Fale com a nossa equipe e vamos garantir a sua participação
 

Nova executiva da Br Supply fala sobre liderança feminina e gestão sustentável

Adriana Pan assume diretoria comercial da empresa

Por Natalia Gonçalves

Nova executiva da Br Supply fala liderança feminina e gestão sustentável

A presença feminina em cargos de liderança tem crescido, mas ainda enfrenta desafios. Adriana Pan, economista de formação, trilhou uma carreira marcada pela busca por espaço e reconhecimento em um ambiente corporativo majoritariamente masculino. Com mais de 25 anos de mercado, ela assumiu a diretoria comercial da BrSupply em novembro do ano passado. 

Ela destaca que, ao longo dos anos, enfrentou desafios significativos. "Desde o início, precisei me destacar em um ambiente onde a credibilidade e os resultados precisavam falar mais alto", diz. Além disso, equilibrar carreira e vida pessoal exigiu disciplina e resiliência. Para ela, superar esses obstáculos foi essencial para construir uma liderança focada no desenvolvimento de pessoas e resultados sustentáveis.

De acordo com estudo do IPEA de 2023, a distribuição do tempo dedicado ao trabalho doméstico e aos cuidados ainda apresenta desigualdade de gênero. Em média, as mulheres dedicam 11 horas semanais a mais do que os homens a essas atividades não remuneradas. Essa diferença varia conforme fatores como a presença de crianças pequenas ou idosos no domicílio, a idade da mulher e o nível de escolaridade.

Adriana é cofundadora do grupo Mulheres em Facilities, criado para dar visibilidade e oportunidades às mulheres no setor de Facilities, Property e Corporate Real Estate. "Identificamos que, apesar de serem fundamentais para o mercado, muitas mulheres ainda não ocupavam posições estratégicas ou de liderança", afirma. O grupo promove eventos, mentorias e parcerias que buscam fortalecer a presença feminina no setor.

Para Adriana, um dos principais desafios das mulheres em posições de liderança é a credibilidade. "Muitas vezes, precisamos nos provar mais do que os homens para sermos reconhecidas", diz. Também menciona que o equilíbrio entre carreira e vida pessoal ainda é um obstáculo, pois há uma sobrecarga de responsabilidades. No entanto, acredita que a presença feminina no setor comercial tem aumentado.

No setor de suprimentos corporativos, Adriana assumiu a liderança comercial com uma abordagem voltada para eficiência operacional, redução de custos e excelência no atendimento. Segundo ela, o mercado enfrenta desafios como digitalização de processos, gestão eficiente de custos e busca por soluções sustentáveis. "As empresas precisam cada vez mais de parceiros estratégicos que ofereçam não apenas produtos, mas inteligência de gestão", explica.

Ela aconselha as mulheres que desejam crescer profissionalmente a investir em capacitação e networking. "As oportunidades aparecem para quem está preparada e disposta a enfrentá-las", ressalta. Além disso, destaca a importância de ter mentores e referências femininas como apoio na trajetória profissional.


Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.

Líderes de audiência

Workplace

Refeições compartilhadas é indicador global de conexão e bem-estar

World Happiness Report 2025 reforça que conexões humanas, confiança e atos de cuidado têm impacto direto no bem-estar

Carreira

A falsa força dos “líderes fortes” e o que isso ensina sobre gestão, poder e resiliência

Stephen Kotkin destaca em seu artigo que a força não está em silenciar vozes, mas em criar sistemas capazes de aprender, evoluir e se reinventar

Operações

Compostagem acelerada ganha protagonismo como solução estratégica para resíduos orgânicos e eco...

Estudos internacionais apontam que tecnologias avançadas de compostagem podem transformar resíduos orgânicos em ativo ambiental

Sugestões da Redação

Mercado

Real Estate em 2026. O que orienta a escolha entre ocupar, adaptar ou investir?

Relatório da JLL mostra como a redução da oferta de novos empreendimentos valoriza ativos de alta qualidade no mercado imobiliário global

Mercado

Quando cultura, facilities e negócio falam a mesma língua na educação

Na edtech que quer chegar a 1 milhão de empregos até 2030, Facilities passou a ser protagonista da cultura e do crescimento.

Outside Work

Em 2026, sua casa terá um "CPF". Entenda o que é o Cadastro Imobiliário Brasileiro e como ele afe...

Um novo cadastro nacional vai reorganizar a forma como o Estado enxerga os imóveis no Brasil. A partir de 2026, essa mudança começa a impactar impostos, transações e a gestão patrimonial

Revista InfraFM

Azul por dentro da operação que faz o Brasil voar

Infraestrutura que trata o avião como cliente e formação que sustenta a excelência operacional da companhia aérea

Revista InfraFM

O futuro já começou. Quem vai gerenciá-lo?

Projetando a sociedade do futuro para as nossas vidas

Revista InfraFM

O engenheiro que também aprendeu a cuidar de prédios vivos

A arquitetura humana e tecnológica dos campi do Insper integra educação, convivência e networking