Fale com a nossa equipe e vamos garantir a sua participação
 

Construção de dois escritórios, em dois países, ao mesmo tempo: como administrar?

Saiba qual foi a estratégia utilizada para gerenciar os projetos dos novos escritórios do Nubank no Brasil e no México.

Por Natalia Gonçalves

Construção de dois escritórios, em dois países, ao mesmo tempo: como administrar?

Foto: Divulgação


​Como gerenciar times, dores e necessidades à distância? Esse foi um dos principais desafios encarados por Lucas Pedro, head de Workplace Solutions na Nubank, durante a construção dos escritórios do Brasil e do México, realizados simultaneamente. Para Pedro, a área de Workplace Solutions, incluindo Facilities Management, já é bastante desafiadora. Durante a construção dos dois escritórios, então, houve o acréscimo do cenário multicultural, com a diferença de idiomas, fuso horário e realidades locais.

No México, por exemplo, a legislação do modelo de trabalho híbrido e a de risco de desastres naturais exigem protocolos específicos. No entanto, para além da parte burocrática, houve também a consideração das diferenças culturais para as concepções dos projetos. O Nucafé, como enfatiza Lucas, precisa ter um menu e serviço adaptado para cada local: “o que exige pesquisa de satisfação com o cliente interno, benchmarking e visitas técnicas. Então, apesar da similaridade com o projeto no Brasil, lidamos com desafios bem diferentes em cada país”, comenta.

O novo espaço de trabalho no Brasil fica na Vila Leopoldina e foi projetado para receber quase dois mil colaboradores diariamente, considerando mesas de trabalho, salas de reunião e espaços dinâmicos e colaborativos, além de um espaço aberto ao público no térreo. Enquanto o novo escritório no México, localizado na Cidade do México, tem capacidade para receber até 275 colaboradores, com estações de trabalho, salas de reunião e espaços de eventos.


Organização da equipe para entregar o projeto

Um dos principais valores do Nubank, que fundamenta o trabalho de Workplace Solutions, é o senso de propriedade, o que colabora para os colaboradores e parceiros não se sentirem como inquilinos, mas, sim, como parte de uma só equipe. Este elemento, segundo Lucas, é muito importante para a gestão de Facilities adequada e para a organização dos projetos.

Para a construção dos novos espaços de trabalho no México e no Brasil, foi realizada a seguinte estratégia:

- Definição de líderes para cada uma das frentes;
- Acompanhamentos diários para a execução do que foi planejado por meio de ferramentas de gestão; 
- Definição de reuniões semanais de acompanhamento;
- Presença de um time pequeno atuando no local.

De acordo com Pedro, os times responsáveis pelo acompanhamento direto das obras lideravam toda a gestão de fornecedores e parceiros, de acordo com o horário de trabalho local, assim como tinham a possibilidade de agir rapidamente conforme às questões que surgiam no dia a dia.

Construção de dois escritórios, em dois países, ao mesmo tempo: como administrar?

Foto: Divulgação


Construção de experiência e encantamento 

“Quando uma pessoa, seja ela Nubanker ou visitante, está em um dos ambientes do Nu, tudo se trata de experiência”, afirma Pedro. Para ele, essa experiência deve ser pensada de forma geral, não apenas ao que compete exclusivamente à área de Real Estate & Workplace Solutions.

No escritório da Vila Leopoldina, Lucas destaca a criação de um espaço aberto e colaborativo, no qual o time de design & construction concentrou múltiplos serviços. O Central Park, como foi chamado, reúne jogos, espaço de alimentação e a caixa WOW, sendo também um espaço para happy hours. “Definitivamente um lugar estratégico, localizado na entrada principal do escritório, trazendo integração, experiência e encantamento para os Nubankers e, principalmente, refletindo toda a nossa cultura”, destaca o executivo.

“A forma como os colaboradores do Nu vivenciam cada uma das experiências e como circulam pelos espaços é minuciosamente planejada para que tudo represente a nossa cultura e fortaleça o senso de pertencimento, desde o nome das salas de reunião até às cores predominantes em cada um dos andares”, conclui.

Confira as imagens dos dois escritórios:

Construção de dois escritórios, em dois países, ao mesmo tempo: como administrar?

Foto: Divulgação/ Escritório no Novo México


Construção de dois escritórios, em dois países, ao mesmo tempo: como administrar?

Foto: Divulgação/ Escritório no Novo México


Construção de dois escritórios, em dois países, ao mesmo tempo: como administrar?

Foto: Divulgação/ Escritório na Vila Leopoldina


Construção de dois escritórios, em dois países, ao mesmo tempo: como administrar?

Foto: Divulgação/ Escritório na Vila Leopoldina

Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.
Solução acústica a partir da necessidade estética?

Com tijolos, concreto e malhas metálicas, projeto buscou inspirações em canteiros de obra para nova sede do Escritório de Engenharia. Confira insights sobre valorização da marca atrelada à funcionalidade neste case.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca

Mais lidas da semana

Mercado

Secovi-SP celebra 31 anos do Prêmio Máster Imobiliário com homenagens e grandes cases

Prêmio Máster Imobiliário 2025 celebra inovação, legado e impacto, consolidando tendências que redefinem o mercado de construção e gestão

Workplace

Móveis por assinatura transformam a gestão corporativa

Móveis por assinatura ganham espaço no Brasil e oferecem flexibilidade, sustentabilidade e ganhos financeiros para empresas e Facilities

Operações

Como Fracttal ajudou a UMOE Bioenergy a economizar R$ 600 mil em manutenção industrial

Uso de IoT e inteligência artificial reduziu 850 horas de paradas e mudou a cultura de manutenção, trazendo ganhos de eficiência, segurança e sustentabilidade para a operação

Mercado

Neowrk lança neo.AI, solução inédita para gestão inteligente de espaços corporativos

Novo recurso com inteligência artificial simplifica a tomada de decisão para Facility Managers, transformando dados complexos em respostas rápidas e estratégicas

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Case Lenovo

A jornada da Lenovo que une inovação, pessoas e infraestrutura integram laboratórios que dialogam com a ONU, robôs guiados por digital twins e equipes de Facilities que sustentam 31 mil m² de operação contínua

Revista InfraFM

Como a Telelok ajudou a cop-30 acontecer na Amazônia

Sob a liderança de Nelson Domingues, a empresa expandiu seu papel histórico em eventos globais e assumiu responsabilidades estratégicas na COP-30, construindo um hotel em tempo recorde e coordenando parte da infraestrutura que transformou Belém para receber líderes de todo o mundo

Revista InfraFM

O engenheiro que também aprendeu a cuidar de prédios vivos

A arquitetura humana e tecnológica dos campi do Insper integra educação, convivência e networking

Revista InfraFM

Como hotelaria hospitalar sustenta excelência do cuidado

Um retrato da área de hotelaria hospitalar que sustenta a excelência em saúde