Fale com a nossa equipe e vamos garantir a sua participação
 

Abralimp nomeia primeira mulher presidente em 37 anos

Nathalia Ueno, atual vice-presidente, fala sobre os desafios e expectativas de sua futura gestão.

Por Mateus Murozaki

Nathalia Ueno Personalidade

No início de novembro, a Abralimp realizou sua eleição para definir os novos nomes da Diretoria Executiva para 2024. Pela primeira vez em 37 anos, a pessoa apontada para o cargo de presidente é uma mulher: Nathalia Ueno, atual vice-presidente da associação.

A profissional já estava presente na diretoria executiva há duas gestões, atuando primeiramente como a primeira vice-presidente administrativo-financeira de 2020 a 2021 e, posteriormente, como vice-presidente de 2022 até o momento.

"A ascensão à presidência representa não apenas um marco pessoal, mas também o reconhecimento do meu compromisso contínuo com a missão e os valores da Abralimp e o mercado de limpeza profissional. Estou entusiasmada para liderar a associação junto aos membros da Direx em direção a novos patamares e com os desafios que teremos pela frente", comenta.

De acordo com ela, o desafio agora é dar continuidade às iniciativas de desenvolvimento do mercado e gerar novas oportunidades para fortalecer o nome da associação pelo país, contando com projetos como a Higicon Regional, evento voltado para a disseminação de conteúdo do setor ao público consumidor de limpeza profissional, que ocorre em diferentes regiões do país.

Também ressalta a realização da 28ª Higiexpo, maior evento do mercado de limpeza profissional da América Latina, cuja última edição contou com mais de 15 mil participantes e ocorrerá no ano que vem. Nathalia também destaca a intenção de uma proximidade ainda maior com os profissionais de Facility Management: "Queremos estreitar nossos laços com esses profissionais, justamente para que possamos entender as necessidades específicas deste grupo e para que as empresas associadas possam atendê-los cada vez melhor nos serviços relacionados à higiene e limpeza das instalações geridas. Essa proximidade poderá acontecer em eventos, reuniões e encontros com os profissionais e representantes de grupos que exercem essa atividade".

De acordo com um levantamento da Abralimp, entre as empresas parceiras da associação, apenas 33% tem mulheres em posições de liderança, e Nathalia reforça que estão sendo feitos esforços para aumentar esse número. Uma das iniciativas para isso é o curso do Programa de Mentoria para Mulheres da UniAbralimp, cuja primeira edição ocorreu este ano.

O projeto tem como objetivo oferecer orientação, apoio e aconselhamento a mulheres do setor com a finalidade de ajudar a alavancar suas carreiras. A primeira mentoria acabou de ser concluída e, para 2024, a ideia é fazer mais duas edições, uma em cada semestre, para que cada vez mais mulheres possam crescer profissionalmente e ocupar cargos de liderança.

Quando questionada sobre os maiores desafios do setor de limpeza profissional, apontou o uso de novas tecnologias, assim como a questão do comprometimento com práticas sustentáveis e produtos ecoeficientes e tratamento adequado dos resíduos gerados durante atividades de limpeza. Sobre a questão de sustentabilidade, ela comenta: "Ao se filiar à Abralimp, os associados se comprometem a seguir o Código de Princípios Éticos, que está alinhado aos pilares do ESG (Ambiental, Social e de Governança, em português). Assim, é responsabilidade zelar e praticar as diretrizes estabelecidas neste documento e pautar suas ações e relações em atitudes éticas, sustentáveis, humanizadas e responsáveis. Além disso, temos diversos projetos em que buscamos engajar nossos associados em iniciativas pautadas na sustentabilidade e teremos novidades pela frente, inclusive, na Higiexpo".

Outro desafio é a qualificação de agentes de limpeza para o uso adequado de equipamentos químicos e a realização dos procedimentos corretos para cada tipo de superfície a ser higienizada. Para isso, foi criada a Fundação Abralimp, centro nacional de excelência em conhecimento e formação em limpeza nacional.

Por fim, Nathalia falou sobre o sentimento da nomeação: "O que trago da minha experiência é que, para uma mulher ter sucesso dentro do mercado empresarial, é necessário empenho, humildade, abdicação, estudo e autoconfiança. Por isso, é uma grande honra ser a primeira mulher a assumir este cargo, e estou entusiasmada com esse desafio".

Além da profissional na presidência, a nova Direx também contará com Sacha Haim como Vice-Presidente Executivo, Edilaine Siena como Vice-Presidente Administrativo Financeira e Ricardo Nogueira como Vice-Presidente de Relações Institucionais.



Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca

Mais lidas da semana

Mercado

Secovi-SP celebra 31 anos do Prêmio Máster Imobiliário com homenagens e grandes cases

Prêmio Máster Imobiliário 2025 celebra inovação, legado e impacto, consolidando tendências que redefinem o mercado de construção e gestão

Workplace

Móveis por assinatura transformam a gestão corporativa

Móveis por assinatura ganham espaço no Brasil e oferecem flexibilidade, sustentabilidade e ganhos financeiros para empresas e Facilities

Operações

Como Fracttal ajudou a UMOE Bioenergy a economizar R$ 600 mil em manutenção industrial

Uso de IoT e inteligência artificial reduziu 850 horas de paradas e mudou a cultura de manutenção, trazendo ganhos de eficiência, segurança e sustentabilidade para a operação

Mercado

Neowrk lança neo.AI, solução inédita para gestão inteligente de espaços corporativos

Novo recurso com inteligência artificial simplifica a tomada de decisão para Facility Managers, transformando dados complexos em respostas rápidas e estratégicas

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Case Lenovo

A jornada da Lenovo que une inovação, pessoas e infraestrutura integram laboratórios que dialogam com a ONU, robôs guiados por digital twins e equipes de Facilities que sustentam 31 mil m² de operação contínua

Revista InfraFM

Como a Telelok ajudou a cop-30 acontecer na Amazônia

Sob a liderança de Nelson Domingues, a empresa expandiu seu papel histórico em eventos globais e assumiu responsabilidades estratégicas na COP-30, construindo um hotel em tempo recorde e coordenando parte da infraestrutura que transformou Belém para receber líderes de todo o mundo

Revista InfraFM

O engenheiro que também aprendeu a cuidar de prédios vivos

A arquitetura humana e tecnológica dos campi do Insper integra educação, convivência e networking

Revista InfraFM

Como hotelaria hospitalar sustenta excelência do cuidado

Um retrato da área de hotelaria hospitalar que sustenta a excelência em saúde