Fale com a nossa equipe e vamos garantir a sua participação
 

Novo nicho pode revolucionar o setor hospitalar

Um casamento perfeito impactando hospitais de grandes redes no Brasil e no Mundo.

Por Mateus Murozaki

Um novo nicho no mercado hospitalar

Foto: Divulgação

É fato que hospitais devem ser planejados para promover bem-estar e aconchego para seus residentes, e existem maneiras óbvias de alcançar esse objetivo. Arquitetura, higiene, segurança... os exemplos são diversos e já foram amplamente discutidos por profissionais do setor. No entanto, há um aspecto pouco reconhecido, mas que pode trazer diversos benefícios a um ambiente de saúde: o varejo.

Sim, a adição de comércios variados em um hospital pode não parecer a ideia mais comum, mas, comprovadamente, traz vantagens significativas para a gestão hospitalar, além de beneficiar visitantes, pacientes e colaboradores. Lincoln Aragoni, fundador da R2H (Retail to Hospital), é especialista na elaboração de planos de implementação de centros comerciais em unidades de saúde.

Seu primeiro projeto foi no Hospital Israelita Albert Einstein, onde trabalhou por mais de oito anos, cinco deles focados na manutenção da área de varejo. Aragoni explica: "Depois de toda essa experiência, decidi transformar isso em um negócio. Há seis meses, fundei a R2H com o objetivo de profissionalizar essa gestão dentro dos hospitais. Embora hoje seja comum encontrar cafeterias em hospitais, falta uma estratégia eficaz para a ocupação e exploração dos espaços. A R2H ajuda os hospitais a identificar e maximizar o potencial de seus espaços".

Os benefícios são variados. O principal deles é a ocupação de áreas subutilizadas dentro dos hospitais. Aragoni destaca que essa é uma barreira inicial a ser superada, já que muitos gestores acreditam não ter espaço suficiente para lojas. É uma questão de mostrar que o espaço existe, mesmo que esteja oculto.

Além disso, a melhoria na qualidade da experiência dos ocupantes é notável. Embora um hospital não seja o local onde se pensaria em abrir uma loja de conveniência, o fluxo massivo de visitantes cria uma demanda para esses serviços. Eles oferecem alternativas valiosas e ajudam a descomprimir a atmosfera hospitalar, geralmente pesada.

Aragoni também observa que, além de criar um novo nicho no mercado hospitalar, essa abordagem beneficia o setor varejista ao proporcionar novas oportunidades de operação e receita. Pelo fato de não haver custo por parte dos hospitais e da receita acessória considerável, não existe um grande risco financeiro.

No exterior, hospitais como John Hopkins e Northwestern Memorial já adotaram essa estratégia com sucesso. No Brasil, a ideia ainda está em fase inicial, mas Aragoni acredita que a conscientização sobre seus benefícios pode tornar a abordagem uma prioridade para mais instituições.

Se você se interessa pelo tema e deseja entender mais sobre o varejo hospitalar, não perca a palestra de Lincoln Aragoni no 10º Fórum InfraFM Hospitais & Ambientes de Saúde. Clique aqui para conferir a programação e fazer sua inscrição.


Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca

Mais lidas da semana

Mercado

Secovi-SP celebra 31 anos do Prêmio Máster Imobiliário com homenagens e grandes cases

Prêmio Máster Imobiliário 2025 celebra inovação, legado e impacto, consolidando tendências que redefinem o mercado de construção e gestão

Workplace

Móveis por assinatura transformam a gestão corporativa

Móveis por assinatura ganham espaço no Brasil e oferecem flexibilidade, sustentabilidade e ganhos financeiros para empresas e Facilities

Operações

Como Fracttal ajudou a UMOE Bioenergy a economizar R$ 600 mil em manutenção industrial

Uso de IoT e inteligência artificial reduziu 850 horas de paradas e mudou a cultura de manutenção, trazendo ganhos de eficiência, segurança e sustentabilidade para a operação

Mercado

Neowrk lança neo.AI, solução inédita para gestão inteligente de espaços corporativos

Novo recurso com inteligência artificial simplifica a tomada de decisão para Facility Managers, transformando dados complexos em respostas rápidas e estratégicas

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Case Lenovo

A jornada da Lenovo que une inovação, pessoas e infraestrutura integram laboratórios que dialogam com a ONU, robôs guiados por digital twins e equipes de Facilities que sustentam 31 mil m² de operação contínua

Revista InfraFM

Como a Telelok ajudou a cop-30 acontecer na Amazônia

Sob a liderança de Nelson Domingues, a empresa expandiu seu papel histórico em eventos globais e assumiu responsabilidades estratégicas na COP-30, construindo um hotel em tempo recorde e coordenando parte da infraestrutura que transformou Belém para receber líderes de todo o mundo

Revista InfraFM

O engenheiro que também aprendeu a cuidar de prédios vivos

A arquitetura humana e tecnológica dos campi do Insper integra educação, convivência e networking

Revista InfraFM

Como hotelaria hospitalar sustenta excelência do cuidado

Um retrato da área de hotelaria hospitalar que sustenta a excelência em saúde