TELELOK
 

Jornada de 4 dias: nível de felicidade dos colaboradores aumentou em 43%

Com redução da semana, Vockan é a primeira empresa brasileira a se vincular à instituição 4 Day Week.

Por Vockan

O modelo de trabalhar quatro dias por semana, tendo a oportunidade de manter salário e benefícios, tem sido discutido globalmente e tem se tornado um exemplo de flexibilidade. A possibilidade de ter mais dias de descanso tem atraído o desejo dos colaboradores que buscam maior equilíbrio entre vida profissional e pessoal. Antenada com esse movimento, a Vockan implantou esse novo modelo e já colhe bons resultados. De acordo com pesquisa realizada com os colaboradores participantes do projeto, o aumento geral da satisfação - que engloba gestão do tempo, saúde física e mental, realização de tarefas pessoais, entre outras - foi de 54%, antes do projeto piloto, para 70%. Com relação à percepção sobre a qualidade de vida, cresceu de 57% para 86%.  

O programa teve início em novembro do ano passado com a área de suporte, que presta atendimento aos clientes no Brasil e fora do país, além de dar apoio para toda a rede de consultores da empresa, representando 50% da equipe administrativa da companhia. O estudo ainda mostra que o índice sobre o nível de felicidade dos colaboradores aumentou em 43%, enquanto o de produtividade em 23%.

O projeto da semana de 4 dias nasceu a partir do desejo da liderança da Vockan, que implementou, desenvolveu e criou suas próprias metodologias. Para Fabrício Oliveira, CEO da empresa, o novo regime de trabalho foi tão bem-sucedido que o programa deve ser expandido até o final do ano para outras áreas. "A produtividade permaneceu alta com um aumento no bem-estar da equipe, foco do trabalho e comprometimento, mantendo o alto nível de entregas para os clientes", analisa o executivo. "Os funcionários relataram uma variedade de benefícios relacionados à qualidade de vida, níveis de estresse, vida pessoal e saúde mental", complementa. 

Jornada de trabalho de 4 dias: nível de felicidade dos colaboradores aumentou em 43%

Após a implantação da jornada de 4 dias de trabalho, a Vockan se filiou à 4 Day Week Global, organização sem fins lucrativos, sediada na Nova Zelândia. Assim, passou a ser a primeira empresa brasileira a se vincular à instituição global, que busca, principalmente, novas formas de trabalho, sem alterações de salário e benefícios. A primeira ação da Vockan junto a esta comunidade internacional acontece em abril, acompanhando a experiência de planejamento e implementação junto às empresas portuguesas que acabaram de iniciar o teste piloto.

Para Oliveira, essa filiação diz muito sobre o mindset da empresa e posicionamento sobre o futuro do trabalho. "Somos uma companhia jovem, recém-lançada no mercado, mas com vasta experiência no segmento de tecnologia. Por isso, sabemos da importância de um ambiente corporativo que prioriza a flexibilidade e valoriza o equilíbrio entre vida pessoal e profissional", enfatiza. Com o novo programa, o foco da empresa também está na retenção de talentos e atração de novos profissionais.

O sistema de trabalho na Vockan é híbrido, sendo recomendável um dia na semana no formato presencial para integração dos times. Para a equipe de suporte que já aderiu à semana de quatro dias, os finais de semana podem ser prolongados, podendo escolher entre a sexta-feira ou a segunda-feira como dia de descanso.  


Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.
Acertos no Workplace Satisfaction

3 grandes acertos quando falamos de workplace satisfaction, a exemplo de como avalia-se os app dando uma nota para o atendimento.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


MILLICARE

Mais lidas da semana

Operações

Como transformar ciência em confiança para Facilities

Tecnologia, laudos, relatórios e método exclusivo: conheça a tecnologia e solução em higienização de superfícies têxteis que faz da MilliCare a parceira estratégica para líderes em Facilities

Carreira

Tecnologia, humanização e estratégia

Como Sonia Keiko está transformando o modelo de manutenção predial no Brasil

Carreira

Será que falta só mão de obra? Ou será que falta gente que cuida de gente?

Uma gestão que vai muito além da manutenção, ela começa com empatia e respeito a equipe dos bastidores

Mercado

Temon Serviços aposta em IA e bônus por assiduidade para engajar colaboradores

Líder na manutenção dos maiores edifícios comerciais do país, empresa amplia investimento em Recursos Humanos e se alinha às transformações do setor

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Por que o esg da Globo deveria estar no seu radar?

O Relatório ESG 2024 da Globo destaca avanços na agenda ambiental da empresa.

Revista InfraFM

Infraestrutura sob controle e os bastidores do Facility Management na cart

Por dentro da operação que garante eficiência, segurança e sustentabilidade em mais de 400 km de rodovias

Revista InfraFM

Prédio limpo, negócio forte!

Como a opinião do cliente final está moldando o futuro da limpeza profissional

Revista InfraFM

Infraestrutura Hospitalar como Pilar de Excelência

Como a gestão estratégica de Engenharia, Real Estate e Facilities contribui para consolidar o Hospital Israelita Albert Einstein como referência mundial

Operações

Monitoramento em tempo real otimiza produção em 18% na Visteon Amazonas

Ricardo Tanko Vasconcellos, Quality Manager da multinacional, fala sobre importância da sinergia entre áreas para um processo contínuo de melhorias.

Operações

Retrofit gera mais de R$3 milhões de economia para operação de shopping

Gerente de operações do Shopping Praça da Moça e coordenador de Operações do Grupo AD falam sobre desafios e resultados das implementações.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP