Fale com a nossa equipe e vamos garantir a sua participação
 

Lançamento do elevador Schindler 6000 e inauguração do centro de P&D

Ambos trazem foco em conectividade e experiência do usuário

Por Léa Lobo

Lançamento do elevador Schindler 6000 e inauguração do centro de P&D

Foto: Divulgação

A Atlas Schindler reuniu arquitetos, consultores, especialistas do setor imobiliário e jornalistas especializados para apresentar oficialmente sua nova linha de elevadores premium para edifícios de até 50 andares: o Schindler 6000. Mais do que um equipamento de transporte vertical, o novo modelo foi pensado como uma experiência integrada de mobilidade, design e inteligência digital, um verdadeiro salto tecnológico e sensorial.

O evento também celebrou um marco importante para a companhia: a inauguração oficial do novo Centro de Pesquisa e Desenvolvimento da Schindler, em Londrina (PR). Segundo Humberto Ebram; Diretor de Pesquisa e Desenvolvimento, trata-se da unidade de P&D mais moderna da companhia no mundo, com mais de 60 engenheiros dedicados à inovação, incluindo mestres e doutores brasileiros que desenvolvem soluções para o mercado global.

O Schindler 6000 traz uma proposta ousada: unir performance, estética e conectividade em uma solução sob medida para prédios sofisticados e multiuso. “A linha permite acabamentos personalizados, com uso de mármores, vidros serigrafados, iluminação indireta e botoeiras com design arrojado. Mas o diferencial vai além da aparência”, destaca Sérgio Wriedt, Diretor de Novas Instalações e Modernização.

“O novo elevador dialoga com o usuário moderno. Ele integra Bluetooth, QR Code, comandos por voz e ajustes dinâmicos de tempo de porta, inclusive pensando na acessibilidade. A ideia é que o elevador perceba o usuário e se adapte a ele”, explicou Wriedt.

A tecnologia embutida permite que o síndico ou gestor predial tenha total controle das funcionalidades via aplicativo — desde agendar um horário de mudança a enviar avisos sobre interdições na garagem. “Esse nível de inteligência muda o patamar de interação do usuário com o elevador”, complementou Ebram.

Mais do que subir e descer, uma experiência e gestão conectada

Durante o evento, os participantes conheceram também o ActionBoard, uma plataforma digital que centraliza a gestão de elevadores conectados. Gestores de facilities e síndicos podem acompanhar remotamente a disponibilidade dos equipamentos, abertura de chamados, alertas de manutenção e estatísticas em tempo real — tudo acessível via app ou navegador.

Além disso, os elevadores saem de fábrica com o sistema Schindler Ahead, que coleta dados operacionais 24/7 e pode até corrigir falhas remotamente. “Mais da metade das falhas recentes em elevadores foram solucionadas automaticamente, sem envio de técnico ao local. Isso aumenta a disponibilidade, reduz deslocamentos e ainda é mais sustentável”, destacou Sérgio Wriedt.

Metacore: retrofit inteligente para prédios que mudam de vocação

Outra inovação apresentada foi o Metacore, sistema de inteligência artificial voltado a prédios em retrofit ou com uso misto. Ele otimiza o tráfego vertical com base em padrões de ocupação e perfis de usuários, respeitando restrições físicas de edifícios existentes. “É um passo essencial para cidades que se transformam. Nem todo prédio precisa de mais elevadores. Às vezes, precisa de mais inteligência”, afirmou Sérgio Wriedt, diretor de novas instalações e modernização.

Pesquisa, inovação e orgulho nacional

Os executivos também ressaltaram o papel estratégico do novo centro de P&D de Londrina. A estrutura foi oficialmente inaugurada no dia anterior, com a presença do presidente da Atlas Schindler no Brasil, Flávio Silva, e executivos globais. A unidade concentra laboratórios de engenharia mecânica e elétrica, com tecnologia de ponta para testar segurança, eficiência energética e novos materiais.

“É um orgulho dizer que o Brasil está entre os cinco países com centro global de desenvolvimento Schindler. Estamos criando tecnologia local com aplicação mundial”, comemorou Ebram.

Para o presidente da Atlas Schindler, Flavio Silva, o novo modelo é um marco em inovação, qualidade e sofisticação para o transporte vertical. “Estamos confiantes de que este equipamento não apenas atenderá às expectativas dos clientes mais exigentes, mas estabelecerá um novo padrão de excelência no setor. A tecnologia de ponta e design sofisticado do Schindler 6000 redefinirão a experiência de mobilidade vertical, proporcionando viagens com alto nível de conforto e personalização”, finaliza o executivo. 

Na visão da InfraFM, no mundo do Facility Management, subir é inevitável — mas subir com inteligência, estilo e conectividade é uma escolha. E parece que a Atlas Schindler acaba de redefinir esse padrão.


Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.

Líderes de audiência

Workplace

Refeições compartilhadas é indicador global de conexão e bem-estar

World Happiness Report 2025 reforça que conexões humanas, confiança e atos de cuidado têm impacto direto no bem-estar

Carreira

A falsa força dos “líderes fortes” e o que isso ensina sobre gestão, poder e resiliência

Stephen Kotkin destaca em seu artigo que a força não está em silenciar vozes, mas em criar sistemas capazes de aprender, evoluir e se reinventar

Operações

Compostagem acelerada ganha protagonismo como solução estratégica para resíduos orgânicos e eco...

Estudos internacionais apontam que tecnologias avançadas de compostagem podem transformar resíduos orgânicos em ativo ambiental

Sugestões da Redação

Mercado

Real Estate em 2026. O que orienta a escolha entre ocupar, adaptar ou investir?

Relatório da JLL mostra como a redução da oferta de novos empreendimentos valoriza ativos de alta qualidade no mercado imobiliário global

Mercado

Quando cultura, facilities e negócio falam a mesma língua na educação

Na edtech que quer chegar a 1 milhão de empregos até 2030, Facilities passou a ser protagonista da cultura e do crescimento.

Outside Work

Em 2026, sua casa terá um "CPF". Entenda o que é o Cadastro Imobiliário Brasileiro e como ele afe...

Um novo cadastro nacional vai reorganizar a forma como o Estado enxerga os imóveis no Brasil. A partir de 2026, essa mudança começa a impactar impostos, transações e a gestão patrimonial

Revista InfraFM

Azul por dentro da operação que faz o Brasil voar

Infraestrutura que trata o avião como cliente e formação que sustenta a excelência operacional da companhia aérea

Revista InfraFM

O futuro já começou. Quem vai gerenciá-lo?

Projetando a sociedade do futuro para as nossas vidas

Revista InfraFM

O engenheiro que também aprendeu a cuidar de prédios vivos

A arquitetura humana e tecnológica dos campi do Insper integra educação, convivência e networking