Sorteios 11ª Expo
 

Certificação inédita: Hospice Erasto Gaertner é Platinum

Primeira unidade de cuidados paliativos do sul do país recebe selo nunca antes concedido no Brasil.

Por Mateus Murozaki

Certificação inédita em unidade de cuidados palitativos do Sul

Foto: Divulgação

O Hospice Erasto Gaertner, primeira unidade de cuidados paliativos do sul do país, localizada em Curitiba, do Grupo Erasto Gartner com atendimento pelo SUS, acaba de se tornar o primeiro do Brasil a receber a certificação de sustentabilidade WELL Building Standard nível Platinum, o mais alto possível. O selo foi conquistado com a consultoria da Petinelli Inc., empresa de engenharia com foco em desempenho e bem-estar de certificações.

O CEO Guido Petinelli comenta: “Depois de conquistar uma certificação inédita para o hospital oncopediátrico Erastinho, com o selo WELL em nível Gold, a instituição repete mais um feito inédito com o hospice e prova que é possível oferecer o melhor padrão de atendimento no melhor padrão de infraestrutura, através do SUS”.

De acordo com a especialista certificada pelo International WELL Building Institute e diretora técnica da Petinelli, Aline Schroth Beuther, o propósito do hospice é “promover a qualidade de vida dos pacientes e familiares que enfrentam problemas associados a doenças severas ou avançadas, incuráveis ou progressivas”.

Nesse sentido, a certificação é importante, pois são espaços cuja qualidade de bem-estar, que necessita ser alta, foi comprovada. São 10 critérios exigidos para que o selo seja entregue: ar, água, nutrição, luz, movimento, conforto térmico, som, materiais, mente e comunidade.

Primeira unidade de cuidados paliativos do sul recbee certificação inédita

Foto: Divulgação

“Um centro de cuidados paliativos naturalmente preza pelo conforto, bem-estar e tratamento humanizado dos pacientes. Mas esses temas são muito subjetivos. Escolher um hospice com esse selo é a comprovação de que cada tema foi levado a sério, pois são feitos testes e pesquisas de satisfação periodicamente e o empreendimento precisa atingir níveis de exigência internacional”, explica Beuther.

Para garantir que os critérios fossem atendidos, foram realizados testes de desempenho e experiência do usuário, que avaliaram categorias como qualidade do ar e água, além de conforto lumínico, térmico e acústico.

A profissional também destaca que todos os cômodos do hospice foram dimensionados para aproveitar o máximo da iluminação e ventilação natural, reduzindo a dependência do ar-condicionado. A edificação também conta com um sistema mecânico para renovação de ar.

Em relação à saúde mental, são promovidas atividades como aulas de pilates e rodas de conversa para socialização, além de aulas de meditação, treinamentos e campanhas de conscientização.


Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


Visitas Técnicas esgotando

Mais lidas da semana

Operações

Do auxiliar de limpeza ao presidente: segurança é responsabilidade de todos

Para especialista, prevenção de incêndios é urgente e negligência pode ser explicada através dos três pilares da manutenção.

Outside Work

Livro para expandir horizontes do conhecimento e da imaginação em FM

E os malefícios da dedicação às redes sociais para a saúde

UrbanFM

O que mudou na gestão do Parque Ibirapuera?

Camila Praim, coordenadora de operações, fala sobre experiência na gestão do parque durante processo de concessão e de desterceirização.

Workplace

Qual o futuro dos escritórios?

Pesquisa indica pontos que serão tendência ao longo de 2024.

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Da engenharia à gestão sustentável

Acompanhe nossa conversa com Irimar Palombo sobre inovação, desafios em sua carreira, que tem contribuído para a transformação dos espaços e construção do futuro no escopo do Facility Management.

Revista InfraFM

Gestão de Facilities em ambientes remotos e industriais

Uma visão abrangente sobre experiências, segurança e sustentabilidade nas operações de grandes empresas.

Revista InfraFM

O escritório como espaço acústico para atender ao modelo híbrido de trabalho.

Artigo da Arqta. Dra. Claudia Andrade e do Eng. Acústico Bruno Amabile.

Revista InfraFM

Gestão de Facilities e a ciência por trás dos data centers

A ciência por trás dos data centers, artigo de Henrique Bissochi e Edmar Cioletti, ambos da Tools Digital Services, uma empresa do Grupo Santander.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP