Como garantir um processo seletivo rápido e eficiente?

Tecnologia garante linearidade e precisão na hora da contratação.

Por Mateus Murozaki

Como garantir um processo seletivo rápido e eficiente?

Foto: Canva.com/sturti

Processos seletivos representam uma dificuldade específica que toda empresa, independentemente de tamanho ou segmento, terá que enfrentar. Os gastos são diversos: desde o tempo despendido na filtragem dos candidatos ideais até as entrevistas individuais, passando pela papelada necessária para a contratação. O pior é que tudo isso é feito na esperança de que a contratação seja bem-sucedida e não apenas aumente a taxa de turnover.

Um profissional no papel pode parecer se encaixar muito mais no perfil da sua empresa do que realmente se encaixa, enquanto candidatos cujo "match" é mais forte podem se perder no meio dos demais devido a um currículo pouco atrativo.

Claro que isso pode partir da parte contratada também, mas existem ações a serem tomadas para evitar esse tipo de situação. Parte da rotatividade de colaboradores ocorre como consequência de problemas percebidos durante o período de integração. Esses problemas podem surgir de diversas fontes, desde questões organizacionais relacionadas a documentos até confusões quanto ao controle de horas ou benefícios.

O RH tem grande poder para reter talentos com uma simples questão de agilidade e organização. Um colaborador que não tem preocupações além de seu trabalho tem mais tempo e foco para dedicar às suas tarefas, o que aumenta sua produtividade.

SOLUÇÕES PARA RECRUTAMENTO

Recentemente, a Nexti adquiriu a Talentbrand, uma ferramenta de seleção que utiliza inteligência de dados para recrutamento e processos seletivos em geral. A solução agora é chamada de Nexti Talent e complementa o portfólio da empresa, oferecendo ferramentas que abrangem desde a contratação até a gestão da equipe.

Segundo Gabriel Faccioli, Diretor de novos negócios da Nexti Talent, o serviço utiliza o Applicant Tracking System (ATS), uma solução que rastreia candidatos de ponta a ponta, desde a aquisição até a admissão digital. O serviço integra-se aos principais portais de recrutamento do mercado e os direciona para o mesmo processo, padronizando e permitindo uma customização avançada em cada uma das etapas.

Com isso, as empresas conseguem não apenas realizar uma apuração mais precisa e eficiente dos candidatos, buscando informações específicas dentro da plataforma, mas também filtrar currículos por localidade, faixa etária, entre outros critérios que a empresa contratante possa desejar.

EXPANSÃO DA NEXTI

A empresa estima encerrar o ano com um aumento de 25% em relação aos números de 2023 devido à aquisição. O investimento na expansão dos serviços não serve apenas para incorporar os clientes das empresas anteriores, mas também para oferecer os novos serviços aos que já utilizam soluções prévias.

Caso você tenha interesse nas soluções da empresa, envie um e-mail para [email protected].


Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca

Mais lidas da semana

Mercado

Newset quer jogar luz sobre a "caixinha preta" da climatização corporativa

Educar para transformar a contratação de serviços de manutenção em ar-condicionado

Workplace

Swile reposiciona escritório com base em estudo de geolocalização

Empresa usou dados de deslocamento da equipe para escolher novo endereço e transformar escritório em ferramenta de bem-estar e engajamento

Operações

Em 2025, a linguagem que você precisa falar é a do ESG

Entender o vocabulário ESG não é mais diferencial, é necessidade estratégica.

Mercado

PodeSubir é um startup que transformou o “pode subir” em experiência digital

Com crachás digitais, reconhecimento facial e independência de hardware

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Por que o esg da Globo deveria estar no seu radar?

O Relatório ESG 2024 da Globo destaca avanços na agenda ambiental da empresa.

Revista InfraFM

Infraestrutura sob controle e os bastidores do Facility Management na cart

Por dentro da operação que garante eficiência, segurança e sustentabilidade em mais de 400 km de rodovias

Revista InfraFM

Prédio limpo, negócio forte!

Como a opinião do cliente final está moldando o futuro da limpeza profissional

Revista InfraFM

Infraestrutura Hospitalar como Pilar de Excelência

Como a gestão estratégica de Engenharia, Real Estate e Facilities contribui para consolidar o Hospital Israelita Albert Einstein como referência mundial

Operações

Monitoramento em tempo real otimiza produção em 18% na Visteon Amazonas

Ricardo Tanko Vasconcellos, Quality Manager da multinacional, fala sobre importância da sinergia entre áreas para um processo contínuo de melhorias.

Operações

Retrofit gera mais de R$3 milhões de economia para operação de shopping

Gerente de operações do Shopping Praça da Moça e coordenador de Operações do Grupo AD falam sobre desafios e resultados das implementações.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP