Fale com a nossa equipe e vamos garantir a sua participação
 

Facility Management: a evolução nunca termina

Insights do Grupo de Trabalho de Temas Emergentes da IFMA.

por Léa Lobo

Facility Management: A Evolução Nunca Termina

Foto: Divulgação

QUER ESTAR NA EDIÇÃO DE 2024 DO IFMA WORLD WORKPLACE? CLIQUE AQUI E SAIBA COMO!

"Tópicos emergentes são geralmente entendidos como novos, em rápido crescimento e padrões, práticas ou tecnologias em evolução que têm o potencial de impactar significativamente uma indústria, disciplina ou cenário social mais amplo. Os tópicos podem representar avanços tecnológicos inovadores, mudanças no comportamento do consumidor ou a evolução de leis e regulamentos, entre outros fatores. Tópicos emergentes são frequentemente identificados por meio de análise de dados ou opiniões de especialistas e estão sujeitos a reavaliação contínua à medida que as condições mudam", falou Dean Stanberry, Chair, IFMA Global Board of Directors na abertura do World Workplace 2023, ocorrido em Denver, Colorado, na última semana de setembro. Acompanhe os Insights do Grupo de Trabalho de Temas Emergentes da IFMA:

Sociedade e empresas comerciais estão persistentemente sujeitas a tópicos e tendências emergentes. No entanto, nos últimos anos, a convergência de influências externas que afetam a profissão de gestão de instalações (FM) cresceu exponencialmente. As principais influências podem ser atribuídas às mudanças climáticas, transformação digital e mudança social causada pela pandemia da COVID-19. Essas influências estão compelindo avanços e expansão de habilidades e requisitos de experiência em FM há muito estabelecidos. Operações tradicionais e funções de manutenção estão evoluindo com o surgimento de tecnologias de construção inteligente. Novas habilidades e requisitos de conhecimento estão sendo impulsionados pelo crescimento na transformação digital, economia circular e relatórios ESG. Novas necessidades surgiram no local de trabalho pós-pandemia, elevadas por preocupações com bem-estar e engajamento dos ocupantes.

O termo "transformação digital" não tem uma data de início universalmente acordada, pois é um processo em constante evolução influenciado por avanços tecnológicos e taxas de adoção em diferentes indústrias. O conceito começou a ganhar atenção significativa na década de 2010 com a proliferação da computação em nuvem, análise de dados e tecnologias móveis.

Essas tecnologias possibilitaram que empresas e organizações transformassem suas operações, engajamento do cliente e outros aspectos vitais de maneira mais abrangente do que nunca. Infelizmente, a indústria de imóveis comerciais (CRE) foi lenta em adotar a transformação digital. Consequentemente, a força de trabalho da CRE possui habilidades e experiência tecnológicas relativamente baixas.

O tsunami de novas tecnologias direcionadas à indústria de CRE está sendo imposto a uma força de trabalho despreparada para aproveitar os benefícios prometidos. Projetos de implantação de tecnologia falham não devido a deficiências do produto, mas à falta de prontidão para adoção organizacional. Os avanços abruptos nas tecnologias de Inteligência Artificial (IA) introduzem outra camada de disrupção e requisitos de conhecimento em uma paisagem já complexa.

Os efeitos aceleradores das mudanças climáticas estão acelerando o interesse em conceitos como economia circular e relatórios Ambientais, Sociais e de Governança (ESG). Embora ainda estejam no início de sua adoção, essas tendências aumentarão as responsabilidades do FM em relação à descarbonização, mudança nas práticas de aquisição e aumento dos requisitos de relatórios obrigatórios. O interesse ampliado no bem-estar no local de trabalho aumenta os requisitos de conhecimento do FM além das preocupações tradicionais com a qualidade do ar interior. Os FMs precisarão intensificar a compreensão de seu papel em relação a como o local de trabalho afeta o bem-estar físico e mental dos ocupantes.

Facilty Management: A Evolução Nunca Termina

Foto: Divulgação

Acompanhar esses requisitos de conhecimento aumentados apresenta tanto um desafio quanto uma oportunidade. Este relatório fornece insights sobre as perspectivas acima e a aceleração da evolução da profissão FM.O ETWG foi composto por líderes em FM de várias regiões do mundo, especialistas em tópicos emergentes específicos e representantes de vários grupos de interesse relacionados. Ao longo de quatro meses, o ETWG realizou uma série de sessões de engajamento, workshops e pesquisas para reunir insights e formar opiniões. A informação resultante foi sintetizada neste relatório para oferecer um panorama sobre seis tópicos-chave que estão transformando a indústria de FM. Estes são:

PropTech - utiliza tecnologia para gerenciar e otimizar operações imobiliárias. PropTech está transformando a indústria de FM ao permitir que os FMs coletem e analisem dados, automatizem tarefas rotineiras e melhorem os esforços de sustentabilidade.

IA & IA Generativa - IA é a capacidade programada de uma máquina de processar informações. Os sistemas de IA são categorizados de acordo com suas habilidades de perceber, aprender, abstrair e raciocinar. A IA está impactando significativamente a indústria de gestão de instalações. Soluções movidas a IA estão sendo usadas para automatizar tarefas, melhorar a tomada de decisões, fornecer insights e gerar novo conteúdo. IA Generativa, um subconjunto da IA, é usada para criar conteúdo com base em dados existentes, como imagens, vídeos e texto. A IA Generativa está transformando a maneira como as instalações são projetadas, operadas e mantidas.

Lidando com as Mudanças Climáticas - A mudança climática é o aumento contínuo da temperatura média do sistema climático da Terra. A mudança climática está afetando padrões climáticos, centros populacionais, agricultura, saúde humana e a acessibilidade de água potável. Consequentemente, a mudança climática tem impactos diretos e indiretos significativos na profissão FM hoje, desafiando a indústria e as habilidades dos profissionais de FM para gerenciar e mitigar os riscos e impactos climáticos.

Economia Circular - O Instituto de Economia Circular define a economia circular (CE) como uma maneira de pensar sobre como usamos recursos. É diferente das economias linear e de reutilização. Trata-se de encontrar maneiras de manter as coisas em uso pelo maior tempo possível, em vez de descartá-las.

Relatórios ESG - ESG significa Ambiental, Social e Governança. O ESG consiste em um conjunto de frameworks que as organizações usam para avaliar e comunicar seus compromissos e desempenho a seus stakeholders nessas áreas ao longo do tempo. Relatar sobre E, S e G inclui coletar e disseminar dados precisos para conselhos de administração, investidores e outros stakeholders. Reguladores em todos os níveis na Europa e nos Estados Unidos exigem relatórios precisos, assim como gestores de investimentos que dependem das informações coletadas ao nível da propriedade pelos FMs para tomar decisões de investimento.

Bem-estar & Qualidade de Vida - Bem-estar descreve a saúde física, mental e emocional de um indivíduo para que ele possa fazer o que deseja em sua vida. Qualidade de vida enfatiza dimensões mais amplas e de longo prazo de uma vida bem vivida e inclui saúde geral e satisfação com a vida.

O impacto desses tópicos em FM é significativo e varia de acordo com a geografia, o tamanho da organização e a cultura organizacional. Eles representam desafios substanciais e oportunidades para FMs em todo o mundo. Este relatório visa proporcionar uma base de conhecimento e uma direção para os FMs à medida que enfrentam os desafios da evolução da profissão.



Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.

Líderes de audiência

Workplace

Refeições compartilhadas é indicador global de conexão e bem-estar

World Happiness Report 2025 reforça que conexões humanas, confiança e atos de cuidado têm impacto direto no bem-estar

Carreira

A falsa força dos “líderes fortes” e o que isso ensina sobre gestão, poder e resiliência

Stephen Kotkin destaca em seu artigo que a força não está em silenciar vozes, mas em criar sistemas capazes de aprender, evoluir e se reinventar

Operações

Compostagem acelerada ganha protagonismo como solução estratégica para resíduos orgânicos e eco...

Estudos internacionais apontam que tecnologias avançadas de compostagem podem transformar resíduos orgânicos em ativo ambiental

Sugestões da Redação

Mercado

Real Estate em 2026. O que orienta a escolha entre ocupar, adaptar ou investir?

Relatório da JLL mostra como a redução da oferta de novos empreendimentos valoriza ativos de alta qualidade no mercado imobiliário global

Mercado

Quando cultura, facilities e negócio falam a mesma língua na educação

Na edtech que quer chegar a 1 milhão de empregos até 2030, Facilities passou a ser protagonista da cultura e do crescimento.

Outside Work

Em 2026, sua casa terá um "CPF". Entenda o que é o Cadastro Imobiliário Brasileiro e como ele afe...

Um novo cadastro nacional vai reorganizar a forma como o Estado enxerga os imóveis no Brasil. A partir de 2026, essa mudança começa a impactar impostos, transações e a gestão patrimonial

Revista InfraFM

Azul por dentro da operação que faz o Brasil voar

Infraestrutura que trata o avião como cliente e formação que sustenta a excelência operacional da companhia aérea

Revista InfraFM

O futuro já começou. Quem vai gerenciá-lo?

Projetando a sociedade do futuro para as nossas vidas

Revista InfraFM

O engenheiro que também aprendeu a cuidar de prédios vivos

A arquitetura humana e tecnológica dos campi do Insper integra educação, convivência e networking