuído para a transformação dos espaços e construção do futuro no escopo do Facility Management.

Revista InfraFM

Gestão de Facilities em ambientes remotos e industriais

Uma visão abrangente sobre experiências, segurança e sustentabilidade nas operações de grandes empresas.

Revista InfraFM

O escritório como espaço acústico para atender ao modelo híbrido de trabalho.

Artigo da Arqta. Dra. Claudia Andrade e do Eng. Acústico Bruno Amabile.

Revista InfraFM

Gestão de Facilities e a ciência por trás dos data centers

A ciência por trás dos data centers, artigo de Henrique Bissochi e Edmar Cioletti, ambos da Tools Digital Services, uma empresa do Grupo Santander.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP