TELELOK
 

Qual é a importância de ESG na Limpeza Profissional?

Entenda a evolução da agenda ESG no mercado e como implementar práticas sustentáveis em artigo exclusivo de Ricardo Vacaro.

Por Ricardo Vacaro

Qual é a importância de ESG na Limpeza Profissional?

A pauta ESG (Environmental, Social, and Governance) tem ganhado destaque no mundo empresarial. Contudo, a implementação eficaz dessa agenda possui desafios significativos para enfrentar as questões urgentes como aquecimento global, mudanças climáticas e desigualdade social.

Premissas Fundamentais
Este artigo é guiado por três premissas centrais:
- Sustentabilidade e Sucesso Empresarial: não existe empresa bem-sucedida em um mundo insustentável.
- Interdependência: o valor gerado por uma empresa deve ser compartilhado entre todos os stakeholders, incluindo colaboradores, clientes, fornecedores, comunidades locais e a sociedade em geral.
- Regra de Ouro: baseada em tradições culturais e religiosas diversas, essa regra nos orienta a "nunca fazer aos outros o que não gostaríamos que fizessem a nós".

Sustentabilidade e Desenvolvimento Sustentável
Foi a partir de crenças como estas que no final da década de 1980, início da década de 1990, ganhou força entre as empresas o movimento de Responsabilidade Social Empresarial ou Corporativa. 
Há diversas tentativas de definição do que é sustentabilidade. Uma das primeiras foi proposta em 1987 pela Comissão Brundtland da ONU: "suprir as necessidades do presente sem comprometer a capacidade das gerações futuras de satisfazerem as suas próprias necessidades". 
John Elkington, na década de 1990, introduziu o conceito de Triple Bottom Line (TBL), focando nos pilares social, ambiental e econômico (pessoas, planeta e lucros) muito adotada pelas empresas neste período. 
Há ainda uma bastante charmosa contida na frase apócrifa, "o suficiente para todos para sempre", escrita num muro de Joanesburgo, durante COP 2011.

Sustentabilidade e ESG
Sustentabilidade da vida no planeta Terra é uma visão. O Desenvolvimento Sustentável é uma estratégia para se chegar lá, como por exemplo, os 17 ODS – Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, a famosa Agenda 2030, da ONU. E o ESG é uma tática.

Qual é a importância do ESG na Limpeza Profissional?

Foto: Canva.com/ siriwannapatphotos


ESG: Definição e Evolução
O termo ESG surgiu em 2004 com o documento do Pacto Global da ONU "Who Cares Wins" (Quem cuida ganha) com o subtítulo “Conectando Mercados Financeiros para um Mundo em Transformação”. Embora frequentemente considerado uma evolução da sustentabilidade, ESG é um recorte com perspectiva empresarial, focando em ambiental, social e governança.

Governança Corporativa
Nesta ideia, Governança é a novidade. O IBGC define governança como "o sistema pelo qual as empresas e demais organizações são dirigidas, monitoradas e incentivadas, envolvendo os relacionamentos entre sócios, conselho de administração, diretoria, órgãos de fiscalização e controle e demais partes interessadas".

Mudanças Climáticas
O efeito estufa, exacerbado pela emissão excessiva de gases, leva ao aquecimento global, evidenciado pelo aumento das temperaturas médias nos últimos 15 anos. Combater as mudanças climáticas requer a redução dessas emissões, conforme estipulado no Acordo de Paris de 2015, que visa limitar o aumento da temperatura global a 1,5ºC até 2100.
Secas, enchentes, incêndios florestais, furacões destrutivos estão em ascensão pelo globo e deixam um rastro negativo de perdas humanas e econômicas. 
Em 2020, o Fórum Econômico Mundial apontou pela primeira vez as mudanças climáticas como o principal risco global no longo prazo e a degradação ambiental aparece como uma ameaça existencial para a humanidade.

Impactos ambientais e sociais do crescimento populacional
Com uma população mundial de quase oito bilhões, o consumo de recursos naturais está além da capacidade de regeneração do planeta. A Índia, recentemente, ultrapassou a China como o país mais populoso, e a maioria de seus habitantes vive na pobreza. Se o padrão de consumo dessas populações aumentar, necessitaremos de 3 a 4 planetas para sustentar esse movimento. No entanto, só temos um, e que por sinal, é um sistema fechado.

A pergunta que não quer calar: há saída no futuro?
Possivelmente sim, há um caminho para evitarmos o pior. Este caminho exige muitos esforços de governos, das empresas e das pessoas. 

Serão necessárias iniciativas que combinam muitos fatores tais como: mudança tecnológica, mudanças radicais em Política Pública, nova consciência dos consumidores, inovação radical em produtos e serviços e nova organização da sociedade que impulsione e valorize novos estilos de vida.

Sustentabilidade no Setor de Limpeza Profissional

O setor de limpeza profissional tem avançado com novas tecnologias que aumentam a produtividade e reduzem os custos e riscos à saúde. Contudo, ainda há muito a evoluir em relação à agenda ambiental. A manipulação inadequada de produtos químicos e o descarte de resíduos são desafios que necessitam de uma abordagem mais sustentável.

Segundo a ABRELPE, o Brasil gera 2.000 Maracanãs, ou seja, 81,8 milhões de toneladas de resíduos anualmente, com 39% sendo descartados de forma inadequada. Esses resíduos consumiram R$30,5 bilhões de recursos públicos em 2020.

Para ser mais específico, no Brasil, em 2022, foram despejados, segundo a ABIPLA – Associação Brasileira da Indústria de Produtos de limpeza, aproximadamente 6 milhões de toneladas de produtos químicos de limpeza, domésticos e institucionais e 1,4 milhão de toneladas de papéis sanitários, segundo o Instituto IBÁ – Instituto Brasileiro de Árvores.

São números extraordinários. Só para efeito de comparação, se fôssemos transportar este volume através de um trem de carga, equivaleria a um comboio com aproximadamente 100.000 vagões, com 1.000km de extensão, suficientes para ligar São Paulo a Brasília sem sair do lugar.

O impacto ambiental da produção de matérias-primas e produtos acabados, bem como seu transporte e consumo, exige o mínimo e adequado descarte na natureza, bem como a adoção de práticas de economia circular para mitigar esses efeitos.

Conclusão

Após 25 anos do conceito de Triple Bottom Line, John Elkington propôs um recall, enfatizando que o sucesso deve ser medido pelo bem-estar das pessoas e a saúde do planeta, além dos lucros. A adoção de práticas sustentáveis é imperativa. A continuidade desse compromisso é vital para enfrentar os desafios ambientais e sociais que ameaçam nossa sobrevivência. Todos nós estamos convocamos para seguir com convicção nesta jornada, pois as consequências da inação são prejudiciais para todos.

Ricardo Vacaro é Diretor Geral na RL Higiene - [email protected]


Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


MILLICARE

Mais lidas da semana

Operações

Como transformar ciência em confiança para Facilities

Tecnologia, laudos, relatórios e método exclusivo: conheça a tecnologia e solução em higienização de superfícies têxteis que faz da MilliCare a parceira estratégica para líderes em Facilities

Carreira

Tecnologia, humanização e estratégia

Como Sonia Keiko está transformando o modelo de manutenção predial no Brasil

Carreira

Será que falta só mão de obra? Ou será que falta gente que cuida de gente?

Uma gestão que vai muito além da manutenção, ela começa com empatia e respeito a equipe dos bastidores

Mercado

Temon Serviços aposta em IA e bônus por assiduidade para engajar colaboradores

Líder na manutenção dos maiores edifícios comerciais do país, empresa amplia investimento em Recursos Humanos e se alinha às transformações do setor

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Por que o esg da Globo deveria estar no seu radar?

O Relatório ESG 2024 da Globo destaca avanços na agenda ambiental da empresa.

Revista InfraFM

Infraestrutura sob controle e os bastidores do Facility Management na cart

Por dentro da operação que garante eficiência, segurança e sustentabilidade em mais de 400 km de rodovias

Revista InfraFM

Prédio limpo, negócio forte!

Como a opinião do cliente final está moldando o futuro da limpeza profissional

Revista InfraFM

Infraestrutura Hospitalar como Pilar de Excelência

Como a gestão estratégica de Engenharia, Real Estate e Facilities contribui para consolidar o Hospital Israelita Albert Einstein como referência mundial

Operações

Monitoramento em tempo real otimiza produção em 18% na Visteon Amazonas

Ricardo Tanko Vasconcellos, Quality Manager da multinacional, fala sobre importância da sinergia entre áreas para um processo contínuo de melhorias.

Operações

Retrofit gera mais de R$3 milhões de economia para operação de shopping

Gerente de operações do Shopping Praça da Moça e coordenador de Operações do Grupo AD falam sobre desafios e resultados das implementações.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP