Fale com a nossa equipe e vamos garantir a sua participação
 

Burnout: essa conversa não pode ficar para depois

Saiba como estabelecer uma relação saudável com o trabalho e prevenir a síndrome do esgotamento profissional.

Burnout: essa conversa não pode ficar para depois

Foto: Canva.com/ wutzkoh

No cotidiano das empresas, com tarefas e metas a cumprir, é possível esquecer o propósito das atividades realizadas. E, mais grave, quando somado o acúmulo de funções a um ambiente de trabalho estressante, o cansaço e a insatisfação são uma consequência comum. A síndrome de burnout ou síndrome do esgotamento profissional é um distúrbio emocional associado ao excesso de trabalho e, infelizmente, tornou-se cada vez mais recorrente nas corporações. 

De acordo a pesquisa do Future Forum, 42% das pessoas que trabalham em escritórios sentem-se esgotadas no trabalho. Os principais fatores do mal-estar, segundo o estudo, são a incerteza econômica, o medo de cortes de empregos e a crescente pressão para retornar ao trabalho 100% presencial após a pandemia.

Com sintomas que vão desde dor de cabeça frequente à problemas gastrointestinais, o burnout pode resultar em estado de depressão profunda. O tratamento dessa síndrome é feito, principalmente, com psicoterapia e o diagnóstico realizado por psiquiatras e psicólogos.


Condutas para prevenção

Dentre as principais formas de prevenir a síndrome de esgotamento profissional estão: realizar atividades físicas regulares, descansar adequadamente e conciliar trabalho, lazer, família e vida social.

Com o foco em restaurar o equilíbrio mental, considerando fatores que dão sentido à vida, a psicologia positiva também pode ser uma aliada no combate ao distúrbio. Para Carlos Aldan de Araújo, CEO e Fundador do Grupo Kronberg, os principais avanços em prevenção ao Burnout ocorrem "quando o foco está no desenvolvimento sistemático de competências". 

Tendo como principal propósito de vida ser um agente de mudança positiva para pessoas e organizações, Carlos é um dos principais palestrantes do Congresso InfraFM. No primeiro dia de evento, 4 de maio, ele abre a discussão sobre burnout e uma trajetória saudável no mercado de trabalho.


Participe do Congresso InfraFM 2023

PARTICIPE DO CONGRESSO INFRAFM 2023
Onde >>  Pavilhão Azul do Expo Center Norte, Auditório Principal
Quando >> 4 e 5 de maio
Como participar >>
CLIQUE AQUI



Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.
Novos projetos e entregas sustentáveis

Entregas de novos espaços da Agibank, Portobello Shop, Huawei e a recertificação do Centro de Pesquisa e Inovação da LOréal e Pinacoteca.

InfraFM Talks | É possível sentir-se em casa, no trabalho?

O ambiente corporativo está em constante transformação e espaços flexíveis, boa acústica, investimento em tecnologia são características essenciais para o trabalho. Conheça o conceito de Casa de Trabalho, apresentado pelo CEO da SpacePlan, Marcos Saade.

Líderes de audiência

Workplace

Refeições compartilhadas é indicador global de conexão e bem-estar

World Happiness Report 2025 reforça que conexões humanas, confiança e atos de cuidado têm impacto direto no bem-estar

Carreira

A falsa força dos “líderes fortes” e o que isso ensina sobre gestão, poder e resiliência

Stephen Kotkin destaca em seu artigo que a força não está em silenciar vozes, mas em criar sistemas capazes de aprender, evoluir e se reinventar

Operações

Compostagem acelerada ganha protagonismo como solução estratégica para resíduos orgânicos e eco...

Estudos internacionais apontam que tecnologias avançadas de compostagem podem transformar resíduos orgânicos em ativo ambiental

Sugestões da Redação

Mercado

Real Estate em 2026. O que orienta a escolha entre ocupar, adaptar ou investir?

Relatório da JLL mostra como a redução da oferta de novos empreendimentos valoriza ativos de alta qualidade no mercado imobiliário global

Mercado

Quando cultura, facilities e negócio falam a mesma língua na educação

Na edtech que quer chegar a 1 milhão de empregos até 2030, Facilities passou a ser protagonista da cultura e do crescimento.

Outside Work

Em 2026, sua casa terá um "CPF". Entenda o que é o Cadastro Imobiliário Brasileiro e como ele afe...

Um novo cadastro nacional vai reorganizar a forma como o Estado enxerga os imóveis no Brasil. A partir de 2026, essa mudança começa a impactar impostos, transações e a gestão patrimonial

Revista InfraFM

Azul por dentro da operação que faz o Brasil voar

Infraestrutura que trata o avião como cliente e formação que sustenta a excelência operacional da companhia aérea

Revista InfraFM

O futuro já começou. Quem vai gerenciá-lo?

Projetando a sociedade do futuro para as nossas vidas

Revista InfraFM

O engenheiro que também aprendeu a cuidar de prédios vivos

A arquitetura humana e tecnológica dos campi do Insper integra educação, convivência e networking