TELELOK
 

São Paulo faz 470 anos e reconhece o valor de FM

A cidade que nunca para e papel dos gestores que a mantêm em movimento

Por Redação

São Paulo faz 470 anos e reconhece o valor de FM

Foto: Canva.com/ Erich Sacco


No dia 25 de janeiro, São Paulo comemora mais um ano de existência. A cidade que começou como um pequeno povoado jesuíta em 1554 tornou-se um dos maiores centros urbanos do mundo, pulsando com inovação, diversidade e um ritmo frenético que não dá trégua. Mas por trás dos arranha-céus, das avenidas movimentadas e dos centros empresariais que fazem a economia girar, há um time de profissionais que garantem que tudo funcione com precisão: os Facilities Managers – os verdadeiros prefeitos das edificações paulistanas.

Gerenciar uma edificação corporativa, hospitalar, industrial ou comercial em São Paulo é uma tarefa que vai muito além da manutenção e da operação diária. Os gestores de facilities lidam com desafios que refletem a própria dinâmica da metrópole: mobilidade, segurança, sustentabilidade, eficiência energética e inovação. Se a cidade tem mais de 15 mil prédios comerciais e é lar de centenas de indústrias, hospitais e shoppings, são esses profissionais que garantem que esses espaços sejam funcionais, seguros e sustentáveis para milhões de pessoas que circulam por eles todos os dias.

“Administrar um edifício em São Paulo é quase como gerenciar uma cidade dentro da cidade. Temos que garantir o funcionamento dos serviços essenciais, minimizar impactos ambientais e buscar constantemente inovação para otimizar custos e eficiência”, afirma Léa Lobo, head de conteúdo da InfraFM.

Se São Paulo enfrenta desafios de trânsito, abastecimento de água, gestão de resíduos e consumo energético, o mesmo acontece dentro de seus edifícios. Os Facilities Managers precisam equilibrar a crescente demanda por eficiência com a necessidade de sustentabilidade, implementando soluções inovadoras para otimizar recursos e reduzir impactos ambientais.

Além disso, a transformação digital vem impulsionando novas práticas no setor. Prédios inteligentes, uso de IoT (Internet das Coisas), automação e ferramentas de monitoramento remoto já fazem parte do dia a dia dos gestores que comandam a infraestrutura da cidade. Todos trabalhando em direção a smart cities.

A busca por um modelo mais sustentável e resiliente é um dos grandes desafios para São Paulo e, consequentemente, para seus edifícios. Empresas que operam na cidade estão adotando iniciativas como captação de água da chuva, energia solar, iluminação eficiente e gestão de resíduos, contribuindo para que a metrópole se torne mais verde e preparada para o futuro.

“O conceito de smart buildings e facilities sustentáveis já é uma realidade. Precisamos pensar em como nossas edificações podem consumir menos, gerar menos impacto ambiental e oferecer mais conforto para os ocupantes. Isso não é apenas uma tendência, mas uma necessidade para uma cidade como São Paulo”, destaca Léa Lobo.

No aniversário de São Paulo, celebramos não apenas sua grandeza, mas também o trabalho dos gestores que garantem que a cidade funcione de forma eficiente e sustentável, cada um “limpando suas calçadas”. São eles que, nos bastidores, enfrentam desafios diários para manter os prédios operando, garantindo que empresas, hospitais, shoppings e indústrias continuem girando e oferecendo qualidade de vida para milhões de paulistanos.

Parabéns, São Paulo! E parabéns aos Facilities Managers, que fazem dessa cidade um organismo vivo e em constante evolução. Afinal, administrar um prédio aqui é quase como ser prefeito de um pequeno pedaço dessa metrópole pulsante.


Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


MILLICARE

Mais lidas da semana

Carreira

Será que falta só mão de obra? Ou será que falta gente que cuida de gente?

Uma gestão que vai muito além da manutenção, ela começa com empatia e respeito a equipe dos bastidores

Mercado

Temon Serviços aposta em IA e bônus por assiduidade para engajar colaboradores

Líder na manutenção dos maiores edifícios comerciais do país, empresa amplia investimento em Recursos Humanos e se alinha às transformações do setor

Carreira

Saúde mental entra no radar das fiscalizações trabalhistas

Em 2024, o Brasil ultrapassou 470 mil afastamentos por transtornos mentais

Operações

A importância da coleta seletiva em ambientes corporativos

Coleta seletiva se torna critério decisivo em contratos de limpeza corporativa e exige soluções práticas, padronizadas e economicamente viáveis

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Por que o esg da Globo deveria estar no seu radar?

O Relatório ESG 2024 da Globo destaca avanços na agenda ambiental da empresa.

Revista InfraFM

Infraestrutura sob controle e os bastidores do Facility Management na cart

Por dentro da operação que garante eficiência, segurança e sustentabilidade em mais de 400 km de rodovias

Revista InfraFM

Prédio limpo, negócio forte!

Como a opinião do cliente final está moldando o futuro da limpeza profissional

Revista InfraFM

Infraestrutura Hospitalar como Pilar de Excelência

Como a gestão estratégica de Engenharia, Real Estate e Facilities contribui para consolidar o Hospital Israelita Albert Einstein como referência mundial

Operações

Monitoramento em tempo real otimiza produção em 18% na Visteon Amazonas

Ricardo Tanko Vasconcellos, Quality Manager da multinacional, fala sobre importância da sinergia entre áreas para um processo contínuo de melhorias.

Operações

Retrofit gera mais de R$3 milhões de economia para operação de shopping

Gerente de operações do Shopping Praça da Moça e coordenador de Operações do Grupo AD falam sobre desafios e resultados das implementações.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP