Fale com a nossa equipe e vamos garantir a sua participação
 

Controle de pragas: negligência leva a perdas e danos

As consequências das irregularidades em indústrias e galpões são graves.

Controle de pragas: negligência leva a perdas e danos

Foto: Canva.com/ DuxX

Apesar da importância para a saúde pública e para a continuidade dos negócios, o controle de pragas ainda não é visto como uma prioridade nas empresas. Para Sérgio Bocalini, diretor da Associação dos Controladores de Vetores e Pragas Urbanas (APRAG), não é uma tarefa fácil conscientizar sobre a necessidade desse serviço. "O controle de pragas tem que ser visto como um investimento, uma vez que a presença desses animais, além de oferecer riscos à saúde de pessoas e animais, envolve perdas e danos".

A presença de baratas, roedores, formigas e pombos são comuns em indústrias e galpões, mas a localização ou o tipo de atividade pode contribuir para a presença de animais nocivos.

Segundo Bocalini, quando não existe a preocupação com o controle de pragas urbanas e um processo bem definido para este fim, as principais consequências negativas esperadas são:

 - Perda de produtos e alimentos armazenados; 
- Danos em estruturas construtivas; 
- Afugentamento e afastamento do público consumidor; 
- Exposição negativa de marcas e instituições;
- Riscos de contaminações diversas.

Além disso, para realizar a contratação de serviços de controle de pragas, é imprescindível exigir a licença de funcionamento e o registro da empresa no Conselho de Classe do RT, pois a escolha de produtos errados pode ser um perigo para a saúde dos colaboradores e para o meio ambiente. "A escolha do produto deve ser feita de forma técnica e muito criteriosa. Após o diagnóstico, em que será feito a identificação das características das pragas presentes, tipo de ambiente, avaliação dos riscos à segurança de pessoas e animais, é possível avaliar qual o melhor produto e a técnica de aplicação", explica Bocalini.

Ainda no contexto do controle da propagação de pragas, é crucial manter a discrição. A Rentokil, empresa multinacional que atua nesse setor há mais de 95 anos, afirma garantir que durante os processos de sua operação, as equipes agem de forma criteriosa e adotam condutas que visam justamente a proteção e a integridade da imagem das empresas e edificações. A Rentokil possui em seu quadro operacional, especialistas em controle de pragas para instalações comerciais e residenciais e adotam uma abordagem dupla, que segundo eles, prevê estratégias preventivas e responsivas, aumentando a eficácia dos processos por meio de um programa exclusivo, além da implantação de tecnologia recente e voltada para este fim.  


Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.

Líderes de audiência

Workplace

Refeições compartilhadas é indicador global de conexão e bem-estar

World Happiness Report 2025 reforça que conexões humanas, confiança e atos de cuidado têm impacto direto no bem-estar

Carreira

A falsa força dos “líderes fortes” e o que isso ensina sobre gestão, poder e resiliência

Stephen Kotkin destaca em seu artigo que a força não está em silenciar vozes, mas em criar sistemas capazes de aprender, evoluir e se reinventar

Operações

Compostagem acelerada ganha protagonismo como solução estratégica para resíduos orgânicos e eco...

Estudos internacionais apontam que tecnologias avançadas de compostagem podem transformar resíduos orgânicos em ativo ambiental

Sugestões da Redação

Mercado

Real Estate em 2026. O que orienta a escolha entre ocupar, adaptar ou investir?

Relatório da JLL mostra como a redução da oferta de novos empreendimentos valoriza ativos de alta qualidade no mercado imobiliário global

Mercado

Quando cultura, facilities e negócio falam a mesma língua na educação

Na edtech que quer chegar a 1 milhão de empregos até 2030, Facilities passou a ser protagonista da cultura e do crescimento.

Outside Work

Em 2026, sua casa terá um "CPF". Entenda o que é o Cadastro Imobiliário Brasileiro e como ele afe...

Um novo cadastro nacional vai reorganizar a forma como o Estado enxerga os imóveis no Brasil. A partir de 2026, essa mudança começa a impactar impostos, transações e a gestão patrimonial

Revista InfraFM

Azul por dentro da operação que faz o Brasil voar

Infraestrutura que trata o avião como cliente e formação que sustenta a excelência operacional da companhia aérea

Revista InfraFM

O futuro já começou. Quem vai gerenciá-lo?

Projetando a sociedade do futuro para as nossas vidas

Revista InfraFM

O engenheiro que também aprendeu a cuidar de prédios vivos

A arquitetura humana e tecnológica dos campi do Insper integra educação, convivência e networking