TELELOK
 

Como GLP no Brasil inovou na gestão de parques logísticos

Rômulo Otoni, Diretor de Operações da GLP no Brasil, discute desafios, avanços tecnológicos e práticas sustentáveis que impulsionam a liderança da empresa no mercado logístico.

Por Léa Lobo

Como GLP no Brasil inovou na gestão de parques logísticos

Na entrevista a seguir, Rômulo Otoni, Diretor de Operações da GLP no Brasil, compartilha insights sobre os desafios e avanços na gestão de parques logísticos, destacando a importância da eficiência operacional, inovação tecnológica e sustentabilidade. A GLP, líder no mercado de propriedades logísticas no país, administra três milhões de m² de área, com um valor de mercado que supera R$15 bilhões em AUM (Assets Under Management ou, em português, Ativos Sob Gestão). Com uma vasta experiência no setor, Otoni discute as práticas que têm colocado a GLP à frente do mercado, além de compartilhar casos de sucesso e futuros projetos da empresa.

A GLP, sob a liderança de Rômulo Otoni na área de operações, tem se destacado na administração de ativos logísticos no Brasil. Com uma taxa de vacância abaixo de 10%, a empresa mantém um padrão rigoroso de eficiência e qualidade. "Nosso modelo envolve uma administradora que opera no dia a dia dos nossos empreendimentos, garantindo uma eficiência operacional elevada", explica Otoni. A busca constante por benchmarks e referências de mercado é um dos pilares para manter esse padrão.

A eficiência operacional é uma meta constante, mas a falta de benchmarks claros no mercado de Facilities Management é um desafio. "Acredito que ainda falta ao mercado criar referências e métricas unificadas para podermos nos medir de maneira eficaz", afirma Otoni.

Ele também destaca a importância do equilíbrio entre custo e qualidade: "Vivemos o dilema do trade-off. Manter um parque logístico em estado perfeito tem seu custo, e é preciso negociar esse trade-off com os locatários, sempre buscando um padrão mínimo de qualidade que atenda às expectativas".

A GLP tem investido em tecnologias que promovem a sustentabilidade e a eficiência. Entre os projetos destacados por Otoni estão os painéis solares para geração de energia fotovoltaica e sistemas de telemetria para monitoramento de consumo de energia e água. “Temos alguns projetos de usinas solares que atendem de 25% a 40% da demanda de energia dos nossos parques. Isso, combinado com um modelo de negócio que garante descontos sobre a tarifa de energia das concessionárias, gera um duplo benefício para nossos locatários", comenta Otoni.

A empresa continua a explorar novas oportunidades e tecnologias para melhorar suas operações e tem planos para expandir seus projetos de eficiência energética e explorar novas soluções sustentáveis. "Estamos sempre em busca de inovação. A certificação ISO 9001 que obtivemos para administração de parques logísticos é um dos exemplos do nosso compromisso com a qualidade e a eficiência", conclui Otoni.


Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


MILLICARE

Mais lidas da semana

Operações

Como transformar ciência em confiança para Facilities

Tecnologia, laudos, relatórios e método exclusivo: conheça a tecnologia e solução em higienização de superfícies têxteis que faz da MilliCare a parceira estratégica para líderes em Facilities

Carreira

Tecnologia, humanização e estratégia

Como Sonia Keiko está transformando o modelo de manutenção predial no Brasil

Carreira

Será que falta só mão de obra? Ou será que falta gente que cuida de gente?

Uma gestão que vai muito além da manutenção, ela começa com empatia e respeito a equipe dos bastidores

Mercado

Temon Serviços aposta em IA e bônus por assiduidade para engajar colaboradores

Líder na manutenção dos maiores edifícios comerciais do país, empresa amplia investimento em Recursos Humanos e se alinha às transformações do setor

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Por que o esg da Globo deveria estar no seu radar?

O Relatório ESG 2024 da Globo destaca avanços na agenda ambiental da empresa.

Revista InfraFM

Infraestrutura sob controle e os bastidores do Facility Management na cart

Por dentro da operação que garante eficiência, segurança e sustentabilidade em mais de 400 km de rodovias

Revista InfraFM

Prédio limpo, negócio forte!

Como a opinião do cliente final está moldando o futuro da limpeza profissional

Revista InfraFM

Infraestrutura Hospitalar como Pilar de Excelência

Como a gestão estratégica de Engenharia, Real Estate e Facilities contribui para consolidar o Hospital Israelita Albert Einstein como referência mundial

Operações

Monitoramento em tempo real otimiza produção em 18% na Visteon Amazonas

Ricardo Tanko Vasconcellos, Quality Manager da multinacional, fala sobre importância da sinergia entre áreas para um processo contínuo de melhorias.

Operações

Retrofit gera mais de R$3 milhões de economia para operação de shopping

Gerente de operações do Shopping Praça da Moça e coordenador de Operações do Grupo AD falam sobre desafios e resultados das implementações.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP