Da operação à alta complexidade: 24 anos de Facility Management

Meire Costa inicia uma nova etapa na M2A Engenharia

Por Natalia Gonçalves

Da operação à alta complexidade: 24 anos de Facility Management

Com 24 anos de atuação no mercado de Facility Management (FM), Meire Costa construiu uma trajetória sólida, liderando operações e projetos de alta complexidade. Atualmente, inicia uma nova etapa na M2A Engenharia, assumindo a liderança da área de novos negócios.

Meire começou no mercado de FM em uma empresa de pequeno porte, organizando e implementando a área de serviços. Depois, passou a integrar uma companhia global no segmento de gerenciamento de propriedades, desenvolvendo competências que a levaram a ocupar posições estratégicas. “Esse percurso foi marcado por um ambiente dinâmico, propício ao aprendizado e ao desenvolvimento profissional”, comenta.

No início da carreira, o mercado era focado na gestão operacional dos serviços, como se lembra Meire.  Atualmente, o FM ocupa uma posição estratégica, integrada aos objetivos organizacionais e práticas alinhadas às metas ESG (Ambiental, Social e Governança), à aplicação de tecnologias como IoT, automação e à sistemas de gestão inteligentes baseados em dados para suportar a tomada de decisões.

A trajetória de Meire inclui projetos de grande impacto. Na Cushman & Wakefield, liderou junto ao cliente a implementação de nova premissa de gestão decorrente da aquisição de ativos financeiros. Neste processo a integração dos serviços estava alinhada aos requisitos para as certificações ISO 14001 (Sistema de Gestão Ambiental) e Selo LEED (Leadership in Energy and Environmental Design), garantindo eficiência operacional e assegurando a certificação.  Também participou de um projeto no setor de cosméticos, organizando espaços sensoriais que combinavam bem-estar, experiência da marca, treinamento e relacionamento.

Outro projeto relevante foi a implantação de mini-malls em um complexo corporativo, com serviços como academia, lavanderia, cafeterias, restaurante, entre outros. A iniciativa enfrentou desafios como prazos de entregas, inspeções técnicas, treinamentos até a implantação e obtenção de certificações em curto prazo, assegurando uma operação eficiente.

Na JLL, onde trabalhou por mais de oito anos, foi responsável pela gestão de prédios administrativos de uma grande organização, integrando estratégias de inovação e melhoria contínua, com foco na experiência dos usuários, na performance operacional e em resultados positivos para a organização.

Na M2A Engenharia, Meire lidera a área de novos negócios, contribuindo para o crescimento da empresa no mercado de Facilities. Assim, a profissional busca aplicar experiência adquirida no setor para estabelecer parcerias e atender às demandas do mercado. “Com visão clara das necessidades de Facility Management, quero contribuir para ampliar a atuação da empresa”, afirma.


Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca

Mais lidas da semana

Mercado

Newset quer jogar luz sobre a "caixinha preta" da climatização corporativa

Educar para transformar a contratação de serviços de manutenção em ar-condicionado

Workplace

Swile reposiciona escritório com base em estudo de geolocalização

Empresa usou dados de deslocamento da equipe para escolher novo endereço e transformar escritório em ferramenta de bem-estar e engajamento

Operações

Em 2025, a linguagem que você precisa falar é a do ESG

Entender o vocabulário ESG não é mais diferencial, é necessidade estratégica.

Mercado

PodeSubir é um startup que transformou o “pode subir” em experiência digital

Com crachás digitais, reconhecimento facial e independência de hardware

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Por que o esg da Globo deveria estar no seu radar?

O Relatório ESG 2024 da Globo destaca avanços na agenda ambiental da empresa.

Revista InfraFM

Infraestrutura sob controle e os bastidores do Facility Management na cart

Por dentro da operação que garante eficiência, segurança e sustentabilidade em mais de 400 km de rodovias

Revista InfraFM

Prédio limpo, negócio forte!

Como a opinião do cliente final está moldando o futuro da limpeza profissional

Revista InfraFM

Infraestrutura Hospitalar como Pilar de Excelência

Como a gestão estratégica de Engenharia, Real Estate e Facilities contribui para consolidar o Hospital Israelita Albert Einstein como referência mundial

Operações

Monitoramento em tempo real otimiza produção em 18% na Visteon Amazonas

Ricardo Tanko Vasconcellos, Quality Manager da multinacional, fala sobre importância da sinergia entre áreas para um processo contínuo de melhorias.

Operações

Retrofit gera mais de R$3 milhões de economia para operação de shopping

Gerente de operações do Shopping Praça da Moça e coordenador de Operações do Grupo AD falam sobre desafios e resultados das implementações.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP