Fale com a nossa equipe e vamos garantir a sua participação
 

Para dominar Hard e Soft Facilities Management é fundamental "ser camaleão"

Desde o início da trajetória como Facility Manager, novo Facility Coordinator da Puratos contou com a habilidade de adaptar-se a diferentes cenários.

Para dominar Hard e Soft Facilities Management é fundamental "ser camaleão"

Como o conhecimento em relações internacionais (RI) pode ajudar na atuação como Facility Manager? Essa é a pergunta mais escutada por Leonardo Mazarão, Facility Coordinator da Puratos. Ele entrou na área de FM de "gaiato", como costuma brincar, durante a graduação em RI, há oito anos. "Como a vida do jovem universitário brasileiro não é fácil, a busca por uma vaga no mercado estava muito difícil e desanimadora, uma vez que eu tinha pouquíssima experiência profissional na época. Foi quando surgiu uma oportunidade como auxiliar administrativo na Verzani & Sandrini", lembra.

A surpresa que se transformou em outro caminho profissional

O trabalho, segundo Mazarão, era simples. No entanto, de cuidar da documentação dos funcionários da operação e auxiliar o supervisor nas demandas do dia a dia, ele foi atuar em um dos clientes da empresa duas semanas depois. No início, seria apenas para cobrir uma funcionária, analista de Facilities, que havia se demitido, mas foi surpreendido com a licença maternidade de outra FM. 

"O tempo era o principal inimigo, pois eu assumia essa função sem nunca ter ouvido falar sobre Facilities e tendo pouco mais de um mês para aprender. Fui extremamente honesto, tanto com a analista quanto com a gerente da área na época, sinalizando que eu desconhecia essa área e seu propósito", comenta. Apesar do começo atípico, Leonardo apaixonou-se pela área.

Cinco anos depois, viveu o maior aprendizado profissional. Em 2019, foi contratado para atuar como analista de Facilities para eventos internos na Operação Mercado Livre, mas devido a pandemia e a restrição de eventos, ficou responsável por conduzir compras para a área de Facilities, com o intuito de apoiar a demanda do cliente na contratação de serviços e compra de materiais.

Dois anos depois, durante a flexibilização da pandemia, realizou a reabertura dos escritórios da empresa com o prazo de 20 dias corridos. Para Mazarão, essas vivências evidenciaram a necessidade de adaptação do profissional de FM mediante os desafios e as necessidades da companhia.

Diversidade acadêmica em FM é tabu?

A preferência do mercado de FM por profissionais com formação em engenharia, arquitetura e administração não desmotivou Mazarão a seguir com o sonho de concluir a formação em relações internacionais: "Tive o prazer de conhecer Facility Managers fantásticos que haviam cursado áreas diversas, como biologia, história, relações internacionais e marketing", conta.

Para Leonardo, ainda existe um grande tabu quanto a diversidade acadêmica na área de FM. Contudo, ele entende que é uma área rica, com profissionais de diversos perfis e adaptáveis as diferentes necessidades de cada operação do mercado.

"FM possui uma capacidade única de lidar com as mais diversas situações do dia a dia dentro das nossas famosas células de Hard e Soft Services, por isso acredito que uma habilidade fundamental seja ser uma espécie de 'camaleão' e saber transitar entre essas duas células, sem esquecer de uma em detrimento da outra", afirma.

Apesar de nunca ter ouvido falar da área de Facility Management durante a formação, Leonardo sonha com o dia em que o cargo de Gestor de Facilities será apresentado aos jovens nas escolas, através de testes vocacionais e de palestras: "quantos novos talentos poderão ser atraídos para o nosso mercado?". Para ele, essa possibilidade pode ser vislumbrada após o reconhecimento da categoria pela CBO, que abre portas para o futuro dos jovens na área.

Nova oportunidade e expectativas

No começo de setembro, Leonardo iniciou como Facility Coordinator na Puratos, oportunidade encontrada via LinkedIn. No momento, a maior expectativa do profissional é apoiar as necessidades da companhia como um todo. "Creio que a maior meta seja estruturar e direcionar a área de FM na empresa com base nos princípios da inovação, sanabilidade e sustentabilidade, assim como, buscar aperfeiçoar a experiência do cliente interno e externo com a Magia Puratos!", afirma.


Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca

Mais lidas da semana

Mercado

Secovi-SP celebra 31 anos do Prêmio Máster Imobiliário com homenagens e grandes cases

Prêmio Máster Imobiliário 2025 celebra inovação, legado e impacto, consolidando tendências que redefinem o mercado de construção e gestão

Workplace

Móveis por assinatura transformam a gestão corporativa

Móveis por assinatura ganham espaço no Brasil e oferecem flexibilidade, sustentabilidade e ganhos financeiros para empresas e Facilities

Operações

Como Fracttal ajudou a UMOE Bioenergy a economizar R$ 600 mil em manutenção industrial

Uso de IoT e inteligência artificial reduziu 850 horas de paradas e mudou a cultura de manutenção, trazendo ganhos de eficiência, segurança e sustentabilidade para a operação

Mercado

Neowrk lança neo.AI, solução inédita para gestão inteligente de espaços corporativos

Novo recurso com inteligência artificial simplifica a tomada de decisão para Facility Managers, transformando dados complexos em respostas rápidas e estratégicas

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Case Lenovo

A jornada da Lenovo que une inovação, pessoas e infraestrutura integram laboratórios que dialogam com a ONU, robôs guiados por digital twins e equipes de Facilities que sustentam 31 mil m² de operação contínua

Revista InfraFM

Como a Telelok ajudou a cop-30 acontecer na Amazônia

Sob a liderança de Nelson Domingues, a empresa expandiu seu papel histórico em eventos globais e assumiu responsabilidades estratégicas na COP-30, construindo um hotel em tempo recorde e coordenando parte da infraestrutura que transformou Belém para receber líderes de todo o mundo

Revista InfraFM

O engenheiro que também aprendeu a cuidar de prédios vivos

A arquitetura humana e tecnológica dos campi do Insper integra educação, convivência e networking

Revista InfraFM

Como hotelaria hospitalar sustenta excelência do cuidado

Um retrato da área de hotelaria hospitalar que sustenta a excelência em saúde